Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
As sementes são uma forma simples de incrementar as refeições, deixando-as muito mais ricas em nutrientes. "Elas são riquíssimas em fibras e por isso valiosas para a flora intestinal e o funcionamento do intestino. São também eficazes na proteção contra o câncer, principalmente por regular o sistema imunológico e ajudar a varrer substâncias tóxicas do organismo", afirma a nutricionista Patricia Davidson, em post no Instagram.
Ela indica ainda que as fibras ajudam na saciedade e são fontes de gordura essencial, como o Ômega 3. "Recomendo que o consumo seja feito preferencialmente in natura, ou em preparações doces ou salgadas. São ótimas para serem associadas ao consumo de frutas e shakes. Armazene-as em locais secos, abrigados de luz, ou dentro da geladeira para preservar a gordura boa no seu interior, sem que ela fique rançosa", completa. Abaixo, confira as quatro sementes mais indicadas pela nutricionista:
Semente de abóbora
Ajuda a ter boas noites de sono, atua como relaxante natural, é rica em proteínas, estabiliza o açúcar no sangue e ajuda na perda de peso.
Semente de gergelim
Protege contra o envelhecimento da pele, evita constipação e diarreia, é rica em ferro, ajuda a combater a ansiedade.
Semente de girassol
Fortalece unhas, cabelos e dentes, ajuda a memória, diminui os picos de humor e ameniza as cólicas e sintomas da TPM.
Sementes de linhaça
Ajuda a reduzir o colesterol, promove saciedade, melhora a função intestinal e tem ação anti-inflamatória.