Farmacêutica da Farmácia Clínica no Hospital Santa Casa de São José dos Campos. Bacharel em Farmácia pela Universidade P...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Ansiolítico?
Os ansiolíticos, também conhecidos como tranquilizantes ou calmantes, são uma classe de medicamentos que atuam no sistema nervoso central, diminuindo a tensão e a ansiedade. Eles podem ser elaborados por meio de processos químicos, como os benzodiazepínicos, e também em forma natural, como os remédios caseiros e fitoterápicos.
Os medicamentos ansiolíticos são prescritos para o tratamento de diversas condições e podem ser administrados via oral, na forma de comprimidos ou de cápsulas — ou, ainda, por via endovenosa, através de injeção. Contudo, as formas injetáveis são usadas somente em hospitais.
Para que serve?
Os ansiolíticos agem nos neurotransmissores do sistema nervoso central, aliviando sintomas psicológicos e físicos da ansiedade, como constante tensão, taquicardia, respiração ofegante e transpiração em excesso.
Eles podem ser indicados no tratamento de insônia, além de condições como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e síndrome do pânico.
Dentre os medicamentos ansiolíticos mais conhecidos estão os benzodiazepínicos, que incluem fármacos como:
- Clonazepam
- Alprazolam
- Lorazepam
- Bromazepam
- Diazepam
- Estazolam
- Nitrazepam
Todos da classe dos benzodiazepínicos são controlados, o que implica que devem ser administrados somente com orientação médica e, para adquiri-los, é necessária a retenção da receita médica pela farmácia.
Ansiolíticos naturais
Os ansiolíticos naturais são substâncias encontradas na natureza que podem auxiliar a reduzir a ansiedade e a promover uma sensação de relaxamento. Normalmente, não necessitam de prescrição médica. Alguns exemplos incluem:
- Fitoterápicos: são medicamentos feitos a partir de extratos de plantas medicinais, como valeriana, passiflora e camomila
- Chás naturais: algumas bebidas contêm propriedades calmantes e relaxantes, como camomila, valeriana, melissa e lavanda
- Alimentos ricos em triptofano: o consumo de alimentos como queijo, banana, abacate e amendoim pode ajudar a melhorar o humor e proporcionar sensação de bem-estar
É importante destacar que, embora os fitoterápicos sejam considerados alternativas naturais, eles não estão isentos de efeitos colaterais — e seu uso deve ser orientado por um profissional de saúde. Além disso, os os ansiolíticos naturais podem não ser adequados em todos os casos de ansiedade, especialmente para quadros graves ou que o paciente possui diagnóstico de algum transtorno de ansiedade.
Leia também: Remédios para ansiedade: os mais usados e 6 opções naturais
Contraindicações
Os ansiolíticos são contraindicados para pacientes com apneia do sono, glaucoma, doenças respiratórias ou hepáticas — além de dependentes químicos e alcoólicos, com exceção apenas pessoas que estão em tratamento para sintomas agudos de abstinência. Os comprimidos devem ser tomados com líquidos não alcoólicos e, durante o tratamento, deve-se evitar o consumo de álcool.
Os ansiolíticos naturais, mesmo que sejam derivados de fontes naturais, devem ser usados com cautela. O ideal é consultar um profissional de saúde antes de usá-los, especialmente se houver alergia ou sensibilidade conhecida a qualquer uma dessas substâncias, ou se você estiver grávida ou amamentando.
Efeitos colaterais dos ansiolíticos
Os efeitos colaterais dos ansiolíticos podem variar de acordo com o tempo de tratamento, a dosagem utilizada e a variação individual de cada organismo. Por se tratar de um medicamento controlado, é necessário realizar acompanhamento médico recorrente para avaliação de possíveis efeitos colaterais causados durante o tratamento.
Dentre os efeitos mais frequentes, é possível destacar:
- Sonolência
- Amnésia
- Dificuldade na fala
- Enjoo
- Confusão mental
- Tontura
- Dor de cabeça
- Dificuldade de concentração
Referências
Manual MSD