Ortopedista e especialista em tratamento de doenças crônicas degenerativas e em cirurgia do ombro e cotovelo. Atual...
iRedatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
O que é Tenossinovite?
A tenossinovite é a inflamação de um tecido que cobre os tendões, chamado bainha tendinosa. A condição faz com que os tendões fiquem doloridos, causando dor local durante os movimentos e, em alguns casos, inchaço. A inflamação pode acontecer em qualquer tendão do corpo, mas é mais comum nos punhos, nas mãos, nos tornozelos, nos ombros e nos joelhos.
Dentro da bainha tendinosa, existe um líquido lubrificante chamado de líquido sinovial, cuja função é diminuir o desgaste do tendão e facilitar o deslizamento quando ele é exigido durante uma contração muscular. Porém, esse líquido costuma acumular em casos de infecções ou inflamações, o que leva a quadros de dor típicas da tenossinovite.
Causas
A causa da tenossinovite mais comum é o uso de forma repetitiva do determinado tendão. Pode acontecer na prática de alguns esportes e em profissões que exigem movimentos repetitivos, como professores, carpinteiros, músicos, dentistas ou pessoas que passam muito tempo digitando.
A tenossinovite também pode ser causada por infecções ou doenças preexistentes, como artrite reumatoide, gota, diabetes, esclerodermia ou artrite reativa.
Sintomas
Sintomas da tenossinovite
Os principais sinais e sintomas de tenossinovite são:
- Movimentação limitada de uma articulação
- Inchaço articular na área afetada
- Dor e sensibilidade ao redor da junta, especialmente na mão, pulso, pé ou tornozelo
- Dor ao movimentar uma articulação
- Vermelhidão no comprimento do tendão
- Febre, inchaço e vermelhidão podem indicar uma infecção, especialmente se uma punção ou corte tiver ocasionado esses sintomas
Diagnóstico
O diagnóstico da tenossinovite é feito através do exame físico e da avaliação dos sintomas. Exames de imagem, como ultrassom ou ressonância magnética, podem ajudar a confirmar o diagnóstico.
Fatores de risco
Pessoas entre 30 e 50 anos de idade têm um risco maior de desenvolver tenossinovite do que indivíduos de outras faixas etárias. A condição é mais comum em pessoas do sexo feminino do que do sexo masculino e pode ser associada à gravidez.
Atividades diárias que envolvam o uso da mão e do punho, em movimentos repetitivos, podem contribuir para o desenvolvimento de tenossinovite também.
Buscando ajuda médica
Marque uma consulta médica se sentir dor ou dificuldade em esticar uma articulação de seu corpo. Se houver suspeita de infecção, procure um especialista imediatamente. Os especialistas que podem diagnosticar tenossinovite são:
- Clínico geral
- Reumatologia
- Infectologia
- Ortopedista
Tratamento
Tratamento para tenossinovite
O objetivo do tratamento para tenossinovite é aliviar a dor e reduzir a inflamação. Descansar ou manter os tendões afetados parados é essencial para a recuperação.
Você pode usar uma tala ou cinta removível para ajudar a manter os tendões imobilizados. Aplicar calor ou frio à área afetada deve ajudar a reduzir a dor e a inflamação.
Medicamentos anti-inflamatórios podem aliviar a dor e reduzir a inflamação. Injeções locais de corticosteroides podem ser úteis também. Alguns pacientes precisam de cirurgia para retirar a inflamação ao redor do tendão, mas isso não é comum.
A tenossinovite causada por infecção precisa de tratamento imediato com antibióticos. Em alguns casos graves, pode ser necessária cirurgia para retirar o pus ao redor do tendão.
Se não houver infecção, uma injeção de esteroides pode ser usada para reduzir a inflamação na bainha do tendão.
Depois de recuperado, faça exercícios para fortalecimento usando os músculos ao redor do tendão afetado para ajudar a evitar a volta da lesão.
- Evite mover as mãos e os pulsos da mesma forma repetidamente
- Use uma cinta ou tala - se sugerido pelo médico
- Siga um plano de exercícios recomendados por um especialista
- Tome nota especial de qualquer atividade que cause dor, inchaço ou dormência em seu polegar e no pulso
Medicamentos
Os medicamentos mais usados para o tratamento de tenossinovite são:
- Androcortil
- Betametasona
- Celestone
- Cetoprofeno
- Decadron
- Dexametasona
- Flanax
- Ibupril 300mg
- Ibupril 400mg
- Ibupril 600mg
- Ibuprofeno
- Naproxeno
- Prednisona
- Prednisolona
- Predsim
- Profenid
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Tem cura?
A tenossinovite tem cura. Porém, quando causada por esforço excessivo e a atividade não for interrompida, ela pode voltar. Em condições crônicas, o tendão pode ser danificado e a recuperação pode ser lenta ou incompleta.
Se a tenossinovite não for corretamente tratada, pode ser difícil de usar a mão e o pulso corretamente por algum tempo. Pode haver limitação persistente de movimentos também.