Possui graduação em Medicina (UFPR), especialização em Medicina do Esporte (UNIFESP), mestrado em Medicina Interna (UFPR...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Dosagem de cortisol (urina)?
O exame de cortisol na urina é feito para medir o nível deste hormônio no organismo. O cortisol desempenha um papel no metabolismo das proteínas, dos lipídeos e dos carboidratos. Ele afeta os níveis de glicose no sangue, ajuda a manter a pressão arterial e a regular o sistema imunológico. O hormônio está circulante no sangue e parte dele é excretada na urina.
O cortisol é produzido e secretado pelas glândulas suprarrenais, dois órgãos triangulares que ficam em cima dos rins. A produção do hormônio é regulada pela glândula pituitária, um pequeno órgão localizado abaixo do cérebro. Quando o nível de cortisol no sangue cai, o corpo começa a produzir ACTH (hormônio adrenocorticotrófico). O ACTH estimula as glândulas suprarrenais adrenais a produzirem e a liberarem cortisol. Dessa forma, é comum pedir o exame de cortisol juntamente com o de ACTH.
Normalmente, os níveis de cortisol aumentam quando ACTH está baixo e caem quando ACTH está alto. Condições que afetam a hipófise ou as glândulas suprarrenais podem aumentar ou diminuir a quantidade de ACTH e cortisol que as glândulas produzem, interferindo na sua regulamentação.
Saiba mais: Hemograma completo: veja para que serve e se precisa de jejum
Como é feito o exame de cortisol?
O exame de cortisol na urina normalmente é realizado em uma amostra de toda a urina produzida num período de 24 horas. A coleta de urina de 24 horas é feita da seguinte maneira:
- Você retira o material para coleta em um laboratório ou hospital, de preferência o mesmo para o qual você entregará a amostra depois
- Ao acordar de manhã, esvazie a bexiga, mas não salve esta urina. Anote o horário que você urinou para marcar o início do seu período de coleta de 24 horas
- Durante as próximas 24 horas, você recolhe toda a sua urina. O consultório médico ou laboratório normalmente irá fornecer-lhe com um grande recipiente que contém cerca de 4 litros. O recipiente tem uma pequena quantidade de conservante nele. O ideal é urinar em um recipiente pequeno e limpo para, em seguida, despejar a urina no galão. Não toque no interior do recipiente com os dedos
- Mantenha o recipiente grande na geladeira
- Esvazie a bexiga pela última vez o mais perto possível do fim das 24 horas. Adicione a urina ao recipiente e registre o tempo
- Não deixe cair papel higiênico, pelos pubianos, fezes, sangue menstrual ou outros materiais estranhos na amostra de urina
Preparo para o exame
Para o exame de cortisol na urina não é necessário jejum. Para mulheres, o ideal é não fazer a coleta durante a menstruação. Também é importante dizer ao médico quais medicamentos você toma regularmente, incluindo suplementos alimentares. Em alguns casos, pode ser necessário interromper o uso da medicação. Entretanto, não pare de ingerir qualquer medicamento sem autorização profissional.
Tempo de duração do exame
O exame de cortisol na urina leva 24 horas para ser realizado, uma vez que deve ser recolhida toda a urina desse período.
Saiba mais: Cortisol: o que é e para que serve o exame
Recomendações pós-exame
Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente.
Periodicidade do exame
Não há uma periodicidade para se realizar um exame de cortisol. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou da ausência de doenças que devem ser acompanhadas pelo exame.
Riscos
Não há qualquer risco envolvido na realização do exame de cortisol na urina.
Resultados do exame de cortisol na urina
Os resultados do exame de cortisol na urina costumam ficar disponíveis em alguns dias. A interpretação do exame depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso, é importante conversar com o médico para tirar qualquer dúvida.
Resultados normais
Os níveis de cortisol são medidos em micrograma (µg) por amostra de urina (24h). Valores normais para cortisol livre urinário são:
- Masculino: 4,2 a 60,0 µg/24h
- Feminino: 3,0 a 43,0 µg/24h
Resultados anormais
Valores de cortisol acima do normal na urina podem indicar:
- Síndrome de Cushing
- Glândulas suprarrenais hiperativas
- Tumor na glândula adrenal
- Alguns tipos de câncer que afetam a produção de ACTH ou cortisol
- Uso prolongado de corticosteroides
- Doença grave do fígado ou rim
- Depressão
- Hipertireoidismo
- Obesidade
- Gravidez ou uso de pílulas anticoncepcionais
- Condições como cirurgia recente, doença, lesão ou infecção generalizada (sepse) podem causar níveis elevados de cortisol
Causas que elevam o cortisol
O excesso de cortisol pode causar uma série de complicações. Ele aumenta o risco de diabetes, hipertensão arterial e depressão e em casos extremos, como a Síndrome de Cushing, pode levar a uma atrofia muscular. Vários fatores podem levar ao excesso de cortisol.
"Tumor suprarrenal ou tumor na hipófise, que também podem originar a Síndrome de Cushing, uso de corticoide como medicamento e a obesidade", observou a endocrinologista Rosana Radominski, diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, em entrevista prévia ao MinhaVida.
Baixos níveis de cortisol na urina podem indicar:
- Doença de Addison
- Infecção que afeta as glândulas suprarrenais
- Problemas com a glândula pituitária que afetam as glândulas suprarrenais, como câncer ou um ferimento na cabeça
- Hipopituitarismo, em que a glândula pituitária não sinaliza a glândula adrenal para a produção de cortisol suficiente
- Repressão da hipófise ou função adrenal por medicamentos glicocorticoides
O que pode afetar o resultado do exame de cortisol na urina?
As seguintes situações podem alterar os resultados do teste de ACTH:
- Medicamentos que afetam a produção de cortisol ou de ACTH
- Gravidez, que tende a deixar os níveis de cortisol mais altos
- Hipoglicemia
- Estresse físico ou emocional
- Não recolher exatamente 24 horas de urina
Contraindicações
Existem contraindicações para o exame de cortisol na urina?
Por ser um exame de urina comum, não há contraindicações expressas para a dosagem de cortisol na urina. No entanto, o médico irá dizer se você pode ou não fazer o exame de acordo com suas necessidades.
Sintomas do cortisol alto ou baixo na urina
O teste é feito para verificar se a produção de cortisol está elevada ou reduzida no corpo. Doenças como a síndrome de Cushing e doença de Addison podem levar à produção exagerada ou diminuída de cortisol. Medir o nível de cortisol na urina pode ajudar a diagnosticar essas condições.
Sintomas da produção elevada de cortisol na urina
Produção elevada de cortisol causa sintomas relacionados à síndrome de Cushing, tais como:
- Hipertensão
- Hiperglicemia
- Obesidade
- Pele frágil
- Listras roxas no abdômen
- Perda de massa muscular e fraqueza
- Osteoporose
- Períodos menstruais irregulares
- Excesso de pelos (em mulheres)
- Atraso no desenvolvimento e baixa estatura (em crianças).
Saiba mais: Dieta anticortisol: saiba regular o hormônio que causa acúmulo de gordura
Sintomas da produção baixa de cortisol na urina
A falta de cortisol também pode justificar o exame. Doenças relacionadas a baixos níveis de cortisol são insuficiência suprarrenal e doença de Addison. Sintomas comuns são:
- Perda de peso não intencional
- Fraqueza muscular
- Fadiga
- Pressão arterial baixa
- Dor abdominal
- Manchas escuras da pele (ocorrem na doença de Addison, mas não insuficiência adrenal secundária)
Grávida pode fazer exame de cortisol na urina?
Mulheres durante a gravidez estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicações. No entanto, os resultados podem ficar alterados por conta das mudanças hormonais típicas da gestação. Geralmente, o nível de cortisol sobe durante a gravidez.
Referências
LabTestsOnline - site projetado para ajudar pacientes e cuidadores a entender os muitos testes de laboratório que podem ser pedidos pelos médicos. O site é produzido pela AACC, uma organização profissional científica e médica global dedicada a ciência de laboratório clínico e sua aplicação aos cuidados de saúde.
MedlinePlus - enciclopédia médica do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, com base na Biblioteca Nacional de Medicina. Traz informações sobre doenças, condições e questões de bem-estar.