Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1997), Residência em Pediatria-Hospital de Clínicas-Universida...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Teste de alergia?
O teste de alergia é um tipo de exame usado para identificar alguma alergia respiratória, cutânea, alimentar ou medicamentosa. Serve para que o dermatologista ou alergologista possa recomendar o tratamento adequado e, geralmente, é feito quando uma pessoa apresenta sintomas de alergia após o contato com o alérgeno.
Leia também: 8 dúvidas comuns sobre alergia de pele em bebês
Tipos
Como o teste de alergia é feito?
O teste de alergia pode variar de acordo com os sintomas apresentados e o tipo de alergia a ser investigado. O médico pode indicar o mais adequado para cada caso. Os métodos mais comuns incluem:
Teste sanguíneo
O exame de sangue mede a quantidade de anticorpos IgE (imunoglobulina E) no sangue, que são responsáveis pelas reações alérgicas do corpo. Para realizar o teste sanguíneo, o médico coleta uma pequena quantidade de sangue do paciente, que é enviado para um laboratório para ser analisado.
Teste de alergia nas costas (teste de contato)
O teste de alergia nas costas, também chamado de teste de contato, consiste em colar uma fita adesiva na pele, nas costas da pessoa, com pequenas quantidades de alérgenos, ácaros, poeira, pelo de animais, plantas e produtos químicos. Após isso, deve-se esperar 48 horas e observar se o paciente apresenta alguma reação cutânea, como pele avermelhada e inchada.
Durante o período de 48 horas com o adesivo, o paciente normalmente deve evitar fazer exercícios físicos, tomar banho ou usar produtos de pele. Contudo, o recomendado é perguntar ao médico, pois alguns exames podem ser molhados.
Teste de alergia no antebraço
O teste de alergia no antebraço, também chamado de prick test, consiste na aplicação no antebraço de algumas gotas de alérgenos. Em alguns casos, o médico faz uma pequena picada na pele com uma agulha. A reação alérgica é observada após 15-20 minutos. Se o paciente for alérgico, a pele ficará avermelhada e inchada.
Teste de provocação
O teste de provocação é feito para identificar uma alergia alimentar e consiste em ingerir uma pequena quantidade do alimento, possivelmente responsável pela alergia, em um ambiente controlado e sob supervisão médica. A reação do paciente é então monitorada cuidadosamente.
Como se preparar para o teste de alergia?
Para realizar o teste de alergia no antebraço (prick teste), o recomendado é que a pessoa suspensa o uso anti-histamínicos (antialérgicos) sete dias antes do exame, pois eles podem interferir no resultado, impedindo a reação do organismo à substância alérgena que está sendo testada. Tanto o teste sanguíneo quanto o de provocação não necessitam de preparo prévio.
Já para realizar o teste de contato, a pessoa deve evitar o uso de corticoides, tópicos ou sistêmicos nos últimos 30 dias do exame, pois eles também podem interferir no resultado.
Contraindicações
Os testes de contato e prick teste não possuem contraindicações e são seguros para todas as pessoas, inclusive gestantes. Porém, o teste de provocação deve ser feito com cautela por pacientes com histórico de reações anafiláticas àquela substância suspeita, pelo risco de desencadear uma nova reação diante do médico. Não é uma contraindicação absoluta. Se houver necessidade, o teste pode ser feito em ambiente controlado.
Quando o teste de alergia é indicado?
O testes de alergia é um exame complementar indicado para confirmar ou descartar a possibilidade de alergia à substância que o paciente relata ter desencadeado os sintomas, que podem incluir:
- Coceira, vermelhidão e inchaço na pele
- Tosse, espirros e congestão nasal
- Inchaço na boca, garganta ou língua
- Dificuldade para respirar
- Problemas digestivos
Referências
Manual MSD