A Dra. Renata Castro é graduada em medicina pela Universidade Federal Fluminense, especialista em clínica médica, card...
iRedatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
O que é Rabdomiólise?
A rabdomiólise é uma síndrome grave em que há a destruição do tecido muscular esquelético. Essa degradação leva à liberação de mioglobina (proteína presente nas fibras musculares) para o sangue, conteúdo esse que, em grande quantidade, causa danos aos rins. Seus sintomas incluem fraqueza muscular e urina escura.
Causas
A rabdomiólise é causada por lesão muscular, que libera no sangue a mioglobina. Essa substância passa a ser filtrada através dos rins, que podem ficar sobrecarregados, uma vez que a proteína é muito tóxica. Esse processo pode resultar em uma insuficiência renal aguda.
Entre as situações que podem causar a rabdomiólise estão:
- Atividades físicas extenuantes ou em excesso
- Acidentes graves com traumas
- Imobilização por longos períodos, como por exemplo durante o coma
- Consumo de drogas como heroína, LSD, cocaína e álcool
- Uso prolongado de medicação como antipsicóticos, estatinas, corticoides e diuréticos
- Infecções
- Doenças genéticas e metabólicas, como hipotireoidismo, cetoacidose diabética, distrofia muscular de Duchenne e deficiência de lactato desidrogenase
Saiba mais: Dor tensional e lesão muscular: entenda as diferenças
Sintomas
Sintomas da Rabdomiólise
Os sintomas da rabdomiólise podem variar de leves a graves, dependendo do quadro de cada paciente. Em geral, os sinais se desenvolvem de um a três dias após a lesão. São eles:
- Fraqueza muscular
- Inchaço muscular
- Dor muscular
- Urina escura
- Rigidez muscular
- Dor nas articulações
- Náuseas e vômito
- Falta de ar
- Arritmia cardíaca
- Letargia
- Febre
- Confusão mental
Diagnóstico
A condição é frequentemente vista como uma complicação de traumas ou outras doenças. Dessa forma, o diagnóstico da rabdomiólise é esperado como uma complicação de condições anteriores. É necessário procurar cuidados médicos em caso de fraqueza muscular e urina escura. Pacientes que tomam medicamentos como estatinas também devem prestar atenção para esses sintomas.
Os testes para o diagnóstico da rabdomiólise incluem:
- Creatina quinase (aumento dessa substância no sangue indica lesão muscular)
- Análise dos níveis de mioglobina no sangue e na urina
- Nível de cálcio no sangue
- Potássio no sangue
- Análise de creatinina no sangue e urina (níveis elevados indicam danos aos rins)
Tratamento
Tratamento da rabdomiólise
O tratamento da rabdomiólise pode variar de acordo com a causa e a gravidade de cada caso. Em casos raros, a rabdomiólise pode matar. No entanto, o tratamento imediato muitas vezes traz bons resultados. Algumas das recomendações médicas, em casos graves, podem incluir:
- Recuperação de fluido: a reposição de fluidos pode ser uma forma do paciente conseguir se recuperar mais rapidamente. Ministrado por via intravenosa, esses fluidos são responsáveis por eliminar a mioglobina e os eletrólitos musculares dos rins
- Diálise: a diálise é recomendada quando o quadro de danos nos rins já evoluiu, por exemplo, para uma insuficiência renal aguda. Na diálise, o sangue é extraído para remover as toxinas. Após essa filtragem o sangue é retornado para a corrente sanguínea.
Em casos menos graves, o médico pode recomendar repouso, ingestão de bastante líquido e a prescrição de alguns medicamentos.
Saiba mais: Clearance de creatinina: exame avalia a função dos rins
Prevenção
Algumas causas da rabdomiólise podem ser imprevisíveis, como por exemplo a lesão muscular por causa de um acidente. No entanto, para aqueles que praticam exercícios intensos, é recomendado:
- Respeitar os limites do próprio corpo
- Começar as atividades lentamente
- Beber bastante água
- Fazer pausas para descansar
Complicações possíveis
A complicação da rabdomiólise mais séria é o dano aos rins e às células tubulares dos rins, o que pode levar à insuficiência renal aguda. Isso porque, se os rins passam muito tempo sem funcionar, as substâncias tóxicas que eles deveriam estar filtrando podem permanecer na corrente sanguínea, intoxicando o organismo. Outras complicações e sequelas da rabdomiólise incluem:
- Arritmia cardíaca
- Inflamações hepáticas
- Coagulação intravascular disseminada
- Síndrome compartimental (inchaço, pressão e destruição permanente do tecido muscular)
Referências
Manual Merck
Manual MSD