Médico do esporte, fisiatra e membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). É especialis...
iRedator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
O que é Dor nos ossos?
A dor nos ossos consiste na sensação dolorosa ou de sensibilidade óssea, podendo afetar um ou vários ossos do corpo. Geralmente, ela é causada por alguma fratura, lesão ou infecção na região cortical do osso, única parte que contém terminações nervosas.
Em alguns casos, a dor pode estar ligada a práticas esportivas em excesso ou à sobrecarga de treino. Neste contexto, este tipo de sintoma costuma ser várias vezes confundido com dor nas articulações ou dor muscular.
Causas
Dor nos ossos: o que pode ser?
A principal causa da dor nos ossos é uma fratura ou uma lesão da região cortical do osso. O local também pode ser afetado por doenças infecciosas que causam um processo inflamatório no osso.
De acordo com Fabrício Buzatto, médico do esporte, fisiatra e membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), outras causas de dor nos ossos incluem:
- Infecção
- Fratura, lesão ou trauma
- Leucemia
- Osteoporose
- Exercícios físicos em excesso
- Fraturas
- Câncer nos ossos
- Metástase óssea
- Rompimento do fluxo sanguíneo
- Osteomielite
- Mieloma múltiplo
- Doenças genéticas, como a Doença de Paget.
Ainda segundo Fabrício, na maioria dos casos, a osteoporose não é uma causa para dor nos ossos. "A osteoporose é um enfraquecimento do osso. Para haver dor, precisa ter uma fratura, expor a cortical. Assim, o paciente com osteoporose pode, com um movimento simples ou numa queda simples, realizar uma fratura, resultando na dor", explica o médico.
Nos casos de câncer, metástase óssea ou doenças infecciosas, como a osteomielite, a dor nos ossos é causada pelo processo de destruição óssea, que atinge as terminações nervosas da região cortical.
Buscando ajuda médica
Um especialista deve ser consultado caso a dor persista por mais de um dia. Como a maioria dos casos de dor nos ossos é causada por uma fratura, é importante que a ajuda médica seja procurada o mais cedo possível. Assim, o diagnóstico rápido da causa da dor pode fazer com que o tratamento seja mais rápido e eficaz.
Em casos moderados e graves, se a causa não for tratada de maneira adequada, a dor pode se agravar, afetando a mobilidade e outras capacidades funcionais, segundo Fabrício.
Especialistas que podem diagnosticar uma dor óssea são:
- Clínico geral
- Ortopedista
- Reumatologista
- Oncologista
- Fisioterapeuta
- Cardiologista.
Tratamento
Uma dor nos ossos pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.
Saiba mais: Estas cinco SEMENTES te oferecem mais cálcio que um copo de leite
A partir do diagnóstico, geralmente realizado através de radiografias ou de ressonâncias magnéticas, o tratamento é planejado de acordo com a doença causadora da dor. Por exemplo, nos casos de infecção, são administrados medicamentos para aliviar a dor enquanto o processo inflamatório é controlado.
Cuidados
Enquanto a consulta médica não chega, procure não movimentar a parte do osso que está doendo. Em casos graves, até mesmo os mais leves movimentos podem agravar a lesão.
Saiba mais: Cálcio e vitamina D: por que esses nutrientes devem andar juntos?
Além disso, se houver suspeita de fratura, procure atendimento médico de emergência.
Referências
Ministério da Saúde
Hospital Israelita Albert Einstein
Instituto Fleury
Clínica Mayo
Texas Oncologia