Otorrinolaringologista especialista pela Soc. Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial. Especialista...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Rinite infantil?
A rinite infantil consiste na inflamação da membrana mucosa que reveste as vias nasais da criança. Assim como a rinite em adultos, a rinite infantil pode ser causada por fatores alergênicos e não alergênicos e incluir sintomas como coriza, espirros e congestão nasal.
Causas
A rinite infantil pode ser ocasionada por diversos fatores. Existem dois tipos de rinite infantil, sendo elas:
- Rinite infantil alérgica: é causada por aeroalérgenos, como ácaros, fungos e epitélios de cães e gatos, tendo a poeira doméstica como principal responsável. Após o contato com a mucosa nasal, os alérgenos provocam uma reação imunológica, com formação de anticorpos do tipo IgE, e aparecem os sintomas. Essa condição pode ser herdada dos pais
- Rinite infantil não alérgica: é causada por infecções virais, bacterianas e fatores irritativos da mucosa, como mudanças climáticas, odores, perfumes, fumaça e outros. Os bebês, geralmente, apresentam a rinite não alérgica porque o seu sistema imunológico ainda não consegue produzir os anticorpos do tipo IgE. A rinite alérgica começa a se desenvolver a partir de 3 e 4 anos.
Saiba mais: Quais alimentos pioram sintomas de rinite? Médica revela
Sintomas
Os sintomas da rinite infantil são, basicamente, os mesmos da rinite em adultos e fazem parecer que a criança está “sempre resfriada”. São eles:
- Coriza
- Espirros
- Congestão nasal
- Tosse
- Lacrimejamento
- Coceira no nariz, olhos, garganta e ouvidos
- Respiração oral
Saiba mais: 6 medidas para aliviar os sintomas da rinite
Diagnóstico
O diagnóstico da rinite infantil é clínico e pode ser feito por pediatras, otorrinolaringologistas ou alergologistas a partir da observação dos sintomas. Na suspeita de rinite alérgica, existem exames laboratoriais e o teste cutâneo alérgico, que identificam os alérgenos específicos causadores dos sintomas.
Buscando ajuda médica
É indicado que pais e cuidadores busquem ajuda médica a partir do momento em que os sintomas começam a atrapalhar a qualidade da criança. Os sintomas perenes e recorrentes podem resultar no prejuízo social e produtivo, com má qualidade de sono, falta de concentração, irritabilidade e faltas recorrentes na escola. Casos mais graves, com obstrução nasal e má respiração oral, podem prejudicar o crescimento crânio-facial da criança.
Tratamento
As opções de tratamento para rinite infantil, incluem:
- Medidas de controle ambiental: o tratamento se inicia afastando a criança dos causadores da rinite infantil com medidas de controle ambiental, minimizando a exposição aos alérgenos e aos agentes irritativos
- Medicamentos: podem ser indicados medicamentos antialérgicos, sprays nasais anti-inflamatórios, lavagem nasal com soluções fisiológicas e outras classes de medicamentos
- Imunoterapia: geralmente é indicada para rinite alérgica quando a terapia medicamentosa e o controle ambiental são ineficazes. Também conhecida como “vacina para alergia”, tem como objetivo diminuir a sensibilidade a determinadas substâncias. O tratamento consiste na administração do alérgeno em doses crescentes e por um período de tempo que dependerá de fatores que incluem risco de exposição, sintomas, resposta, entre outros
Saiba mais: Vacina para rinite funciona? Veja a explicação
Medicamentos
Os medicamentos mais indicados para a rinite infantil incluem o uso de antialérgicos, antileucotrienos e sprays nasais de ação anti-inflamatória, prescritos sob orientação médica. Entre as opções mais usadas, estão:
- Budesonida
- Ciclesonida
- Loratadina
- Desloratadina
- Fexofenadina
Saiba mais: Remédio para rinite alérgica: veja opções de tratamento
Tem cura?
A rinite infantil crônica de ordem alérgica ou irritativa da mucosa nasal não tem cura, mas com o tratamento adequado é possível controlá-la. Já as rinites infecciosas são autolimitadas ao ciclo viral ou bacteriano.
Cuidados
No período de crise da rinite infantil o paciente deve ter uma boa higiene nasal, evitar a exposição aos fatores de gatilho para a piora do quadro clínico e fazer o tratamento medicamentoso conforme orientação médica.
Prevenção
A prevenção da rinite infantil consiste basicamente em evitar os possíveis gatilhos ambientais para que uma crise aconteça, como:
- Evitar cortinas, tapetes, carpetes e almofadas
- Usar capas impermeáveis em colchões e travesseiros
- Deixar a casa ventilada e com exposição ao sol
- Evitar bichos de pelúcia, estantes de livros, revistas, caixas ou qualquer objeto que possa formar colônias de ácaros
- Identificar e eliminar o mofo e a umidade, principalmente nos quartos
- Evitar o uso de vassouras, espanadores e aspiradores de pó comuns
- Passar pano úmido diariamente na casa
- Evitar animais de estimação em quartos e, especialmente, nas camas
Saiba mais: Quem tem rinite alérgica pode ter gato ou cachorro em casa?
Complicações possíveis
Dificilmente a rinite infantil evolui para quadros graves. No entanto, as complicações mais comuns podem ser:
Saiba mais: Rinite e sinusite: reconheça as diferenças entre os sintomas