Joji Ueno é ginecologista-obstetra. Dirige a Clínica Gera e o Instituto de Ensino e Pesquisa em Medicina Reprodutiva de...
iRedatora especializada em saúde, bem-estar, alimentação e família.
O que é FSH (sangue)?
O exame de FSH tem como função medir os níveis do hormônio folículo-estimulante presentes em uma amostra de sangue, sendo feito através do exame de sangue. Esse hormônio é produzido pela glândula pituitária e tem como funções:
- Controlar o ciclo menstrual e a produção de ovos pelos ovários. A quantidade de FSH varia ao longo do ciclo menstrual e é mais alta pouco antes da ovulação
- Controlar a produção de esperma. Neste caso, a quantidade de FSH permanece constante
Os valores de FSH e de outros hormônios (LH, estrógeno, testosterona e progesterona) são medidos para identificar infertilidade. O nível de FSH pode ajudar a determinar se os testículos ou ovários estão funcionando corretamente.
Saiba mais: Tudo que você precisa saber para tratar a infertilidade
O teste também pode ser feito para diagnosticar hipogonadismo primário, puberdade precoce e menopausa.
Indicações do exame FSH
O exame de FSH pode ser usado juntamente com as dosagens de LH, testosterona, estrógeno e/ou progesterona para:
- Investigar as causas de infertilidade
- Investigar causas de baixa contagem de esperma
- Investigar causas de menstruação irregular
- Diagnosticar condições associadas a disfunções nos ovários ou nos testículos
- Confirmar o diagnóstico de doenças pituitárias ou do hipotálamo, que podem afetar a produção de FSH
- Confirmar menopausa
Condições e sintomas que justificam o exame de FSH são:
- Dificuldade para engravidar
- Períodos menstruais irregulares
- Desordens como síndrome dos ovários policísticos ou cisto no ovário
- Ausência de menstruação não relacionada à gravidez
-
Baixa contagem de esperma
- Baixa concentração de massa muscular em homens
O teste também pode ser pedido se há suspeita de desordens na glândula pituitária. Sintomas que levantam essa suspeita incluem:
- Fraqueza
- Falta de apetite
Exame FSH e infertilidade masculina
A hipófise produz dois hormônios mandados para os testículos: o LH, com a função de produzir testosterona, e o FSH, com a função de estimular a produção de espermatozoides. Havendo equilíbrio na liberação desses hormônios serão normais os espermatozoides e os níveis de testosterona.
"Sabe-se que a existência do FSH é fundamental para a produção de espermatozoides, mas não se sabe como, nem onde funciona esse hormônio dentro dos testículos. Essa é a razão de existirem tão poucos tratamentos para a infertilidade masculina", explicou Joji Ueno, ginecologista especialista em reprodução humana em entrevista prévia ao MinhaVida.
Exame FSH em crianças
Em crianças, as dosagens de FSH e LH são usadas para ajudar no diagnóstico de puberdade precoce. Esse distúrbio pode ser um sintoma para condições mais graves envolvendo a glândula pituitária, o hipotálamo, os ovários e testículos ou outros sistemas. A puberdade precoce inclui transformações comuns do período antes da idade esperada, como:
- Desenvolvimento das mamas
- Desenvolvimento dos testículos e pênis
- Crescimento de pelos púbicos
- Início da menstruação
Contraindicações
Não existem contraindicações expressas para um exame de FSH. No entanto, o médico ou médica pode dizer se você está apto a fazer o teste ou não.
Grávida pode fazer exame FSH?
Não há contraindicações para a realização do exame de FSH durante a gravidez. Entretanto, os resultados podem se apresentar alterados por conta das oscilações hormonais comuns do período.
Considerações
Riscos do exame FSH
Os riscos envolvidos na realização do exame de FSH são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.
Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema com antecedência.
Resultados do exame FSH
Os resultados do exame de FSH são geralmente comparados com as dosagens de outros hormônios, como LH, estrógeno e/ou progesterona. Os resultados geralmente ficam prontos em poucos dias. Os valores de referência mostrados aqui são apenas um guia, uma vez que podem mudar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico ou médica irá avaliar os resultados de acordo com o paciente e suas características, como idade e doenças relacionadas.
Valores normais do exame FSH
Os níveis de FSH são medidos em Unidade Internacionais (UI) por litro de sangue (L). Resultados normais de FSH podem variar conforme o período menstrual. No sexo feminino, os valores são:
- Fase folicular: até 12,0 UI/L
- Fase lútea: até 12,0 UI/L
- Pico ovulatório: 12,0 a 25,0 UI/L
- Menopausa: acima de 30,0 UI/L
Já no sexo masculino, o FSH considerado saudável é de 10,0 UI/L ou abaixo. Crianças que ainda não chegaram à fase da puberdade devem apresentar valores de FSH até 4,0 UI/L.
Valores anormais do exame FSH
Valores altos de FSH no sexo feminino podem indicar:
- Perda da função ovariana antes dos 40 anos (falência ovariana)
- Menopausa precoce
- Menopausa
Valores elevados de FSH no sexo masculino podem indicar:
- Testículos ausentes ou que não funcionam corretamente
- Testículos danificados por uma doença, como a dependência do álcool, ou por meio de tratamentos, como quimioterapia
Resultados acima do normal em crianças podem significar puberdade ou puberdade precoce.
Níveis de FSH abaixo do normal podem significar:
- Ausência de ovulação
- Baixa produção ou ausência de esperma
- Mau funcionamento do hipotálamo ou da glândula pituitária
- Presença de tumor que interfere com a capacidade do cérebro de controlar a produção de FSH
- Desnutrição ou baixo peso
O que pode afetar o resultado do exame FSH?
O exame de FSH pode ter os resultados alterados por fatores como:
- Uso de medicamentos hormonais à base de estrógeno, testosterona e/ou progesterona (incluindo anticoncepcionais)
- Tabagismo pesado
- Idade
- Uso de determinados medicamentos. Para saber, converse com o médico ou médica
- Ter feito exames que usam radiação ou contraste na semana anterior ao teste de FSH
Saiba mais: Exame de urina: para que serve, tipos e resultados
Como é feito o exame FSH?
Preparo para o exame
Diversos medicamentos podem alterar os resultados do teste. Anote todos os medicamentos que você ingere com regularidade e leve para a consulta, incluindo suplementos alimentares. O médico ou médica irá dizer se você deve interromper o uso de alguma medicação e por quanto tempo.
Conversar com o médico sobre eventuais preocupações também é recomendado, uma vez que ele pode orientar sobre os procedimentos e possíveis resultados.
Como é feito o exame FSH?
Em um hospital ou laboratório, o exame de FSH é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:
- Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
- O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
- A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
- O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
- O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Pode ser feita pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
- Uma bandagem é colocada no local
Saiba mais: Você confunde disfunção erétil e infertilidade?
Tempo de duração do exame
O exame de FSH leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia e coletar o sangue.
Recomendações pós-exame
Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente.
Periodicidade do exame
Não há uma periodicidade para se realizar a dosagem de FSH. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de doenças que devem ser acompanhadas pelo exame, como puberdade precoce ou infertilidade.
É recomendo, no entanto, que mesmo mulheres sem sintomas de infertilidade ou menopausa precoce realizem a dosagem de FSH pelo menos uma vez ao ano. Isso ajuda a acompanhar o andamento da fertilidade e a identificar qualquer problema precocemente.
Referências
MedlinePlus - enciclopédia médica do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, com base na Biblioteca Nacional de Medicina. Traz informações sobre doenças, condições e questões de bem-estar.
LabTestsOnline - site projetado para ajudar pacientes e cuidadores a entender os muitos testes de laboratório que podem ser pedidos pelos médicos. O site é produzido pela AACC, uma organização profissional científica e médica global dedicada a ciência de laboratório clínico e sua aplicação aos cuidados de saúde.