Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A ex-BBB Adriana Sant'Anna passou por um momento de dor comum entre as mães de bebê: seu leite "empedrou". Ela ficou um dia sem tirar leite para sua filha Linda, de 4 meses, e acordou com muitas dores, calafrios e sensação de febre. Para resolver a situação, ela teve auxílio de uma consultora em amamentação, que ajudou com massagens no local.
Adriana relatou os momentos em seu Instagram. "Ontem para poder agilizar na campanha eu não tirei o leite. E empedrou! Ontem quando eu voltei da campanha a Linda estava dormindo, eu acordei ela, ela mamou bem em um peito, mas não mamou o segundo. E eu estava com muito sono e eu dormi por cima do meu peito que agora está com duas pedras", disse. Ela ainda relatou calafrios, sensação de febre e dor na coluna.
A solução encontrada por Adriana foi ligar para Renata Camarini, consultora de amamentação, e ir ao encontro da profissional. Segundo a ex-BBB, ela não tinha forças para fazer a massagem que ajudaria a aliviar as dores e reverter a situação. "Eu vou chorar provavelmente, mas alivia na hora", desabafou.
Após a consulta, Adriana postou um vídeo de Renata fazendo seu leite jorrar. "A vaca fica no chinelo comigo, não fica?", brinca a mãe com o fato de produzir muito leite.
"Leite empedrado"
O que se chama de "leite empedrado" é, na verdade, ingurgitamento mamário. Segundo o pediatra Jorge Ismael Huberman, ele ocorre quando os seios ficam muito "carregados" de leite, causando muito desconforto e, às vezes, até dor. A melhor opção para evitar estes casos é amamentar o bebê cada vez que ele tiver fome, esvaziando os seios completamente a cada duas horas.
Além da ordenha entre as mamadas, é necessário garantir que o bebê mame em ambos os seios a cada mamada. Banhos mornos também ajudam o leite a descer.
Pode acontecer de os seios ficarem tão cheios que o bebê terá dificuldade em conseguir mamar. Se isso acontecer, você deve tirar um pouco de leite manualmente ou com o auxílio de uma bomba automática antes de amamentar o bebê. Fazendo isso, ele conseguirá sugar corretamente.
Você pode tentar também algumas técnicas que aliviam o ingurgitamento mamário:
- Faça compressas com água morna e coloque sobre os seios ou tome banhos mornos, deixando cair bastante água sobre eles
- Para os casos mais sérios, as compressas ou banhos mornos podem não funcionar. Nestes casos, faça compressas frias e, ao mesmo tempo, tire manualmente um pouco de leite
- Ao amamentar o bebê, tente usar posições diferentes: primeiro sentada e, na vez seguinte, deitada
- Massageie delicadamente os seios começando por debaixo do braço até a parte inferior do mamilo. Isso deve reduzir a dor e facilitar a descida do leite
- Nunca tome nenhum medicamento sem orientação médica. O médico saberá orientá-la caso você necessite tomar algum analgésico para aliviar a dor.