Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), doutorado em Ginecologia, Obstet...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Amenorreia?
A amenorreia é a ausência de menstruação em mulheres em idade fértil. A menstruação normalmente não acontece antes da puberdade, durante a gravidez e após a menopausa. Para outras situações, a amenorreia pode ser o sintoma de uma condição médica tratável, como estresse e ansiedade. Mulheres que perderam pelo menos três ciclos menstruais consecutivos apresentam amenorreia, assim como as meninas que não iniciaram a menstruação até os 15 anos.
O ciclo menstrual dura de 25 a 35 dias em média, e tende a ser mais desregulado nos primeiros dois anos de menstruação, tempo normal para a periodização do ciclo menstrual. No entanto, muitas mulheres já experimentaram pequenos atrasos ou até mesmo mudanças constantes de ciclo — o que deve ser investigado por um especialista.
Causas
A amenorreia pode ser causada por diversos fatores, sendo os mais comuns a gravidez, a amamentação e a menopausa. Contudo, o uso de pílulas e de outros métodos anticoncepcionais, como contraceptivos injetáveis, implantados ou DIU, além de antidepressivos e antipsicóticos, também pode provocar amenorreia.
Outros fatores que podem causar a ausência de menstruação incluem:
- Excesso de atividade física
- Dietas muito restritivas e baixo peso
- Estresse e ansiedade
- Obesidade
- Depressão
- Sono insuficiente
- Desequilíbrio hormonal provocados por problemas como síndrome dos ovários policísticos, distúrbios da tireoide, tumor na hipófise e menopausa prematura
- Problemas com os órgãos sexuais, como cicatriz uterina e síndrome de Asherman, ausência de órgãos reprodutivos e anormalidade estrutural da vagina
Tipos
Os tipos de amenorreia incluem:
- Amenorreia primária: acontece quando a mulher chegou aos 15 ou 16 anos e ainda não teve sua primeira menstruação
- Amenorreia secundária: é definida como a ausência de menstruação em pessoas que têm ciclos normais e param de menstruar mensalmente por três ciclos ou mais
Sinais
Sintomas de amenorreia
O principal sintoma de amenorreia é a ausência de períodos menstruais. Mas, dependendo da causa da amenorreia, você pode experimentar outros sintomas, tais como:
- Secreção láctea pelo mamilo
- Queda de cabelo
- Dor de cabeça
- Alterações na visão
- Excesso de pelos faciais
- Dor pélvica
- Acne
Diagnóstico
O diagnóstico de amenorreia é feito a partir de um exame físico e do histórico médico do paciente. Além de um teste de gravidez, é necessária a realização de alguns exames de sangue, como:
- Estradiol
- FSH
- LH
- Prolactina
- TSH
- T3 e T4
Outros exames que podem ser feitos incluem:
- 17 hidroxiprogesterona
- Análise dos cromossomos
- Tomografia computadorizada
- Ressonância magnética do cérebro
- Ultrassonografia pélvica
- Progesterona sérica
Buscando ajuda médica
Marque uma consulta médica se você perdeu pelo menos três ciclos menstruais seguidos ou se você nunca teve um período menstrual até os 15 anos ou mais.
Especialistas que podem diagnosticar amenorreia são:
- Ginecologista e Obstetra
- Endocrinologista
Tratamento
O tratamento de amenorreia depende da causa da ausência de menstruação. Confira os principais métodos para tratar o problema:
- Amenorreia primária causada por defeitos congênitos: pode exigir o uso de medicamentos (hormônios), cirurgia ou ambos
- Amenorreia causada por um tumor no cérebro: pode ser feita quimioterapia, radioterapia ou cirurgia para retirada no tecido canceroso
- Amenorreia causada por uma doença sistêmica: o tratamento de doenças sistêmicas, como distúrbios da tireoide, provavelmente fará com que os períodos menstruais voltem
- Amenorreia causada pelo baixo peso ou pelo excesso de exercícios: a menstruação retorna quando a pessoa cessa a atividade ou recupera parte do peso perdido
Nas situações em que a amenorreia não pode ser corrigida, medicamentos podem, por vezes, criar uma situação parecida com a menstruação. Converse com seu médico ou médica para saber se essa é uma opção para você, caso queira.
Medicamentos
A amenorreia pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de amenorreia são:
Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Prevenção
Nem sempre a amenorreia pode ser prevenida. No entanto, mudanças de estilo de vida, como manter uma dieta equilibrada e prestar atenção na quantidade de exercícios, além de combater a ansiedade e o estresse, podem prevenir episódios de amenorreia.
Convivendo (Prognóstico)
Alguns fatores de estilo de vida, como o excesso de exercícios ou dietas muito restritivas, podem causar amenorreia. Dessa forma, é importante buscar o equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso — além de fazer boas escolhas de estilo de vida. Se você não pode diminuir o estresse da sua vida por conta própria, peça a ajuda de familiares, amigos ou auxílio médico.
Esteja ciente das mudanças em seu ciclo menstrual e verifique marque uma consulta médica se estiver preocupada. Mantenha um registro de quando ocorrem os períodos. Observe a data em que o período começa, quanto tempo dura e quaisquer sintomas incômodos você experimenta.
Complicações possíveis
As complicações da amenorreia são:
- Infertilidade: se não há ovulação ou períodos menstruação, não há possibilidade de gravidez natural
- Osteoporose: se a amenorreia é causada por baixos níveis de estrogênio, você também pode estar em risco de osteoporose.
Referências
Federação Brasileira das Associações de Ginecologista e Obstetrícia
Associação de Ginecologista e Obstetrícia do Estado de São Paulo
Viviane Lopes, ginecologista e obstetra do Femme Laboratório da Mulher e mestre em Obstetrícia pela UNIFESP - CRM SP 105166