Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e Doutorado em Gastroenterologia Clínica...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Saciedade precoce?
Saciedade precoce é quando a pessoa se sente satisfeita antes de ingerir uma quantidade normal ou suficiente de alimentos. Várias doenças, como câncer, úlceras e diabetes, podem estar ligadas a esse sintoma, que se dura mais de alguns dias demanda atenção.
Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que analisou pacientes com tumores malignos no aparelho digestório entre 2006 e 2011, chegou à conclusão que o segundo principal sintoma para a diminuição da ingestão de alimentos – que agrava a condição dos pacientes – é a saciedade precoce, com 74,5% de incidência.
Causas
Problemas no estômago
Qualquer tipo de desordem na região do estômago, desde tumores até dificuldade para esvaziá-lo após a alimentação, podem fazer com que a pessoa se sinta satisfeita antecipadamente, causando a saciedade precoce.
Dentre os problemas que causam a lentidão para o estômago se esvaziar estão a cicatrização ou compressão do duodeno, ou problemas na inervação do estômago e/ou duodeno.
Outro problema bastante comum é gastroparesia, que é a ausência ou diminuição dos movimentos estomacais necessários para a digestão. Muitas vezes a causa dessa doença é desconhecida, mas acredita-se que possa estar ligada ao diabetes, doença de Parkinson, esclerose múltipla, cirurgias intestinais e uso de medicamentos.
Problemas no sistema nervoso
Dentre as doenças que afetam o sistema nervoso causando a saciedade precoce, a principal é o diabetes. Ele pode causar dano na inervação responsável por regular os movimentos estomacais.
Câncer
Vários tipos de câncer podem estar ligados ao surgimento da saciedade precoce. Dentre os principais locais afetados que causam o sintoma estão:
- Estômago
- Pâncreas
- Vesícula biliar
- Intestino
- Fígado
- Ovário
- Tumores na região do abdômen que pressionam o estômago.
Outras possíveis causas
- Úlcera estomacal
- Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
- Obstrução da saída gástrica, que bloqueia a entrada de alimentos no intestino delgado
- Linfoma
- Azia
- Constipação
- Ascite, que é o acúmulo de líquido no abdômen
- Fígado aumentado
- Depressão
Diagnóstico
O médico provavelmente solicitará os seguintes exames para fazer o diagnóstico de saciedade precoce:
- Raio-x com ingestão de substância para tornar o local mais visível
- Ultrassonografia abdominal
- Cintilografia de esvaziamento gástrico
- Tomografia computadorizada.
Na consulta médica
Para diagnosticar, localizar a causa e tratar a saciedade precoce, o paciente deve marcar uma consulta com o clínico geral ou gastroenterologista. Depois, dependendo da doença concomitante que está ocasionando o problema, ele pode preferir passar o caso para o especialista neste problema.
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar ao consultório com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos ou suplementos que tome com regularidade
- Se possível, leve um acompanhante.
Buscando ajuda médica
Saciedade precoce é perigosa pois o paciente deixa de ingerir calorias e nutrientes necessários para o funcionamento do corpo, como ferro, vitamina B12, ácido fólico, cálcio e carboidratos. O que pode causar anemia e osteoporose e até desnutrição.
Além disso, se a saciedade precoce estiver associada com os seguintes sintomas, é necessário buscar atendimento médico de emergência:
- Vômitos (com ou sem sangue)
- Fezes escuras, quase pretas
- Dor ou distensão abdominal
- Calafrios
- Febre
- Emagrecimento.
A maioria dos outros sintomas que podem surgir para saciedade precoce também estão ligados a gastroparesia. Tais como:
- Dificuldade para engolir
- Dor de estômago
- Fadiga
- Febre e calafrios
- Fezes escuras
- Icterícia
- Inchaço
- Perda de apetite
- Perda de massa muscular
- Perda de peso não intencional
- Vomitar sangue.
Tratamento
O tratamento dependerá da doença que está ocasionando o problema, mas normalmente o médico pode indicar medicações para abrir o apetite, restaurar a movimentação do estômago e pedir que o paciente evite refeições ricas em gorduras e fibras, pois elas naturalmente demoram mais para serem digeridas.
Se não tratada, a saciedade precoce pode causar diversos problemas graves, como a perda de peso e de músculos, e comprometer até o funcionamento cerebral. Além de desnutrição e anemia.
Medicamentos
A saciedade precoce pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de saciedade precoce são:
Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Referências
Revisado por: Décio Chinzon, gastroenterologia da Diagnósticos da América (DASA) - CRM-SP: 49552
Ministério da Saúde
Centro de Doenças Digestivas
Instituto Nacional do Câncer (INCA)