Israel Adolfo, possui um amplo background em Nutrição e Atividades Físicas, já que é formado em Nutrição (Centro Univers...
iRedatora especializada na cobertura de temas sobre alimentação e universo fitness.
A albumina é uma proteína da família da globulinas e apresenta funções biológicas importantes. É a principal proteína do sangue do ser humano. Ela é encontrada em diversos alimentos de origem animal, além de estar presente também em raízes de algumas plantas.
A albumina comercial mais conhecida é a derivada da clara do ovo e é considerada uma proteína de alto valor biológico por conta do seu perfil de aminoácidos.
As várias funções da albumina são:
- Manutenção e construção de músculos e tecidos;
- Função osmótica (que permite passagem dos minerais pelas células);
- Presença aminoácidos essenciais na formação hormônios;
- Transporte de diversas substancias em nosso sangue.
Saiba mais: Albumina ajuda no ganho de massa muscular
Nutrientes da albumina em pó
Albumina (14 g) | |
Calorias | 54 kcal |
Carboidratos | < 1 g |
Proteínas | 11 g |
Gorduras totais | 0 g |
Gorduras saturadas | 0 g |
Gorduras trans | 0 g |
Fibras alimentares | 0 g |
Sódio | 179 mg |
Tabela fornecida pelo nutricionista Israel Adolfo, especialista em nutrição esportiva
Segundo as normas da ANVISA, a albumina é:
- Fonte de potássio e ácido pantatênico em homens, e magnésio, potássio e ácido pantatênico;
- Rica em sódio e riboflavinas (vitamina B2).
Além disso, ela possui quantidades interessantes dos seguintes nutrientes:
- Potássio: um dos responsáveis pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico, contração muscular, funcionamento cardíaco e participa da transmissão dos impulsos nervosos;
- Ácido Pantotênico: percursor da coenzima A, fundamental para o metabolismo energético (carboidratos, proteínas e gorduras);
- Magnésio: mineral de estrema importância, necessário para o funcionamento de 300 reações em nosso organismo, entre eles: síntese de ATP, contração muscular, saúde óssea, etc.
A albumina ainda é fonte de aminoácidos essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo nosso corpo.
Saiba mais: Hemoterapia: o que é, para que serve e riscos
Para que serve a albumina
O suplemento de albumina serve como um aliado no ganho de massa muscular e também pode contribuir para a perda de peso. Alguns outros estudos também apontam que o suplemento pode ser interessante para pacientes que sofreram queimaduras e na recuperação após uma cirurgia.
Benefícios comprovados da albumina
Ajuda no ganho de massa muscular: Diversos estudos apontam que a albumina é aliada no ganho de massa muscular. Entre eles, uma pesquisa publicada no Journal of the American Geriatrics Society feita com mais de 600 homens e mulher concluiu que a baixa albumina no organismo está associada com o declínio da força muscular em mulheres e homens mais velhos.
Os benefícios da albumina para os músculos ocorrem porque ela possui proteínas de alto valor biológico que ajudam a reparar os músculos que sofreram microlesões devido à prática de exercícios. Esses músculos são reparados e ficam maiores e mais fortes.
Proporciona saciedade: O suplemento de albumina proporciona saciedade porque é rico em proteínas que têm uma digestão mais lenta.
Quando a albumina é indicada para saúde?
Além do uso da albumina como suplemento alimentar no esporte e atividade física, ela pode ser usada como suplemento nos seguintes casos:
- Doenças hepáticas graves, como cirrose, ascite e em casos de transplante do fígado;
- Cirurgias no coração;
- Choque hipovolêmico (em que há perda de grandes quantidades de sangue ou líquidos do corpo);
- Síndrome nefrótica;
- Casos de grandes queimaduras, em que a pele perde líquidos, eletrólitos e albumina.
Existem outras situações em que a suplementação de albumina ainda não é consenso:
- Desnutrição proteica grave;
- Doenças do sistema digestivo, como doença celíaca e doença de Crohn;
- Choque séptico;
- Intoxicação por medicações ou produtos químicos.
Como consumir
A albumina pode ser encontrada na forma de pó, e deve ser ingerida após o treino, com o objetivo de reconstrução da musculatura treinada. Ao consumi-la é importante que seja dissolvida em um líquido de preferência frio, para evitar a quebra da mesma e consequente alteração do sabor. A água é uma opção, porém, outras boas opções são a água de coco, sucos e vitaminas, pois além de incorporar os carboidratos importantíssimos no pós-treino, também melhora o sabor.
Quantidade recomendada
Não existe recomendação de consumo diário para a albumina. Está recomendação só existe quando há um objetivo por trás de seu uso, como por exemplo, o desenvolvimento de massa muscular. Nestes casos a recomendação é individual e feita a partir de uma análise global da alimentação diária.
Precauções ao consumir
Observe se a empresa que produziu o suplemento de albumina é regulamentada pela ANVISA. Além disso, ao adquirir observe seu aspecto. Caso o odor esteja muito forte ou o pó tenha alguns pontos escuros não compre. Ao ingerir a albumina, procure beber muita água para evitar problemas nos rins. A albumina só pode ser orientada por nutricionistas ou nutrólogos.
Efeito colateral
O principal problema do suplemento albumina é que por ser derivado do ovo, seu consumo favorece o aumento de flatulências. Por esse motivo, muitas pessoas tem preferido o consumo do Whey Protein, que também é uma boa fonte de proteínas e não possui este efeito colateral.
Riscos ao ingerir em excesso
Quando consumida em excesso, o suplemento albumina pode levar à retenção de líquidos e até favorecer uma hipertensão. Isto porque ele possui grandes quantidades de sódio. Os valores recomendados de albumina possuem 255 miligramas de sódio, cerca de 12% da recomendação diária. Além disso, a questão das flatulências fica ainda mais grave quando a albumina é ingerida em excesso. Outro risco pode ser uma futura complicação renal, por conta do excesso de consumo de proteínas.
Albumina engorda?
Quando a albumina é ingerida em quantidades corretas, o peso não é afetado. Já o excesso de albumina favorece o ganho de peso.
Saiba mais: Whey protein: o suplemento que ajuda a ganhar massa muscular
Quem pode consumir
O suplemento de albumina só pode ser ingerido após a orientação de um médico especialista ou de um nutricionista. Geralmente ele é orientado para pessoas que praticam atividades físicas.
Gestantes, lactantes e pessoas com alergia ao ovo devem evitar o consumo do suplemento. Pessoas com problemas no intestino também devem tomar cuidado com o consumo, devido ao fato do suplemento favorecer flatulências. Por fim, quem tem problemas renais também deve tomar cuidado, pois o excesso de proteína pode sobrecarregar os rins.
Combinações
Procure combinar o consumo de albumina com um carboidrato, pois este macronutriente ajuda na entrada de proteínas no músculo. Se nçao houver restrição, vale ingerir com a maltodextrina ou dextrose, ambas boas fontes de carboidratos.
Fontes consultadas:
Nutricionista Marcela Sansone, especialista em nutrição Ortomolecular e Esportiva.
Nutricionista Rita de Cássia Leite Novais da Consultoria Alimentar