Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP.Residência Médica em Patologia Clínica com sub-especialidade em Bioquímica C...
iRedatora especializada em saúde, bem-estar, alimentação e família.
O que é Clearance de creatinina?
O clearance de creatinina é um exame que compara a dosagem de creatinina no sangue e os níveis dessa substância na urina. Ele serve para avaliar a função dos rins e para diagnosticar disfunções renais.
O que é creatinina e o que o exame indica?
A creatinina é um resíduo produzido pela quebra de uma proteína chamada creatina fosfato. Essa proteína atua no funcionamento dos músculos, sendo obtida por meio dos alimentos ricos em proteína.Os músculos estão em constante atividade, e portanto consumindo creatina fosfato o tempo inteiro. Quando quebrada para ajudar no funcionamento muscular, a creatina fosfato produz um resíduo chamado creatinina, que é filtrado nos rins e excretado na urina. Aproximadamente 2% da creatina presente no corpo é convertida em creatinina todos os dias.
Quando os rins não estão funcionando bem a filtragem da creatinina é comprometida. Isso quer dizer que boa parte da creatinina produzida não será excretada na urina, permanecendo no sangue.
O exame de clearance de creatinina, portanto, mostra quanta creatinina está sendo produzida (sangue) e quanta creatinina está sendo excretada (urina). Isso ajuda a entender se a função renal está mesmo comprometida, uma vez que algumas pessoas podem apresentar níveis mais baixos ou mais altos de creatinina no sangue sem apresentar problemas na função - e os resultados da amostra de urina comprovam que a creatinina está sendo adequadamente filtrada.
Clearance de creatinina: quando é indicado?
O clearance de creatinina ajuda a detectar a insuficiência renal em fases precoces. Por isso, o teste é indicado para pessoas que:
- Têm histórico familiar ou pessoal que doença renal crônica
- Têm doenças que aumentam o risco de problema renal, como diabetes, hipertensão, obesidade, rins policísticos, glomerulonefrite, infecções urinárias de repetição e cálculos renais de repetição
- Fazem uso de medicamentos que alteram a função renal
- Têm idade maior que 50 anos
- São fumantes
Saiba mais: Dor no rim pode indicar infecções ou presença de cálculo
Outros sintomas e condições que podem justificar a triagem com exame de creatinina são:
- Inchaços no corpo sem causa definida
- Anemia sem causa aparente
- Doenças cardíacas graves
- Sangue na urina
- Urina com espuma
- Perda de peso não intencional
- Perda de apetite e fraqueza sem causa aparente
- Crianças com problema de crescimento
Contraindicações
Por ser um exame de sangue e urina comum, não há contraindicações expressas para a dosagem de creatinina.
Grávida pode fazer?
Mulheres durante a gravidez estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicação expressa. No entanto, pode ser que os resultados fiquem alterados - um pouco acima do normal - por conta da gravidez.
O clearance de creatinina não é um exame comumente pedido durante a gravidez, mas pode ser usado para acompanhar mulheres que já possuam uma doença renal pré-diagnosticada.
Considerações
Cálculo do clearance de creatinina
O cálculo do clearance de creatinina é feito pelo laboratório após a coleta das amostras de urina e sangue. Existem diversas formas de realizar o cálculo, sendo que uma das mais comuns - e mais antiga - é a fórmula Cockcroft-Gault, que é simples e pode ser feita a partir de dados como idade, peso e dosagem de creatinina no sangue (creatinina sérica). Veja a seguir como é a fórmula:
- Homem: Clearence de Creatinina = [(140 - Idade em anos) x Peso (kg) ) / (Creatinina Sérica x 72)]
- Mulher: Clearence de Creatinina = [(140 - Idade em anos) x Peso (kg) ) / (Creatinina Sérica x 72)] x 0,85
Além dela, existe a fórmula Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration (CKD-EPI), que é mais atual e uma das mais indicadas para o cálculo de clearence de creatinina atualmente. Ela considera o valor de creatinina do sangue do paciente, idade e o sexo.
Os cálculos podem ser feitos de maneiras diferentes por cada laboratório e, por isso, os resultados podem variar de um para outro. No resultado do exame, geralmente é indicada qual fórmula foi utilizada para calcular o clearance de creatinina. De qualquer maneira, o recomendado é que você aguarde o resultado do seu exame para avaliar sua função renal junto a um médico especializado.
Valores do clearance de creatinina
Os valores para clearance de creatinina podem variar conforme o laboratório ou hospital e a fórmula utilizada para o cálculo. Em geral, os valores obtidos pela fórmula de Cockcroft & Gault são:
- Crianças: 70 - 140 mL/min/1,73 m2
- Homem: 85 - 125 mL/min/1,73 m2
- Mulher: 75 - 115 mL/min/1,73 m2
No caso de laboratórios que utilizam a fórmula CKD-EPI, o valor de referência é superior a 90 mL/min/1,73 m2.
Resultados anormais
Qualquer doença ou condição que afeta os glomérulos pode diminuir a capacidade dos rins de limpar creatinina e outros resíduos do sangue. Quando isto ocorre, a depuração de creatinina fica comprometida, aumentando os níveis da substância presentes no sangue e reduzindo as quantidades que deveriam ser encontradas na urina.
Quanto menos eficaz é a filtração renal, menor é o resultado do clearance. Uma creatinina que não está sendo corretamente filtrada pelos rins pode indicar algumas doenças e condições:
- Trato urinário bloqueado
- Infecção nos rins
- Insuficiência renal
- Desidratação
- Alterações musculares, como rabdomiólise.
A taxa de depuração da creatinina também pode ficar mais baixa do que o normal quando há diminuição do fluxo sanguíneo para os rins. Nesses casos, o resultado pode indicar problemas como insuficiência cardíaca congestiva e insuficiência renal aguda ou crônica.
O que pode afetar o resultado do teste?
As taxas de depuração de creatinina tendem a cair com o passar dos anos, uma vez que a capacidade dos rins de filtrar o sangue diminui.
Certos fármacos podem diminuir a depuração da creatinina. Pessoas que possuem apenas um dos rins funcionando geralmente apresentam taxas de depuração normais, porque o rim funcional vai compensar a falta do outro órgão, aumentando sua taxa de filtração.
Riscos
Os riscos envolvidos na realização do clearance de creatinina são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.
Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema antes da coleta.
A coleta da urina pode ser desconfortável, já que a pessoa precisa urinar no recipiente durante um dia inteiro. Entretanto, também não há riscos envolvidos.
Como é feito o clearance de creatinina?
Preparo para o exame
Para o clearance de creatinina é necessário um jejum mínimo de três horas para a coleta de sangue. O ideal é não estar no período menstrual. Como a urina é coletada pelo próprio paciente em casa, é necessário fazer a retirada do material usado na coleta no laboratório ou hospital responsável.
O prazo máximo entre a coleta de sangue e a entrega da amostra de urina (ou vice-versa) é de 72 horas.
Também é importante dizer ao médico ou médica quais medicamentos você toma regularmente. Em alguns casos, pode ser necessário interromper o uso da medicação. Entretanto, não pare de ingerir qualquer medicamento sem autorização profissional.
Como é feito?
Coleta da urina
O clearance de creatinina exige a coleta de urina durante 24 horas. Isso que dizer que a pessoa passará um dia urinando exclusivamente em uma jarra de plástico fornecida pelo laboratório ou hospital. Esse recipiente deve ser vedado e encaminhado para o hospital ou laboratório.
Como é necessária uma diferença de no máximo 72 horas entre a coleta da urina e do sangue, o paciente pode ser orientado a fazer a coleta da urina no dia anterior ao do exame de sangue. Dessa forma, o paciente comparece para retirada da amostra de sangue já com a urina coletada.
Coleta do sangue
Em um hospital ou laboratório, o exame de creatinina é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:
- Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
- O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
- A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
- O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
- O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
- Uma bandagem é colocada no local
Saiba mais: Creatinina: exame de sangue avalia função dos rins
Recomendações pós-exame
Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Como é necessário fazer um jejum de pelo três horas, o paciente poderá se alimentar após a coleta.
Periodicidade do exame
Não há uma periodicidade para se realizar o clearance de creatinina. Tudo dependerá das orientações médicas e da presença ou da ausência de doenças que devem ser acompanhadas pelo exame, como insuficiência renal crônica.
Referências
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Hospital de Clínicas
National Kidney Foundation