Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clí...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Hérnia de hiato?
A hérnia de hiato ocorre quando uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma — músculo que separa o tórax do abdômen e que é utilizado na respiração. Seus sintomas incluem azia e dificuldade para engolir.
Causas
A causa da hérnia de hiato ainda não está clara, mas pesquisadores acreditam que o problema pode ser resultado de um enfraquecimento da musculatura, que permite que parte do estômago passe através do hiato do diafragma (uma abertura no diafragma) para o tórax. A pressão sobre o estômago pode contribuir para a formação de hérnia de hiato.
Hérnia de hiato pode virar câncer?
Não existem comprovações científicas de que a hérnia de hiato pode virar câncer. No entanto, a doença pode trazer complicações devido à quantidade de refluxo, como o esôfago de Barrett, que por sua vez pode evoluir para um quadro de câncer.
Saiba mais: Gastrite enantematosa: saiba o que é, os sintomas e se tem cura
Sinais
Sintomas da hérnia de hiato
A hérnia de hiato provoca uma perda de força da musculatura da passagem do esôfago para o estômago, causando o refluxo, que é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, e é a causa mais comum de refluxo gastro esofágico.
As hérnias de hiato pequenas geralmente não causam nenhum sinal ou sintoma. Já as grandes podem causar diversos, como:
- Azia, que piora quando a pessoa se deita ou se curva para a frente
- Arrotos
- Dificuldade para engolir
- Fadiga
- Dor no peito
- Dor abdominal
- Sensação de queimação na garganta
- Mau hálito
- Tosse
- Náuseas
- Sabor amargo na boca
Diagnóstico
A hérnia de hiato é frequentemente descoberta durante um exame de rotina ou procedimento para determinar a causa da azia ou de dor no peito ou dor abdominal, como:
- Raio-X do trato digestivo superior
- Endoscopia para examinar o interior do trato digestivo.
Fatores de risco
Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da hérnia de hiato, como:
-
Idade (pessoas acima dos 50 anos de idade costumam desenvolver a doença com maior frequência)
- Obesidade
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
- Doença do refluxo gastroesofágico
- Prisão de ventre
- Mulheres multíparas (mulheres que já passaram pelo trabalho de parto uma ou mais vezes)
- Tabagismo e consumo de álcool
Saiba mais: Abandone 10 hábitos que favorecem a má digestão
Buscando ajuda médica
É essencial procurar auxílio médico se os sintomas indicarem um possível desenvolvimento de uma hérnia de hiato. Pacientes com o quadro também devem manter acompanhamento, especialmente se os sintomas se agravarem ou não desaparecerem com o tratamento.
Tratamento
Tratamento da Hérnia de hiato
O objetivo do tratamento da hérnia de hiato é o alívio dos sintomas e a prevenção de possíveis complicações. A redução do refluxo de conteúdo estomacal para o esôfago (refluxo gastroesofágico) aliviará a dor. Algumas das formas de tratamento são:
- Medicação: podem ser prescritos medicamentos para azia, remédios que neutralizam a acidez estomacal, diminuem a produção de ácido ou aceleram o esvaziamento do estômago. Não há medicamentos capazes de fortalecer ou restabelecer a força normal do esfíncter ou do diafragma
- Cirurgia: a cirurgia para hérnia de hiato é reservada para situações em que os sintomas são muito intensos, quando a hérnia é muito grande com risco de comprimir as estruturas do tórax (hérnias maiores que 5 cm) e para pessoas que não obtiveram sucesso no tratamento com medicamentos para aliviar a azia e o refluxo ácido. A cirurgia de reparação de hérnia hiatal é frequentemente combinada com cirurgia para a doença do refluxo gastroesofágico
Medicamentos
Normalmente, os medicamentos mais usados para o tratamento de hérnia de hiato são os mesmos utilizados para tratar sintomas como azia e refluxo. Alguns deles são:
- Dexilant
- Digedrat
- Digesan
- Domperidona
- Esomeprazol Magnesio
- Omeprazol
- Bromoprida
- Lansoprazol
- Pantoprazol
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Saiba mais: Esofagite: o que é, sintomas, tratamento e se tem cura
Tem cura?
Hérnia de hiato pode matar?
A hérnia de hiato tem cura e são raros os casos em que seja fatal. A maioria dos sintomas da hérnia de hiato é aliviada com tratamento e o problema costuma ser resolvido sem maiores dificuldades. Se a terapia medicamentosa não resolve de imediato, a reparação cirúrgica também costuma ser bem sucedida.
Convivendo (Prognóstico)
Algumas medidas podem ajudar a reduzir os sintomas da hérnia de hiato assim como a evitar a doença, como:
- Evitar refeições fartas ou pesadas que facilitem a ocorrência de azia ou refluxo
- Não se deitar ou se curvar imediatamente após uma refeição
- Perder peso e não fumar
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
- Não comer logo antes de deitar
Complicações possíveis
A hérnia de hiato não tratada pode levar a complicações graves de saúde, como:
- Aspiração pulmonar
- Sangramento lento e anemia devido à deficiência de ferro (causado, geralmente, por uma hérnia grande)
- Estrangulamento (obstrução) da hérnia
-
Esôfago de Barrett
Referências
Clínica Mayo