Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iO nascimento do bebê é um momento repleto de emoções, descobertas e de grande alegria mas, ao mesmo tempo, de dúvidas e preocupações. Nesta fase inicial, a criança precisa de toda atenção e cuidado dos pais, já que simples deslize pode prejudicar a saúde do recém-nascido.
A britânica Krystal Hayes, uma mãe de 26 anos, decidiu alertar os pais de bebês recém-nascidos para não beijarem os seus filhos nem deixarem que alguém o faça, depois que o seu bebê de apenas nove dias contraiu uma meningite viral após receber um beijo.
"Apenas um beijo inocente. Nada mais do que uma forma de carinho de alguém que ama o bebê e não seria capaz de fazer nenhum mal. Algo tão natural. Pode ser que após o beijo eles fiquem bem e não tenha sintomas, mas esses pequenos vírus dormentes podem ser fatais", comentou Krystal ao jornal DailyMail.
O episódio começou depois que John Gresham, pai do Gunner, levantou às 4 da manhã para alimentar Gunner e percebeu que ele estava quente, mas assumiu que era devido ao tempo quente e retirou o cobertor do bebê. Na manhã, ao verificar o bebê notaram que a temperatura estava atingindo 38.9ºC .
Saiba mais: Após beijo de adulto, bebê de 1 ano pega herpes e é internado
Então, os pais decidiram tirar a roupinha da criança para diminuir a febre, porém ao realizarem esse ato Gunner começou a chorar devido ao toque e sua respiração passou a ser muito rápido.
O casal percebeu que algo estava errado e correram imediatamente para o hospital. Ao chegarem no hospital, o bebê foi diretamente para o departamento de crianças, onde começaram a monitorar sua temperatura.
No entanto, o estado de saúde de Gunner só piorou e depois algumas horas o bebê começou a ter convulsões. Após exames de sangue e urina, além de um raio-X, nada havia sido constatado. Por isso, os médicos deram ao bebê antibióticos juntamente com paracetamol e ibuprofeno para tentar reduzir sua temperatura, para que novos testes pudessem ser realizados.
Depois que Gunner foi estabilizado, os médicos realizaram uma punção lombar na parte inferior da coluna vertebral para testar infecções, incluindo meningite. Então foi confirmado que o bebê apresentava meningite viral, contudo não havia mostrado nenhum dos sintomas mais comuns, como mudança no apetite, sensibilidade à luz, pescoço rígido ou mãos e pés frios.
De acordo com os médicos, o beijo causador da doença da criança pode ter sido de qualquer pessoa, até mesmo dos próprios pais, que podiam conter o vírus da doença sem saber.
"Meu conselho sincero para todos é que não beijem um bebê recém-nascido. A preocupação e a dor não valem mil beijos"
Apesar da gravidade da doença, o bebé salvou-se e não teve nenhuma sequela, como os médicos previam.
O que é Meningite viral?
Meningite é a inflamação da membrana que encobre o cérebro e a medula espinhal. Infecções perfazem boa parte das causas desta inflamação. Infecções por vírus (meningite viral) são a causa mais frequente de meningite e, na maioria das vezes, é uma doença autolimitada e benigna.
Existem diversos tipos de vírus que podem causar meningite viral. A propagação desses vírus é comum e pode ser transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros e mãos não lavadas. As meningites virais podem acometer pessoas de todas as faixas etárias, mesmo se saudáveis.