Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2004). Concluiu no ano de 2008 a Residência em Clínica...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Hipoparatireoidismo?
O hipoparatireoidismo é uma condição na qual as glândulas paratireoides não produzem quantidades adequadas do hormônio paratormônio (PTH), responsável por regular os níveis de cálcio e fósforo no corpo. Normalmente o hipoparatireoidismo é causado por uma doença autoimune, lesão ou cirurgia das glândulas paratireoides. A condição provoca sintomas como dormência nas mãos, pés e extremidades, fadiga e câimbras.
Causas
A causa mais comum de hipoparatireoidismo é a remoção das glândulas paratireoides durante uma cirurgia. Em alguns casos, a remoção cirúrgica da tireoide também pode afetar a sua função, uma vez que as paratireoides são muito aderidas a ela ou dependem de receber sua nutrição pelos vasos sanguíneos.
Saiba mais: Insônia, cansaço extremo e inchaço podem indicar problemas na tireoide
Além da cirurgia, outros fatores podem provocar a não produção de paratormônio, como:
- Radioterapia de pescoço
- Doenças autoimunes
- Hemocromatose (excesso de ferro no organismo)
- Desenvolvimento anormal da paratireoide
- Mau funcionamento das glândulas paratireoides
O hipoparatireoidismo também pode ser causado devido a uma resistência à ação do paratormônio , que pode ocorrer nos casos de deficiência de magnésio, em uma doença genética chamada pseudo-hipoparatireoidismo e no uso de medicamentos como calcitonina e bisfosfonatos, como ácido zoledrônico, por exemplo.
Sintomas
Os sintomas do hipoparatireoidismo estão relacionados com a falta de cálcio no organismo. São eles:
- Dormências em mãos, pés e extremidades
- Cãibras e dores musculares
- Espasmos musculares
- Fadiga ou fraqueza musculares
- Arritmia cardíaca
- Hipoplasia (falta de desenvolvimento) do esmalte dentário
O paciente também pode apresentar alguns sintomas mais incomuns, como:
- Perda de cabelos e sobrancelhas
- Unhas quebradiças
- Dor de cabeça
- Depressão e alterações de humor
- Problemas de memória
Diagnóstico
O diagnóstico do hipoparatireoidismo é feito por um endocrinologista a partir da história médica, avaliação dos sintomas e testes laboratoriais, como exames de sangue para avaliar os níveis de cálcio, fósforo e hormônio paratireoidiano (PTH) no sangue. No hipoparatireoidismo, é comum encontrar baixos níveis de cálcio e PTH e níveis elevados de fósforo
Além disso, podem ser necessários exames de imagem, como radio X, ultrassonografia e densitometria óssea, para identificar possíveis alterações associadas ao hipoparatireoidismo. Em casos de hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), o especialista pode solicitar um Eletrocardiograma (ECG) para avaliar se a função cardíaca foi afetada pela deficiência de cálcio.
Buscando ajuda médica
É fundamental buscar ajuda médica caso o paciente apresente os sintomas de hipoparatireoidismo, especialmente os sintomas musculares que surgem após uma cirurgia de tireoide ou na região do pescoço. Cãibras, dormência, dores musculares podem ser sinal de queda de cálcio no sangue.
Saiba mais: 11 atitudes que facilitam a consulta médica
Tratamento
O tratamento do hipoparatireoidismo pode ser feito a partir da reposição de cálcio e vitamina D, além do uso de alguns diuréticos que retêm cálcio no sangue. O tratamento cirúrgico tem sido feito de forma experimental – ainda em pesquisas, existe a possibilidade de inserção de microcápsulas com células cultivadas de paratireoide que produzem PTH no organismo. Estas microcápsulas são enxertadas no músculo braquiorradial (no antebraço) e os resultados ainda estão em análise.
Para tratar o hipoparatireoidismo também existe a possibilidade do uso de PTH injetável, um medicamento que já está em uso em alguns casos específicos.
Tem cura?
O hipoparatireoidismo não tem cura. Porém, com o acompanhamento médico e a administração correta dos medicamentos, a qualidade de vida do paciente é comparável a qualquer pessoa que não tenha hipoparatireoidismo. O mais importante é manter o acompanhamento regular sempre.
Complicações possíveis
As principais complicações do hipoparatireoidismo são as crises de falta de cálcio no sangue, que podem causar arritmias graves e espasmos musculares. Além disso, se a falta de cálcio é crônica, o osso perde cálcio e se torna fraco, causando uma osteoporose severa.
Referências
Manual MSD