Doutor em Medicina pela Unifesp, pós doutorado pela Edinburgh University. Presidente da Sociedade de Gastroenterologia d...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Candidíase intestinal?
A candidíase intestinal é uma infecção causada pela proliferação em excesso do fungo Candida albicans no intestino. A condição gera sintomas gastrointestinais, como gases, inchaço na barriga, desconforto abdominal e diarreia.
Por ter características parecidas com outras doenças que afetam o trato gastrointestinal, é importante identificar corretamente a candidíase no intestino para iniciar o tratamento adequado. Isso porque o fungo pode atingir outros órgãos ou se espalhar pela corrente sanguínea, causando complicações graves, como a sepse (infecção generalizada).
Causas
A presença de fungos do gênero Candida do intestino é algo natural e não apresenta uma ameaça à saúde. “A simples presença do fungo em um exame de fezes não é indicativo por si só da doença e não requer nenhum tratamento”, explica Wilson Roberto Catapani, presidente da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo.
Mas algumas situações podem levar à proliferação exagerada desse fungo no intestino, levando ao quadro de infecção. “É o caso de indivíduos imunossuprimidos por doença ou por uso de drogas imunossupressoras”, acrescenta o especialista.
Além disso, o desequilíbrio da flora bacteriana do intestino, conhecida como disbiose intestinal, também é uma das causas de candidíase intestinal. Isso pode ocorrer devido a maus hábitos alimentares, estresse ou doenças como a doença de Crohn e síndrome do intestino irritável.
Sintomas
Os sintomas de candidíase intestinal são muito parecidos com outras condições que atingem o sistema gastrointestinal. É o caso de:
Em casos mais graves, a candidíase intestinal pode evoluir para infecção urinária, infecções intra-abdominais e sepse (infecção generalizada) por Candida, conforme explica Wilson. “Em geral, [esse cenário] provoca piora do quadro clínico de um paciente já grave, muitas vezes internado em unidade de terapia intensiva”, afirma.
Diagnóstico
O diagnóstico de candidíase no intestino é feito, principalmente, através de um exame chamado hemocultura. Ele é feito em laboratório, em que uma amostra de sangue é coletada do paciente para investigação e identificação de germes invasores, como fungos, bactérias, leveduras e outros.
Além disso, pode ser feita a coprocultura, um exame que avalia a cultura microbiológica das fezes, ou seja, os agentes que estão presentes nas fezes. Também pode ser recomendado o exame parasitológico, que descarta a possibilidade de outros parasitas intestinais estarem causando os sintomas.
Tratamento
O tratamento da candidíase intestinal é feito com o uso de medicamentos antifúngicos, ou seja, remédios que atuam inibindo a proliferação e ação dos fungos. A dose a ser consumida deve ser recomendada por um médico, de acordo com o quadro de saúde do paciente.
Dieta para candidíase intestinal
A alimentação durante o tratamento da candidíase intestinal inclui alimentos naturais e com baixo nível de gordura, como arroz integral, peixes e carne branca. É importante evitar alimentos ricos em gordura, produtos lácteos, açúcar simples e leveduras, o que pode piorar os sintomas da infecção.
Porém, é fundamental ter orientação profissional para seguir a melhor dieta para seu caso. “Têm sido propostos, principalmente na internet, métodos de ‘limpeza’ do intestino, sem nenhuma base científica”, alerta Wilson. “A simples presença de Candida no exame de fezes é considerada normal e não requer nenhum tratamento ou dieta. O que é grave e precisa ser tratado é a candidíase invasiva”, ressalta.
Existe remédio caseiro para candidíase?
Não, não existe um remédio caseiro para candidíase intestinal que seja eficaz para o tratamento da infecção. “Quando é necessário tratar, são quadros graves. Em geral, o paciente está internado e necessita de antifúngicos e, muitas vezes, tratamento intensivo em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, afirma Wilson.
Medicamentos
Entre os medicamentos que são eficazes para o tratamento de candidíase intestinal, estão:
- Caspofungina
- Micafungina
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Tem cura?
Sim, a candidíase intestinal tem cura. Quando identificada rapidamente e tratada adequadamente, a infecção pode ser controlada e a microbiota intestinal ser restaurada para seus níveis normais.
Prevenção
A prevenção da candidíase intestinal pode ser feita através da alimentação saudável, da prática de atividade física e da redução do consumo de bebidas alcoólicas e do tabagismo. Além disso, é interessante fortalecer o sistema imunológico e tratar outras condições que podem estar associadas ao desenvolvimento de candidíase no intestino.