Sou médico formado pela Universidade Estadual de Londrina em 1994.Atualmente, sou cirurgião vascular do Hospital das Clí...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Sensibilidade ao frio?
Sensibilidade ao frio, ou intolerância ao frio, é quando a pessoa é extremamente sensível a temperaturas mais frias ou amenas. Ela sente muito mais frio do que o normal quando o clima está gelado e costuma usar casacos mesmo em climas amenos ou quentes. Pode causar sintomas como vermelhidão, inchaço nos dedos, feridas na pele e descamação.
Causas
Causas da sensibilidade ao frio
A sensibilidade ao frio está ligada a uma série de fatores, dentre eles, os que podem ocasionar o aparecimento do sintoma são:
- Aterosclerose
- Anemia
- Anorexia
- Ter pouca gordura no corpo
- Fibromialgia
- Hipotireoidismo
- Problemas no hipotálamo, área do cérebro que controla a temperatura corpórea
- Problemas vasculares
- Diabetes
-
Efeito colateral de algum medicamento
- Desidratação
- Ansiedade
- Infecções
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
-
Doença de Raynaud
Saiba mais: Fibromialgia: o que é, sintomas, tratamentos e se tem cura
Sensibilidade ao frio e aterosclerose
A aterosclerose é uma doença caracterizada pela formação de placas de gordura nos vasos arteriais provocando seu entupimento, o que leva à deficiência na circulação sanguínea, particularmente nas partes mais extremas do corpo, como os pés.
"Assim, estes se tornam mais frios, podendo ainda haver dor nas pernas e pés. As principais causas de aterosclerose são a hipertensão arterial, o diabetes, o cigarro e as dislipidemias (colesterol sanguíneo alto), e usualmente atingem indivíduos acima dos 50-60 anos", explicou o cirurgião vascular Ivan Benaduce Casella em entrevista prévia ao Minha Vida.
Sinais
Sintomas de sensibilidade ao frio
A sensibilidade ao frio é por si só um sintoma de alguma condição de saúde relacionada. Porém, pode vir acompanhada de outros sinais, como:
- Calafrios e tremores
- Náuseas e vômito
- Prurido na pele
- Pele vermelha e inchada
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
- Dedos das mãos e dos pés inchados
- Pele azulada
- Escamação
Saiba mais: Mudança de cor nos dedos pode indicar Fenômeno de Raynaud
Fatores de risco
Pessoas com maior riso de apresentarem sensibilidade ao frio são as que têm problemas crônicos de saúde, como fibromialgia, ou que têm pouca taxa de gordura corpórea. As mulheres também são mais suscetíveis a este sintoma do que os homens.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar sensibilidade ao frio são:
- Clínico geral
- Dermatologista
- Endocrinologista
Dependendo desse histórico, respostas às perguntas e condições de saúde concomitantes, o médico pode pedir alguns exames para determinar a causa do problema. Tais como:
- Hemogramas
- Testes hormonais
Saiba mais: Calafrios: o que podem ser e como tratar
Buscando ajuda médica
É hora de procurar ajuda médica para sensibilidade ao frio quando o sintoma persistir por alguns dias. Da mesma forma, se o paciente possui alguma condição de saúde que o coloca no grupo de risco para o desenvolvimento do sintoma ou se já foi diagnosticado com sensibilidade ao frio anteriormente.
Tratamento
Tratamento de sensibilidade ao frio
Por sensibilidade ao frio não ser uma doença, e sim um sintoma de alguma condição de saúde, o tratamento dependerá do que está ocasionando o problema.
No caso de distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia, é importante lembrar que essas condições trazem riscos e consequências graves, devendo ser tratadas imediatamente com um time de profissionais. Inclusive, se necessário, deve-se procurar auxílio psicológico ou psiquiátrico.
A anemia também pode ser uma condição grave se não tratada, uma vez que o corpo fica sem a quantidade de ferro necessária para trabalhar corretamente. Por isso, é importante buscar tratamento médico e seguir as recomendações passadas.
De modo geral, a adoção de hábitos saudáveis de saúde deve ser um caminho importante. Alimentação adequada, prática regular de atividades físicas e higiene do sono são importantes no tratamento de sensibilidade ao frio.
Referências
Ministério da Saúde: órgão de saúde do Governo Federal Brasileiro
Clínica Mayo: organização sem fins lucrativos comprometida com a prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo atendimento especializado e integral a todos que precisam de cura
Healthline: site americano e provedor de informações de saúde com sede em San Francisco, Califórnia