Nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), formada em nutrição pela Universidade Federal do Rio de Ja...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Granola?
A granola é um alimento composto por um mix de cereais torrados (aveia, centeio, farelo de trigo, flocos de quinoa), sementes (chia, linhaça), oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes) e frutas secas (uva, banana, maçã). Normalmente é adoçada com mel, melado ou açúcar mascavo.
Originada nos Estados Unidos, a granola é fonte de fibras, carboidratos e antioxidantes, sendo aliada no combate à prisão de ventre e da perda de peso.
Propriedades
De acordo com Ana Paula Arantes Pires, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, a granola é rica em nutrientes e oferece diversos benefícios nutricionais.
“[O consumo de granola] garante na alimentação uma boa quantidade de fibras, carboidratos, vitaminas A, C, B1, B2, B6, B12, ácido fólico, e minerais como zinco e selênio”. O valor nutricional da granola varia de acordo com os ingredientes utilizados em sua composição.
Saiba mais: Farelo de aveia: 7 benefícios, como consumir e receitas
Benefícios
Os principais benefícios da granola são:
Aliada da saúde intestinal
Por ser um alimento rico em fibras, a granola auxilia na formação do bolo fecal, favorecendo o trânsito intestinal e assim combatendo a prisão de ventre. A nutricionista também informa que o consumo favorece o crescimento de bactérias boas para a microbiota intestinal.
Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares
A aveia presente na composição da granola é fonte de beta-glucanos, fibra solúvel que ajuda na redução do colesterol. Dessa forma, o consumo ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e AVC.
Favorece o combate aos radicais livres
A granola é fonte de antioxidantes, como zinco e selênio, que ajudam no combate aos radicais livres, um dos principais responsáveis por danos celulares que provocam o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de cânceres.
Pode auxiliar na perda de peso
“Dentro de uma estratégia alimentar, [a granola] poderá auxiliar no processo de emagrecimento, pois as fibras irão ajudar a gerar mais saciedade na refeição”, esclarece Ana Paula. A ação de saciedade da granola também foi alvo de um estudo publicado no The British Journal of Nutrition.
Favorece o ganho de massa muscular
A granola é rica em carboidratos e gorduras boas. Se associado a uma alimentação adequada e a uma rotina de exercícios, o seu consumo pode favorecer o ganho de massa muscular.
Granola engorda?
O consumo excessivo de granola, principalmente as industrializadas, pode provocar ganho de peso, como aponta a nutricionista.
“Mesmo sendo associada a uma alimentação saudável, algumas granolas podem ter altas quantidades de açúcares e gorduras na composição. Por isso, é importante sempre ficar atento à lista de ingredientes e à tabela nutricional”, orienta.
Como consumir ?
A granola pode ser consumida de diferentes formas, sendo acrescentada em iogurtes com frutas, leites, vitaminas, smoothies, saladas e até mesmo omeletes.
Como fazer granola?
A nutricionista Ana Paula Arantes Pires ensina uma forma de preparo de granola caseira. Confira!
Ingredientes
- 3 xícaras de aveia em flocos grossos
- ½ xícara de castanha-do-Pará
- ½ xícara de castanha-de-caju
- 3 colheres (sopa) de chia
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- ½ colher (café) de sal refinado
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco
- 3 colheres (sopa) de mel de abelha
- ½ xícara de uva passa
- 1 banana prata madura (55g)
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180º. Em uma tigela grande, misture a aveia, a canela, o açúcar, o sal, a uva passa, a chia e as castanhas picadas. Em uma panela pequena, coloque o óleo de coco e o mel e leve ao fogo médio. Assim que ficar líquido, retire do fogo, acrescente a banana amassada e misture.
Misture os ingredientes molhados aos secos e mexa com uma colher até que estejam homogêneos. Espalhe a mistura uniformemente sobre a assadeira e asse por 25 minutos ou até dourar. Depois de fria, guarde em pote com tampa.
Saiba mais: Prisão de ventre: 5 alimentos que podem favorecer a constipação intestinal
Contraindicações
A granola é contraindicada para celíacos e pacientes com sensibilidade ao glúten. “Atualmente também há versões de granolas especiais sem glúten, podendo ser consumidas por esse público. Para isso, é importante ficar atento aos rótulos”, indica a especialista. Pessoas com diabetes devem se atentar à quantidade consumida e, preferencialmente, consumir versões diets.