Redatora especializada na cobertura de temas sobre alimentação e universo fitness.
O Krav magá é uma técnica de defesa pessoal criada por Imi Lichtenfeld, que era instrutor de luta livre grego-romana. Este método foi elaborado para que qualquer pessoa tenha condição de enfrentar qualquer agressor em qualquer situação.
Atualmente, existe o Krav magá direcionado para treinamento de militares, policiais e segurança privada, e para civis. No civil, o aluno irá aprender as técnicas básicas de Krav magá e progredir com o passar do tempo. Já o militar, irá focar na necessidade de trabalho de cada profissional.
Saiba mais: Artes marciais ajudam a desenvolver os sentidos corporais
Técnicas
O maior objetivo do Krav magá é ensinar o aluno a sobreviver diante de uma situação de perigo com o máximo de segurança e eficiência. Desta forma, ele foi criado em cima de movimentos naturais do ser humano. Durante as aulas são realizadas simulações de situações de ataques, começando pelas mais simples e evoluindo gradativamente. Por focar em defesa pessoal, também não há competição. Ele não possui regras, já que parte do princípio que o aluno pode realizar qualquer coisa para sair são e salvo de determinada situação.
Uniformes e equipamentos
O Krav magá não conta com equipamento, isto porque a ideia é que o aluno aprenda a se defender utilizando qualquer coisa a sua volta, como vasos de plantas, garrafas, cadeiras, entre outros. O que esta técnica irá ensinar é como utilizar estes objetos de forma mais eficaz para se proteger.
Faixas no Krav Magá
O Krav magá civil possui um sistema de graduação por cores de faixas. A seguir, confira a ordem das faixas e o tempo mínimo de permanência em cada uma delas:
Faixa | Tempo |
Branca | 6 meses |
Amarela | 12 meses |
Laranja | 18 meses |
Verde | 18 meses |
Azul | 24 meses |
Marrom | 24 meses |
Fonte: Federação Sul Americana de Krav Magá
A faixa preta se divide nos seguintes Dans:
- Faixa preta 1º DAN
- Faixa preta 2º DAN
- Faixa preta 3º DAN
- Faixa preta 4º DAN
- Faixa preta 5º DAN
- Faixa preta e vermelha 6º DAN
- Faixa preta e vermelha 7º DAN
- Faixa preta e vermelha 8º DAN
- Faixa preta e vermelha 9º DAN
- Faixa preta e vermelha 10º DAN.
A Faixa Vermelha 10º DAN seria um título que caberia a quem fosse nomeado o sucessor do criador do Krav Magá. Porém, antes de seu falecimento, não foi nomeado um sucessor.
A seguir, entenda o que é ensinado em cada faixa:
Faixa amarela: Nesta fase são aprendidos os primeiros movimentos de soltura e ataques. É importante praticar os golpes diversas vezes em movimentos lentos para assimilar os exercícios em todos os seus detalhes e depois aumentar a velocidade o máximo possível.
Faixa laranja: Ao chegar aqui, o aluno já deve ter total domínio dos exercícios dos primeiros ataques e ter a capacidade de usá-los com eficiência e velocidade. Na faixa laranja o aluno aprende exercícios mais complicados para curtas distâncias, que exigem uma reação mais rápida. No final desta fase o aluno terá o primeiro contato corpo-a-corpo.
Faixa verde: Nesta fase o aluno aprende defesas ainda mais rápidas e objetivas para todos esses ataques que já aprendeu. Também aumenta a dificuldade do preparo físico e maior velocidade nos movimentos.
Faixa azul: Ao entrar nesta fase o aluno deve apresentar velocidade, coordenação motora e força de explosão. É nesta faixa que pela primeira vez o aluno encontra defesas contra armas brancas e armas de fogo. Também irá aprender o combate corpo-a-corpo, com ou sem a ajuda de armas ou objetos.
Faixa marrom: Nesta faixa o aluno tem os exercícios contra dois, três ou mais atacantes e irá adquirir conhecimentos básicos de combates militares corpo-a-corpo.
Benefícios do Krav magá
Proteção: Por ser tratar de uma técnica de defesa pessoal, o principal benefício do Krav magá é permitir que a pessoa consiga se proteger nas mais diversas situações.
Autoconfiança: ao trabalhar a questão da defesa pessoal, o Krav magá também estimula a confiança da pessoa em si mesma.
Ajuda a emagrecer: As aulas de Krav magá exigem um forte trabalho aeróbico e de força, por isso podem queimar até 800 calorias e assim contribuem para a perda de peso.
Aliada do coração e do pulmão: O Krav magá estimula os sistemas cardiovascular e pulmonar por envolver muitas atividades aeróbicas.
Melhora a coordenação motora: Outro ponto positivo do Krav magá é que ele estimula a coordenação motora por meio de seus diversos golpes.
Melhora os sentidos: Uma das primeiras coisas que a pessoa melhora ao realizar o Krav magá é o aumento da visão periférica e capacidade de perceber coisas que os outros geralmente não notam.
História do Krav Magá
O Krav magá surgiu no início da década de 1940. Imi Lichtenfeld nasceu em Budapeste em 1910 e cresceu em Bratislava, capital da Eslováquia. Nos anos 1930 com o crescimento do fascismo e nazismo, tornou-se líder de grupos de resistência em Bratislava, enfrentando os radicais quase que diariamente. Em 1940, Imi conseguiu ingressar na última embarcação que escapou dos nazistas em Bratislava.
Saiba mais: Muay Thai emagrece e define: veja mais 9 benefícios da luta
Com a criação do Estado de Israel, Imi mudou para o país e se tornou instrutor chefe de preparo físico e Krav magá das Forças de Defesa de Israel. Até 1964, o Krav magá não era aberto para o público em geral e por isso o chamavam de "a arma secreta israelense". Porém, após começar a ser ensinado em outros lugares, o Krav Magá passou a ser utilizado em diversos exércitos do mundo.
Cuidados ao realizar
É importante realizar um exame médico antes de iniciar o Krav magá a fim de saber se a atividade pode ser realizada sem problemas.
Como são as aulas
As aulas de Krav magá costumam durar cerca de uma hora e são realizadas duas vezes na semana. Durante as aulas são feitas simulações de situações de ataques, começando pelas mais simples e evoluindo gradativamente. Por focar em defesa pessoal, também não há competição entre os alunos.
Indicações
Por se tratar de um técnica para defesa pessoal, o Krav magá é indicado para todas as pessoas.
Exercícios complementares
Quem desejar pode realizar outras atividades complementar ao Krav magá. Pode ser realizada qualquer atividade complementar, como caminhada, balé, musculação, uma arte marcial, entre outras.
Fonte consultada
Mestre Kobi Lichtenstein, presidente da Federação Sul Americana de Krav Magá e 8º grau em Krav Magá.