Psiquiatra e médico acupunturista membro do CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura)
Redator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
Mestre em Psicologia pela UFPE, Doutoranda em Psicologia Clínica, diretora da área de Saúde da UNINASSAU Recife. Atua na...
iO que é Síndrome de Tourette?
A Síndrome de Tourette é uma condição neuropsiquiátrica comum caracterizada por tiques motores ou vocais. Os tiques são provocados por atos súbitos, impulsivos, repetitivos e frequentes, que podem constranger e dificultar a socialização da pessoa com a síndrome.
Isso porque, de acordo com Ana Cláudia Alexandre, psicóloga e diretora de Saúde da UNINASSAU Recife, é comum que os tiques sejam gestos e palavras obscenas. "É uma situação bem difícil para os envolvidos, seja a pessoa que tem a síndrome ou parentes e colegas de sala, por exemplo", explica a especialista.
Causas
Ainda segundo a psicóloga, não há uma causa específica para a Síndrome de Tourette, assim como outros transtornos neuropsiquiátricos, como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar e TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo).
No entanto, é muito comum que os tiques sejam provocados por uma série de fatores. "Normalmente, eles ocorrem quando a pessoa que tem a síndrome está em uma situação de estresse ou ansiedade. Inclusive, algumas acabam desenvolvendo outros transtornos pela condição de instabilidade emocional que podem estar vivendo", completa Ana Cláudia.
Sinais
De acordo com Agamenon Honório, psiquiatra e médico acupunturista do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, os sintomas da Tourette surgem durante a primeira infância, entre os cinco e sete anos de idade.
Inicialmente, os tiques podem se manifestar através de movimentos bruscos do tronco e dos braços, grunhidos, gritos e palavrões. Depois, eles podem evoluir para tiques simples ou complexos.
Os tiques simples geralmente são muito breves e, segundo o artigo publicado no Manual MSD, incluem:
- Piscar os olhos repetidamente;
- Caretas;
- Movimento brusco da cabeça;
- Encolher os ombros;
- Grunhir;
- Fungar ou bufar;
- Pigarrear.
Já os tiques complexos duram mais tempo e têm um significado social, ou seja, podem parecer intencionais e incluem:
- Combinações de tiques simples;
- Copropraxia (gestos obscenos);
- Ecopraxia (imitar movimentos de alguém);
- Coprolalia (palavras obscenas);
- Ecolalia (repetir sons ou palavras).
Além disso, de acordo com Agamenon Honório, os tiques da Tourette são engatilhados quando o corpo está relaxado. "Os tiques não se apresentam durante o sono, em atividades que exijam concentração ou pelo consumo de bebidas alcoólicas", detalha o psiquiatra.
Diagnóstico
Segundo a psicóloga Ana Cláudia, o diagnóstico da Tourette é clínico e geralmente feito por uma equipe multidisciplinar. "Terá psicólogo, psiquiatra, neuropediatra, entre outros e, juntos, eles irão verificar o comportamento e analisar a situação do paciente, chegando ao diagnóstico e concluindo se ele tem a Síndrome de Tourette", afirma.
Por isso, não é necessário qualquer tipo de exame para diagnosticar a Síndrome de Tourette. O profissional especializado deve apenas observar os tiques e identificar a frequência para realizar o diagnóstico correto.
Tratamento
A Síndrome de Tourette não tem cura. No entanto, de acordo com Ana Cláudia, é possível amenizar os sintomas a partir do uso de remédios e terapias. "Nesse caso, o paciente receberá indicações de medicamentos que diminuem o estresse e a ansiedade, como ansiolíticos e antipsicóticos, e deverá realizar a psicoterapia. É importante que as duas aconteçam", explica a psicóloga.
A psicóloga também destaca a Terapia Cognitivo Comportamental, que pode ensinar o paciente a controlar os comportamentos, aliviando bastante a questão da impulsividade e, consequentemente, os tiques.
Já o psiquiatra Agamenon Honório cita também a acupuntura como tratamento da Tourette. "Ela funciona como um modulador neural, promovendo a integração dos neurotransmissores, com ações ansiolíticas para diminuir o estresse, ação antidepressiva e age na regulação do sono e no relaxamento muscular", aponta.
Leia mais: Como funciona cada tipo de psicoterapia?
Referências
Ana Cláudia Alexandre, psicóloga, doutoranda em psicologia e diretora da área de Saúde da UNINASSAU Recife;
Agamenon Honório – Psiquiatra e Médico Acupunturista e Membro do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura;
Transtorno de tique e síndrome de Tourette em crianças e adolescentes (Síndrome de Tourette), M. Cristina Victorio , MD, Akron Children's Hospital.