Formada em 2001 pela Universidade do Vale do Sapucaí -Univás (Medicina Pouso Alegre – MG). Queria ser cirurgiã. Pas...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Liquenificação?
A liquenificação é um tipo de lesão cutânea caracterizada pelo espessamento e pelo endurecimento da pele, normalmente como uma resposta do organismo a irritações crônicas da pele, como coceira intensa e inflamação persistente. A condição é mais comumente associada a problemas dermatológicos, como eczema crônico e dermatite de contato alérgica ou irritativa.
Saiba mais: 8 causas mais comuns da pele seca
Causas
A liquenificação da pele é normalmente causada por irritações crônicas e repetitivas na pele. As principais causas incluem:
- Dermatite atópica
- Dermatite de contato
- Coceira intensa
- Líquen plano
- Neurodermite circunscrita
Sintomas
Os principais sintomas da liquenificação são:
- Espessamento e endurecimento da pele
- Alteração na textura da pele, como dobras e saliências
- Alterações na cor
- Coceira intensa
- Sensibilidade
- Manchas
Diagnóstico
O diagnóstico da liquenificação é feito por um médico dermatologista com base na avaliação clínica da pele afetada. É necessário um exame físico para observar as características da pele, como espessamento, endurecimento ou escamação, além de verificar a presença de outros sinais, como coceira ou sensibilidade.
O diagnóstico também envolve uma análise do histórico médico do paciente, dos sintomas relacionados e de se houve exposição a substâncias irritantes ou a alérgenos. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de alguns exames complementares, como biópsia da pele, em que uma pequena amostra de pele é retirada para análise laboratorial, ou teste de alergia, se houver suspeita de dermatite de contato alérgica.
Fatores de risco
Os principais fatores de risco da liquenificação da pele são:
- Pele seca
- Alergia
- Dermatite de contato alérgica.
Buscando ajuda médica
Procure ajuda médica se você apresentar um aumento da espessura da pele, acompanhado de coceira constante e intensa com sinais inflamatórios. Se não tratada adequadamente, a liquenificação pode afetar diretamente a qualidade de vida.
Tratamento
O tratamento de liquenificação tem como objetivo tratar a causa subjacente da lesão cutânea, assim como aliviar os sintomas como coceira e sensibilidade. Dependendo do diagnóstico, podem ser prescritos medicamentos tópicos ou sistêmicos para tratar condições como dermatite ou líquen plano A inflamação, a coceira e o espessamento da pele também podem ser controlados pela administração de corticoides tópicos, que devem ser indicados por um especialista.
Além disso, também é importante adotar cuidados com a pele, como o uso de hidratantes e de emolientes para manter a pele hidratada, evitar o uso de sabonetes ou de produtos irritantes e a utilização de roupas macias e respiráveis.
Saiba mais: 6 cuidados para ter com a pele todos os dias
Cuidados
Quem está com liquenificação deve manter a pele hidratada, tomar banhos rápidos e não muito quentes, além de evitar movimentos repetidos de coçadura. Durante o tratamento, os sintomas também devem ser combatidos com medicação tópica e via oral. Eles atuam na hidratação, no processo inflamatório e até na compulsão por coçadura.
Referências
Manual MSD