Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em gastroenterologia pelo Hospital das...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
O que é Obstrução intestinal?
A obstrução intestinal acontece quando a passagem de alimentos e de líquidos no intestino é dificultada ou bloqueada. A condição pode ser causada por faixas fibrosas cicatriciais de tecido no interior do abdômen que se formam após cirurgia, inflamações, infecções no intestino, hérnias e tumores.
Sem o tratamento adequado, as partes bloqueadas do intestino podem necrosar, levando a problemas graves de saúde e até à morte. Entretanto, com cuidados médicos imediatos, a obstrução intestinal pode ser revertida com sucesso.
Causas
As causas mais comuns de obstrução mecânica do intestino, que ocorre quando há uma obstrução física no intestino delgado, podem ser:
- Aderências intestinais
- Hérnias
- Tumores do intestino delgado
- Doenças inflamatórias do intestino, como a doença de Crohn
- Torção do intestino
- Cálculos biliares
- Intussuscepção do intestino, também chamada de invaginação. É definida como a entrada de um segmento do intestino dentro de outro segmento do intestino que está à sua frente
Já a obstrução mecânica do cólon (intestino grosso) é muito menos comum. No entanto, entre as possíveis causas estão:
- Câncer colorretal
- Diverticulite
- Torção do cólon
- Fezes secas e presas
- Estreitamento do cólon causado por inflamação e cicatrizes (estenose)
Sinais
A obstrução intestinal causa diversos sintomas desconfortáveis, incluindo:
- Inchaço grave do abdômen
- Dor abdominal
- Diminuição do apetite
- Náusea e vômito
- Prisão de ventre
- Diarreia
- Flatulência (excesso de gases)
- Cólicas abdominais severas
Em casos mais raros e mais graves, a obstrução intestinal pode causar mau hálito e febre alta.
Diagnóstico
O diagnóstico da obstrução intestinal pode ser feito clinicamente com o auxílio de exames de imagem, como o raio x abdominal e a tomografia computadorizada do abdômen.
Além de verificar durante a consulta se há inchaço ou rigidez abdominal, o médico analisará os exames para encontrar bloqueios nos intestinos e identificar se é uma obstrução parcial ou total. Exames de sangue também podem ser solicitados para entender melhor a causa da obstrução.
Fatores de risco
Algumas doenças e condições que podem aumentar o risco de obstrução intestinal, como:
- A doença de Crohn pode fazer as paredes do intestino se engrossarem, estreitando a passagem
- Câncer abdominal, especialmente se você já fez alguma cirurgia para remover um tumor ou terapia com radioterapia no abdômen
- Cirurgia abdominal ou pélvica, que muitas vezes forma adesões intestinais
Buscando ajuda médica
Vá ao médico imediatamente se a sua dor de barriga é grave e constante. Isso pode significar que o fornecimento de sangue do seu intestino está sendo cortado ou que você tem uma obstrução intestinal grave. Isto é uma urgência.
Especialistas que podem diagnosticar obstrução intestinal são:
- Coloproctologista
- Cirurgião Geral
- Clínico geral
- Gastroenterologista
Tratamento
O tratamento para a obstrução intestinal depende da causa de sua condição, mas geralmente requer hospitalização.
Ao chegar ao hospital, os médicos vão trabalhar primeiro para a estabilização do paciente, de forma que seja possível fazer o tratamento em melhores condições clínicas. Este processo pode incluir:
- Ministrar fluidos (soro, antibióticos) por via intravenosa
- Permanecer em jejum nos momentos iniciais
- Colocar uma sonda nasogástrica pelo nariz até o estômago para sugar o ar e líquidos, de forma a aliviar o inchaço abdominal
- Colocar um tubo fino e flexível (cateter) na bexiga para drenar a urina e recolhê-la para testes
Obstrução mecânica parcial
Se houver obstrução mecânica parcial, em que alguns alimentos pastosos e líquidos ainda possam passar, provavelmente não será preciso um tratamento adicional depois da estabilização. O médico pode recomendar uma dieta líquida ou pastosa, que é mais facilmente processada pelo intestino parcialmente bloqueado. Se a obstrução não desaparecer por conta própria após alguns dias de tratamento, pode ser necessária uma cirurgia para aliviar a obstrução.
Obstrução mecânica completa
Se nada for capaz de passar pelo intestino, uma cirurgia poderá ser necessária para eliminar o bloqueio. O tipo de procedimento vai depender do que está causando a obstrução e qual parte do intestino está afetada. A cirurgia geralmente envolve a remoção da obstrução, como por exemplo, desfazer as aderências, ou a retirada da parte do intestino que morreu ou está danificada.
Alternativamente, há um tratamento para obstrução do intestino grosso, com a colocação de um stent autoexpansível. O stent é um tubo de malha de arame que é inserido no cólon por meio de um endoscópio, passado pelo anus. Quando inserido, o stent se abre e consegue desobstruir o intestino. Os stents são geralmente usados para tratar pessoas com câncer de cólon, com objetivo de proporcionar alívio temporário em casos de alto risco. Após a inserção do stent ainda pode ser necessária a cirurgia, que será realizada com o paciente em condições clínicas melhores.
Tem cura?
Quando a obstrução intestinal não é tratada, a parte afetada do intestino pode sofrer isquemia e morrer. A morte dos tecidos pode levar à perfuração do intestino, infecção grave e choque séptico. Isso pode levar à morte.
No geral, as perspectivas com relação ao tratamento da obstrução intestinal dependem das condições clínicas e da causa. Enquanto a maioria dos casos de obstrução intestinal é tratável clinicamente, outras causas, como o câncer, necessitam de acompanhamento a longo prazo.
Complicações possíveis
Se não for tratada, a obstrução intestinal pode causar sérios danos e complicações com risco de vida, incluindo:
- Morte dos tecidos: a morte dos tecidos pode resultar numa abertura (perfuração) na parede do intestino, o que pode levar à infecção da cavidade abdominal (peritonite) e até infecção generalizada (Sepse ou Septicemia)
- Infecção: peritonite é o termo médico para a infecção na cavidade abdominal. É uma condição com risco de vida que requer atenção médica, uso de antibióticos e, muitas vezes, cirurgia imediata