Graduação: Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016); Residência: Dermatologia pelo Hospita...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Psoríase palmoplantar?
A psoríase palmoplantar é uma doença inflamatória autoimune que acomete a palma das mãos e a sola dos pés. Entre os sintomas mais comuns estão lesões vermelhas, com ou sem pus, fissuras, descamação da pele e coceira.
Causas
As causas da psoríase palmoplantar ainda são desconhecidas. No entanto, sabe-se que, por se tratar de uma condição autoimune, a psoríase se desenvolve com o ataque das células do corpo contra o próprio organismo.
Saiba mais: Psoríase gutata: o que é, causas, tratamento e se tem cura
Sintomas
Os sintomas da psoríase palmoplantar incluem:
- Lesões vermelhas com ou sem pus
- Descamação da pele
- Fissuras (pele rachada)
- Coceira
- Desconforto
Diagnóstico
De acordo com Ricardo Carvalho, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde, na maior parte dos casos, o diagnóstico da psoríase palmoplantar é clínico, com a avaliação dos sintomas e a análise das lesões apresentadas pelo paciente.
“Porém uma biópsia de pele pode ser necessária para excluir outras doenças com quadros clínicos semelhantes, como alergias de contato, por exemplo”, justifica.
Fatores de risco
Apesar de não se ter conhecimento da causa da psoríase palmoplantar, existem alguns fatores que podem provocar o ataque das células ao organismo e originar a doença. Entre eles estão:
- Histórico familiar
- Tabagismo
- Alcoolismo
Saiba mais: Remédio para psoríase: conheça as opções mais indicadas para o tratamento
Tratamento
A doença não tem cura e, por isso, o tratamento para psoríase palmoplantar é feito com o objetivo de aliviar os sintomas e proporcionar mais qualidade de vida ao paciente. Segundo o especialista, casos de psoríase palmoplantar leve podem ser tratados com o uso de cremes e pomadas para psoríase que contenham agentes como ureia, calcipotriol e corticoides tópicos.
Quadros de psoríase palmoplantar moderados a graves podem ser tratados com medicamentos imunomoduladores ou com fototerapia. “Se estes não tiverem sucesso, hoje temos a possibilidade de usar medicamentos mais modernos, chamados de imunobiológicos, que podem ser mais eficazes para casos mais graves”, informa Ricardo.
Em todos os casos, é importante que o paciente adote cuidados com as lesões em seu dia a dia. “O principal é o acompanhamento com seu dermatologista, pois é uma doença que incomoda muito e que tem um tratamento desafiador. A hidratação da pele sempre ajuda e cessar o tabagismo é fundamental”, conclui o dermatologista.
Mais Sobre
Fotos de psoríase palmoplantar
Atenção! As fotos a seguir são fortes: