Médico assistente no serviço de Coloproctologia do Hospital Santa Marcelina e professor de Medicina na Faculdade Santa M...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Dor na lateral do abdomen (flanco)?
A dor na lateral do abdômen, popularmente chamada de dor nos flancos, é um incômodo ou desconforto que pode acontecer no lado direito ou esquerdo do corpo. O abdômen compreende toda a porção entre o tórax e a virilha e toda manifestação nessa faixa pode ser considerada dor abdominal.
Por ser um sintoma, a manifestação dessa dor pode indicar diferentes tipos de complicações. Logo, o indicado é a investigação médica rumo a um diagnóstico e ao tratamento adequados.
Causas
A dor na lateral do abdômen pode ser causada por diferentes fatores:
Exercícios
Em grande parte dos diagnósticos, a dor na lateral do abdômen está relacionada com a atividade física, manifestando-se através de uma pontada dolorosa bem abaixo das costelas. Nesses casos, o incômodo está relacionado à respiração pela boca e à má oxigenação do sangue.
Outras possíveis causas são:
- Movimento do corpo que impacta o fígado
- Entrada de ar no estômago
- Falta de oxigênio no músculo diafragma
- Baço sobrecarregado com a produção extra de sangue
- Postura errada
- Fazer exercícios de estômago cheio
- Falta de condicionamento físico
Doenças
Há uma série de doenças e condições que podem provocar o desconforto nos flancos. “Através da queixa do paciente e obtenção de uma adequada história clínica e exame físico, é possível inferir diagnósticos de acordo com a localização da dor abdominal”, fala Isaac Corrêa Neto, médico coloproctologista e professor da Faculdade Santa Marcelina.
Dentre as patologias mais comuns no andar inferior do abdômen, de acordo com a lateralidade, estão:
- Lado direito: apendicite aguda, cólica renal, infecção renal, hérnia inguinal, cisto de ovário, ovulação e endometriose
- Lado esquerdo: diverticulite aguda, cólica renal, Doença de Crohn, diverticulite, cisto de ovário, ovulação e endometriose
Saiba mais: Dor no lado esquerdo da barriga: o que pode ser?
Diagnóstico
O diagnóstico da dor nas laterais do abdômen é feito a partir da análise dos sintomas e do histórico médico. Por ter um alto número de causas, é importante que esse incômodo seja investigado e tratado por profissionais.
“Dentre os exames complementares que podem ser solicitados para o diagnóstico de dor abdominal nos francos, citam-se o ultrassom abdominal e a tomografia de abdômen e pelve, sendo a ressonância magnética reservada para casos mais restritos”, explica Isaac.
Saiba mais: Dor no lado direito da barriga: tratamentos e causas
Buscando ajuda médica
Procure atendimento de emergência se a dor na lateral do abdômen está associada com:
- Trauma, como um acidente ou lesão
- Pressão ou dor no peito
Além disso, procure atendimento o mais rápido possível se:
- A dor é tão grave que você não pode ficar parado ou sente a necessidade de se curvar para encontrar alívio
- A dor é acompanhada por fezes com sangue, náuseas e vômitos persistentes, pele amarelada (icterícia) ou inchaço do abdômen
Marque uma consulta médica de rotina se a dor abdominal preocupa ou durar mais do que alguns dias.
Tratamento
O tratamento para a dor nos flancos dependerá, exclusivamente, da causa e do diagnóstico desse sintoma. Algumas das complicações causadas por atividades físicas, por exemplo, podem ser tratadas com repouso, analgésicos e o uso de compressas quentes ou frias.
Já se a causa para o incômodo for uma doença, será necessário um tratamento específico direcionado para a condição em questão. Em diagnósticos que apresentarem um quadro de infecção de urina, o tratamento pode ser feito à base de antibióticos.