Doutor em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina, tem título de especialista e...
iFormado pela Universidade Luterana do Brasil, no Rio Grande do Sul, é especializado em conteúdos de saúde
O que é Sopro no coração?
O sopro no coração, também conhecido como sopro cardíaco, é um ruído que pode ser ouvido no peito de uma pessoa (ou “auscultado”, no termo técnico), resultado da passagem do sangue através de um orifício de tamanho reduzido. A condição pode provocar sintomas como falta de ar, dor no peito, tontura e sensação de desmaio.
Quando uma das quatro válvulas cardíacas apresenta estenose (redução do orifício de passagem) ou não fecha corretamente, pode ocorrer o retorno de sangue através de uma pequena abertura. O som produzido pelo sopro cardíaco é semelhante a alguém soprando no ouvido ou ao ruído de uma fresta de janela aberta. Esse som pode ser detectado pelo médico durante a ausculta cardíaca com o auxílio de um estetoscópio. Vale ressaltar que o sopro cardíaco em si não é uma doença, mas indica a possibilidade de um problema no coração.
É importante entender que os quadros de sopro podem ser classificados como normais ou anormais. No caso de sopro cardíaco normal, geralmente observado em bebês e crianças, o coração é saudável e não há necessidade de preocupação adicional. No entanto, um sopro cardíaco anormal pode indicar uma condição mais grave e requer investigação e acompanhamento médico adequados.
Causas
Causas do sopro no coração
O sopro no coração pode ter diversas causas, tanto congênitas, presentes desde o nascimento, quanto adquiridas ao longo da vida, como em decorrência da idade avançada, por degeneração de alguma válvula, como sequela de endocardite, após infarto, por lesão de válvula ou do músculo cardíaco e também por febre reumática.
Em muitos casos, o sopro no coração é considerado funcional, ou seja, não indica uma condição cardíaca grave. Esses sopros podem ocorrer durante episódios de febre e estados hiperdinâmicos, nos quais o sistema cardiovascular funciona de forma acelerada. É importante destacar que esses sopros tendem a desaparecer quando a causa da aceleração é corrigida. Portanto, as causas podem ser:
- Atividade física ou exercício
- Gravidez
- Febre
- Mudanças na estrutura do coração, como cirurgia cardíaca
- Não ter glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente para transportar oxigênio suficiente para os tecidos do corpo (anemia)
- Uma quantidade excessiva de hormônio da tireoide no seu corpo (hipertireoidismo).
Tipos
Sopro no coração em crianças e bebês
Em crianças, sopros anormais são geralmente causados por uma doença cardíaca congênita. Em adultos, sopros anormais acontecem normalmente devido a doenças nas válvulas cardíacas.
Sopro normal
O sopro normal pode acontecer quando o sangue flui mais rapidamente por meio do coração. O problema pode desaparecer ao longo do tempo ou durar a vida inteira sem gerar consequências graves.
Saiba mais: Sopro no coração serve como sinal de alerta
Sopro anormal
Embora a maioria dos sopros cardíacos não seja grave, alguns podem resultar de um problema cardíaco. A causa mais comum de sopros anormais em crianças é quando os bebês nascem com problemas estruturais do coração (cardiopatia congênita), como:
Embora a grande maioria dos sopros cardíacos não seja considerada grave, é importante ressaltar que alguns podem indicar a presença de um problema cardíaco oculto. Em crianças, a causa mais frequente de sopros cardíacos anormais está relacionada a problemas estruturais do coração presentes desde o nascimento, conhecidos como cardiopatias congênitas. Alguns exemplos dessas condições incluem:
- Defeitos septais, que são uma espécie de buraco nas paredes entre as câmaras cardíacas
- Anormalidades na válvula do coração, como válvulas que não permitem a passagem suficiente de sangue (estenose) ou aqueles que não se fecham adequadamente e vazam.
Além disso, as infecções e condições que danificam as estruturas do coração também causam o sopro anormal, sendo mais comuns em crianças mais velhas ou adultos. Por exemplo:
- Febre reumática
- Endocardite
- Calcificação da válvula
- Prolapso da válvula mitral.
Sinais
Se você tem um sopro no coração inofensivo, provavelmente não terá quaisquer outros sinais ou sintomas.
Um sopro cardíaco anormal pode causar outros sinais óbvios, além do som incomum que seu médico ou médica ouve pelo estetoscópio. Confira os sinais que, juntamente com um sopro cardíaco, podem indicar um problema do coração:
Sintomas de sopro no coração
Se você tem sopro no coração inofensivo, provavelmente não terá quaisquer outros sintomas.
Um sopro cardíaco anormal pode causar outros sinais, além do som incomum que seu médico(a) ouve pelo estetoscópio. Para compreender melhor como identificar este problema, confira os principais sintomas de sopro no coração:
- Pele azulada, especialmente nas pontas dos dedos e lábios
- Inchaço ou ganho de peso repentino
- Falta de ar
- Tosse crônica
- Fígado inchado
- Veias do pescoço aumentadas
- Falta de apetite
- Problemas de crescimento (em crianças)
- Transpiração intensa com o mínimo ou nenhum esforço
- Dor no peito
- Tontura
- Desmaio.
Diagnóstico
A maioria dos sopros cardíacos é percebida durante as visitas médicas regulares. Com o estetoscópio, o profissional de saúde pode ouvir parte do batimento cardíaco, incluindo sons extras ou sopros.
Se houver um sopro no coração, o médico irá avaliar o tipo de som e sua altura. Além disso, ele irá procurar por outros sintomas, como:
- Falta de ar
- Tontura
- Batimento cardíaco rápido ou irregular
- Acúmulo de líquido nas pernas ou nos pulmões.
Podem ser feitos alguns testes adicionais, como:
- Ecocardiograma
- Eletrocardiograma
- Radiografia de tórax
- Cateterismo cardíaco
Saiba mais: Conheça oito ameaças inusitadas à saúde do coração
Fatores de risco
Para sopro no coração, os fatores de risco incluem:
- Histórico familiar de doenças cardíacas
- Doenças durante a gravidez
- O uso de certos medicamentos, álcool ou drogas durante a gravidez
- Hipertensão
- História de febre reumática
- Radioterapia próxima do peito
- Endocardite anterior
- Infarto anterior
- Hipertensão pulmonar
- Músculo do coração fraco, causado por condição conhecida como cardiomiopatia.
Buscando ajuda médica
A maioria dos sopros cardíacos não é grave, mas se você acha que você ou seu filho tem um sopro no coração, marque uma consulta médica. O médico ou médica pode dizer se o sopro cardíaco é inocente e não necessita de qualquer tratamento adicional ou se é um problema cardíaco que precisa ser mais bem examinado.
Especialistas que podem diagnosticar um sopro cardíaco são:
- Clínico geral
- Cardiologista
- Pediatra
Saiba mais: Conheça ingredientes funcionais que fazem bem ao coração
Sopro no coração pode matar?
Em grande parte dos casos, o sopro no coração não apresenta riscos à saúde do paciente. No entanto, a possibilidade de morte acontece somente em quadros graves e raros em que o sopro é causado por alguma doença no coração, impactando diretamente no funcionamento das valvas e dos músculos.
Tratamento
Tratamento para sopro no coração
Quando o paciente sofre com sopro no coração normal, geralmente não há necessidade de tratamentos.
Diante disso, surge a dúvida se o sopro no coração tem cura. Nos casos inocentes, o problema desaparece sozinho sem a necessidade de tratamento, apenas de acompanhamento médico. Em contrapartida, é possível que haja alguma intervenção dependendo do estado do sopro cardíaco.
Medicamentos
No geral, a condição é tratada com o uso de medicamentos que propiciam o controle da pressão arterial, facilitando o bombeamento do sangue por parte do coração, como:
- Digoxina: ajuda o coração a bater com mais força
- Anticoagulantes: evitam a formação de coágulos no coração
- Diuréticos: removem o excesso de fluidos do seu corpo, ajudando a tratar outras condições, como pressão arterial elevada
- Inibidores de ECA: baixam a pressão arterial
- Estatinas: diminuem o colesterol
- Betabloqueadores: reduzem a frequência cardíaca e pressão arterial.
Saiba mais: Como melhorar a saúde do coração?
Cirurgia ou cateterismo
As opções cirúrgicas para tratamento de problemas cardíacos específicos variam de acordo com a condição. Vale ressaltar que, em muitas situações, a causa do sopro cardíaco é tratada por meio da inserção de um cateter através de uma artéria na virilha nas veias de seu coração para tratar sua condição, num procedimento chamado cateterismo cardíaco.
Prevenção
Na maioria dos casos, não é possível prever nem prevenir o surgimento da maioria dos sopros, sejam eles normais ou anormais, pois eles geralmente são causados por infecções ou questões congênitas.
No entanto, para minimizar a possibilidade do problema, o ideal é optar por um estilo de vida saudável com a inclusão de:
- Alimentos não-gordurosos, frutas, saladas e proteínas
- Exercícios regulares
- Controle da pressão arterial e colesterol
Além disso, é recomendado:
- Não fumar
- Ingerir bebida alcoólica com moderação.
Referências
Diagnóstico por Imagem e Medicina Nuclear (IMEB)