Célio Roberto Gonçalves ingressou na graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes (1969) e c...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Artrite psoriásica?
A artrite psoriásica é uma doença crônica inflamatória de base genética, mais comum em pessoas entre 30 e 50 anos, que atinge as articulações de pessoas com psoríase, afetando ligamentos, tendões e podendo causar destruição progressiva dessas articulações. Os sintomas incluem placas vermelhas na pele, deformação e inchaço das articulações e dificuldade de movimentá-las.
Artrite psoriásica x psoríase
A artrite psoriásica está diretamente ligada à psoríase, uma condição em que o sistema imunológico provoca uma inflamação na pele, formando placas avermelhadas que descamam e coçam.
Um em cada três pacientes com psoríase podem apresentar inchaço, dor nas articulações (juntas) de extremidades e dores na coluna - o que podemos chamar de manifestações articulares da artrite psoriásica ou simplesmente artrite psoriásica.
Na maioria das vezes a psoríase surge antes que as manifestações articulares sejam percebidas, independente da gravidade da doença de pele. No entanto, algumas vezes as manifestações articulares podem aparecer antes da psoríase. Em poucos casos, a psoríase e as manifestações articulares surgem ao mesmo tempo.
Veja a seguir um pouco mais sobre a relação entre artrite psoriásica e psoríase:
Causas
A artrite psoriásica ocorre quando o sistema imunológico ataca as células e os tecidos saudáveis do corpo, causando inflamação na pele e nas articulações (juntas).
Ainda não existe um acordo sobre as causas que promovem este comportamento no organismo, mas os aspectos genéticos parecem ser os mais relevantes. Um exemplo disto é que muitos dos pacientes com artrite psoriásica têm histórico familiar de psoríase ou artrite psoriásica.
Tipos
A artrite psoriásica é grave?
Existem diferentes tipos da artrite psoriásica, podendo ser desde um acometimento de poucas articulações (juntas) até muitas articulações, bem como formas graves com destruição das articulações. Também pode acometer outras regiões. O mesmo paciente pode apresentar mais de um tipo clínico de artrite psoriásica, dependendo da evolução da doença e do período em que ela foi diagnosticada.
Como fica uma pessoa com artrite psoriásica?
Artrite psoriásica oligoarticular
A artrite psoriásica oligoarticular ou artrite psoriásica simétrica atinge menos de cinco juntas e ocorre em articulações grandes, como joelhos e tornozelos. Mas também pode envolver articulações das mãos e dos pés.
Artrite psoriásica poliarticular
Já a artrite psoriásica poliarticular (ou artrite psoriásica assimétrica) ocorre em mais de cinco juntas e se assemelha à artrite reumatoide. Pode causar deformidades e envolve mãos, pés, joelhos e tornozelos.
Artrite psoriásica interfalangeal distal predominante
A artrite psoriásica interfalangeal distal predominante é responsável pelo acometimento das articulações distais dos dedos das mãos. Ocorre principalmente nas articulações que estão mais próximas das unhas.
Artrite psoriásica mutilante
A artrite psoriásica mutilante provoca destruição nas juntas, principalmente nas mãos e pés.
Espondilite
Por sua vez, a artrite psoriásica relacionada à espondilite tem como envolvimento preferencial a coluna. É uma forma mais rara da doença, que também provoca dores na coluna, causando limitações físicas.
Sintomas
O que a artrite psoriásica pode causar?
Alguns dos sintomas da artrite psoriásica incluem:
- Psoríase na pele: inflamação na pele, deixando-a avermelhada e com placas branco-escamosas, com formato semelhante a salsichas;
- Alterações nas unhas;
- Inchaço de um ou mais dedos das mãos e/ou pés;
- Vermelhidão;
- Calor nas regiões acometidas;
- Dor nas costas;
- Dificuldade de movimentação das articulações (juntas) pela manhã;
- Cansaço;
- Dores nos músculos e tendões.
No entanto, os sintomas relacionados às alterações na pele são os mais representativos. Da mesma forma que a psoríase, a artrite psoriásica tende a piorar com o tempo, por isso é fundamental diagnosticar e tratar precocemente.
Diagnóstico
O diagnóstico da artrite psoriásica é feito, basicamente, a partir dos sintomas e do exame clínico realizado pelo reumatologista. Mas atenção: nem toda inflamação articular em pacientes com psoríase é necessariamente uma artrite psoriásica.
O médico saberá testar as juntas e verificar as condições da pele do paciente para entender o problema. Não há um teste que confirme ou não a artrite psoriásica, mas podem ser feitos alguns exames para ajudar no diagnóstico e descartar a possibilidade de outras doenças, tais como: exame de sangue, raio-X e ressonância magnética.
Fatores de risco
A genética tem papel claro no desenvolvimento da artrite psoriásica. Aproximadamente 40% dos pacientes com psoríase ou artrite psoriásica têm história familiar da doença em parentes de primeiro grau. Alguns fatores ambientais e comportamentais têm sido apresentados como fatores de risco para início ou piora da doença, entre eles:
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Consumo de álcool;
- Infecções.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar uma artrite psoriática são:
- Clínico geral;
- Reumatologista;
- Dermatologista.
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram;
- Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade;
- Informações sobre os problemas de saúde de seus pais ou irmãos;
- Perguntas que você quer fazer ao médico. Se possível, leve um acompanhante.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- Algum parente próximo tem psoríase?
- Em quais articulações (juntas) você está sentindo dor?
- Quais juntas foram afetadas?
- Existem atividades ou posições em que seus sintomas melhoram ou pioram?
- Seus sintomas interferem nas tarefas diárias?
Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pelas mais importantes. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar.
Saiba mais: Entenda a importância do tratamento para a artrite psoriásica com diferentes especialistas
Buscando ajuda médica
O histórico familiar é um dos principais fatores que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver psoríase e artrite psoriásica. Sendo assim, se você tem histórico na sua família e notou o aparecimento de lesões avermelhadas e descamativas na pele, deve procurar o dermatologista para avaliação quanto ao diagnóstico da psoríase.
Caso sinta dores musculares e articulares, comente com seu médico para que ele solicite a avaliação do reumatologista, especialista no tratamento da artrite psoriásica. Lembre-se de sempre informar ao especialista sobre qualquer lesão que tenha na pele.
Tratamento
Não existe cura para a artrite psoriásica, mas há tratamentos que variam de acordo com a forma de apresentação da doença. É importante lembrar que o diagnóstico e o tratamento devem ser sempre feitos e acompanhados por um médico. Entre os tipos de tratamento para a artrite psoriásica estão:
Medicamentos
Os anti-inflamatórios costumam ser utilizados para aliviar ou tratar a inflamação e diminuir a dor das juntas e da coluna. Em alguns casos, o tratamento da artrite psoriásica é feito com medicamentos chamados drogas modificadoras de doença reumática, que podem ser separados em dois grupos distintos: os sintéticos e os biológicos.
Fisioterapia
A fisioterapia é uma parte do tratamento que se mostra benéfica para minimizar a dor, a rigidez e prevenir a progressão da doença.
Cirurgia
Somente em alguns poucos casos (fase bem avançada da doença) poderá ser necessário um procedimento cirúrgico para correção de alguma articulação, que pode trazer de volta a função e amenizar a dor.
Saiba mais: 7 dicas para conviver melhor com artrite psoriásica
Prevenção
Não é possível prevenir o aparecimento da artrite psoriásica, já que ela normalmente é causada por fatores genéticos e imunológicos. No entanto, quanto antes o quadro de artrite psoriásica for diagnosticado, melhor será a qualidade de vida do paciente.
Convivendo (Prognóstico)
Algumas medidas podem ser adotadas para melhorar o convívio com o problema enquanto o tratamento segue. Vejam quais são elas:
Proteja as articulações (juntas)
Mudar a forma como você se movimenta e executa tarefas do dia a dia pode melhorar muito as dores. Converse com seu médico para receber estas orientações.
Faça exercícios
Mantenha um peso saudável
Quanto maior o peso, maior a sobrecarga nas articulações, o que pode aumentar o desconforto causado pela artrite psoriática.
Saiba mais: Veja os benefícios dos exercícios físicos para o tratamento da artrite psoriásica
Complicações possíveis
O impacto da artrite psoriásica na vida da pessoa depende das articulações (juntas) envolvidas e da intensidade dos sintomas. É normal que o paciente tenha cansaço e anemia, alguns também apresentam variações de humor. Além disso, pessoas com artrite psoriásica podem ser mais suscetíveis a desenvolver hipertensão arterial, colesterol alto, obesidade e diabetes.
Referências
Gottlieb A, et al. J Am Acad Dermatol. 2008;58(5):851-864.
Ranza R et al. The Journal of Rheumatology 2015 Volume 42, 829.
Sociedade Brasileira de Reumatologia
Mayo Clinic
National Psoriasis Foundation
American College of Rheumatology
Faculdade Americana de Reumatologia
Roberto Ranza, especialista em Reumatologia - CRM: 2845/MG.
Cristiano Campanholo, especialista em Reumatologia - CRM: 104649/SP
Rubens Bonfliglioli, especialista em reumatologia e presidente da Subcomissão de Artrite Psoriásica da SBR - CRM: 43639/SP