Dermatologista, especialista em Medicina Estética e com experiência em doenças do cabelo e unhas, tratamentos estéticos...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Mácula?
Mácula é uma mancha na pele de área plana, sem alteração de textura ou espessura, que se difere do resto do corpo pela sua cor. Ela pode ser mais clara ou mais escura que o tom natural da pele e, normalmente, tem menos de dez milímetros de largura.
Na oftalmologia, esse também é o termo usado para definir uma área da retina do olho humano que se difere do restante do órgão por se assemelhar a uma mancha. Ela serve para permitir a visão com mais detalhes e seu mau funcionamento pode ser diagnosticado como degeneração macular ou edema macular.
Causas
São muitas as possíveis causas das máculas, que variam de acordo com a sua característica. “A mácula pode ser sinal de muitas doenças, desde câncer de pele até hanseníase (lepra). Tudo vai depender de um conjunto de sinais e sintomas que a acompanham”, explica a dermatologista e tricologista Simone Neri. No geral ela pode:
- Ser causada por exposição ao sol ou a produtos ácidos (até mesmo o limão)
- Ser de nascença
- Surgir devido ao envelhecimento normal
- Ser por queimaduras
- Ser por questões vasculares
- Surgir devido à gravidez
- Ter como origem o câncer de pele
Sinais
A mácula já pode ser um sinal de uma doença, mas pode vir acompanhada de outros sinais e sintomas, conforme explica Simone. Alguns exemplos são:
- Coceira na pele, na região afetada
- Ardência
- Perda de sensibilidade
- Manchas claras ou escuras na região afetada
Diagnóstico
O diagnóstico da mácula e a confirmação de sua causa devem ser feitos através do exame clínico, realizado por um especialista, como o dermatologista. Em caso de suspeita de câncer de pele, uma biópsia deve ser realizada.
Buscando ajuda médica
Sempre que surgir uma nova mancha ou mácula na pele, a recomendação é que se procure um dermatologista. Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar tempo. Dessa forma, você já pode chegar ao consultório com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos, vitaminas ou suplementos que tome com regularidade
Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes de sair do consultório.
Tratamento
Segundo Simone Neri, o tratamento para mácula é feito de acordo com a causa. Por exemplo, em casos de câncer de pele, pode ser feita uma cirurgia para retirada do tumor ou terapias como quimioterapia e radioterapia. Se a causa for o envelhecimento natural, podem ser utilizados produtos para reduzir os efeitos na pele.
Prevenção
Apenas o uso do protetor solar diariamente, mesmo quando o tempo não está ensolarado ou quente, já ajuda a prevenir máculas e manchas de pele. Os protetores mais indicados são aqueles com fator de proteção solar (FPS) 30 e que protejam contra os raios UVA e UVB.
Sempre que a pele tiver contato com algum produto ácido, mesmo os alimentos como limão, tomate e abacaxi, a pessoa deve lavar bem a área antes de se expor ao sol novamente.