Médico urologista e doutor em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), também é membro da...
iComo em muitas situações ligadas à sexualidade, a internet pode facilitar o acesso à informação, mas, ao mesmo tempo, criar uma via fácil para "falsas promessas". Muitos sites vendem as famosas bombas penianas ou bombas de vácuo associando-as a desenhos de pênis eretos e com grandes dimensões, palavras que reportam à virilidade e potência sexual.
Também são muito frequentes as declarações de homens e até suas parceiras, afirmando que ficaram muito satisfeitos com o produto. Infelizmente, depois do terceiro ou quarto click, alguém pede por dinheiro. Então, fica a pergunta: o que existe de verdadeiro nesses instrumentos?
Saiba mais: 13 fatos que você não sabia sobre o pênis
A bomba peniana aumenta o pênis?
Não! Nenhum estudo científico demonstrou que a bomba peniana aumente o pênis. Nem para bombas penianas e tampouco para os dispositivos de tração peniana. Nenhum tem a capacidade de fazer o pênis aumentar de comprimento ou diâmetro.
O maior benefício do uso da bomba peniana é o de evitar a fibrose e encurtamento do pênis em duas situações: cirurgias para tratar câncer da próstata e nas cirurgias para corrigir curvaturas penianas (Doença de Peyronie).
Em quais casos a bomba peniana é indicada?
As principais indicações da bomba peniana são:
- reabilitação da vida sexual após câncer de próstata tratado com cirurgia radical (prostatectomia radical)
- recuperação após cirurgia para doença de Peyronie (curvatura peniana)
- alguns casos de disfunção erétil, quando os medicamentos orais não são eficazes.
Existe ainda uma indicação reconhecida pelos cirurgiões implantadores de próteses penianas onde a utilização da bomba peniana demonstrou evitar encurtamento e possibilitar o implante de prótese de maior comprimento, devido à preservação do tecido graças ao efeito da bomba.
Como a bomba peniana funciona?
O princípio básico da utilização das bombas penianas é o de distensão dos corpos cavernosos através do vácuo que irá provocar a expansão dos espaços no interior dos mesmos. Estudos em animais e em seres humanos demonstraram que nas indicações descritas acima, o uso das bombas penianas ajuda na recuperação da função erétil e impede o encurtamento peniano.
Do ponto de vista molecular, o uso das bombas aumenta o fluxo sanguíneo e a oxigenação do tecido erétil, evitando fibrose e fuga venosa no pós-operatório da prostatectomia radical ou da doença de Peyronie.
Quais os riscos de usar a bomba peniana?
Quando usada com indicação e orientação médica os riscos são mínimos. A regra básica é só utilizar pelo tempo prescrito pelo médico. Todavia, quando usada sem indicação precisa e sem treinamento, o risco principal é de decepção/frustração com o fracasso do método.
Na prática, qualquer ferimento ou dor relacionada ao uso do dispositivo deve provocar sua imediata interrupção e contato com o médico responsável. As complicações mais frequentes, porém incomuns no uso correto, são hematomas e áreas de necrose da pele principalmente quando a bomba é usada em associação com anéis constritores que garroteiam a base do pênis.
Como usar bomba peniana com segurança
- Somente utilizar a bomba peniana sobre orientação de profissional e saúde habilitado
- Levar o produto ao consultório para receber treinamento de como utilizá-lo com segurança
- Esclarecer todas as dúvidas antes de iniciar o uso da bomba peniana
- Não criar falsas expectativas (como aumento peniano)
- Adquirir produto de qualidade fabricado seguindo normas de segurança
- Não exagerar no tempo diário de uso (o médico define o tempo conforme a indicação)
- Interromper o uso em caso de dor
- Interromper o uso caso ferimentos no pênis
- Realizar consultas de revisão ao longo do tratamento
Bomba peniana caseira: é recomendada?
Muitos procuram informações sobre como fazer uma bomba peniana, mas esta atitude pode trazer riscos ao pênis. O mais recomendável é ir a um consultório médico, e pedir indicações de produtos para um especialista. Desta forma, você não irá sofrer danos físicos.
Saiba mais: Divulgado ranking mundial dos tamanhos médios de pênis: Brasil é 23º