Redator focado em saúde e bem-estar, com destaque para comportamento e saúde mental.
A experiência do parto é uma das mais intensas na vida de uma mulher. O acontecimento envolve dor, mas também é gratificante, pois é o início de um dos vínculos afetivos mais poderosos entre os seres humanos.
Saiba mais: Futuras mamães podem usar algumas técnicas para reduzir a dor de parto
Veja a seguir seis relatos emocionantes de figuras públicas que compartilharam suas vivências ao dar à luz:
1. Sophie Charlotte
A atriz trabalha na Globo, e iniciou sua carreira através da novela "Malhação". No dia 14 de março de 2016, ela teve o seu primeiro bebê. Em entrevista à Revista Trip, Sophie conta que começou a sentir as contrações na manhã do dia anterior, e não sabia ao certo se estas eram um indicativo da chegada de seu filho.
Ela havia optado por ter um parto domiciliar, e portanto, estava apreensiva desde o início com todos os cuidados necessários para que tudo corresse bem. Contudo, apesar da preocupação, a atriz conta que nunca se sentiu tão mulher em sua vida toda, e que a experiência de ter uma vida crescendo dentro dela foi transformadora.
Sophie sabia das dificuldades que enfrentaria ao dar à luz em casa: Haveria contestações e preconceitos acerca de sua escolha. E acima de tudo, a experiência psicológica seria avassaladora, já que um parto natural e humanizado pode durar até 14 horas, sem a possibilidade do uso de anestesia. Então, durante a madrugada, Sophie vivenciou um dos momentos mais intensos de sua vida.
Nos instantes que a dor beirava ao insuportável, a atriz olhava para seu marido Daniel Oliveira em busca de conforto e palavras que a transmitissem segurança. Nos momentos em que a dor diminuía, ela conseguia tomar um banho e se acalmar. Quando voltava ao quarto para continuar o parto, Daniel tocava violão e todos cantavam para tornar o ambiente ainda mais positivo.
Durante a manhã, o bebê finalmente nasceu e tudo havia dado certo. A atriz conta que ter um parto natural a fez entrar em contato com algo maior. "Não sei se vou experimentar isso em outra circunstância na vida. É um momento em que você expurga todos os seus medos, coloca em prática toda a sua fé e potencializa o seu corpo. É uma experiência de expansão da consciência", afirma Sophie em entrevista à Revista.
Saiba mais: Parto normal: como é, vantagens, cuidados ao realizar e vídeo
2. Carol Castro
A atriz de 34 anos teve sua primeira filha, Nina, no ano passado. Três meses após realizar o seu parto humanizado, ela contou detalhes da experiência através do Instagram. "O Parto. Veio de partir. Ir embora", escreve em seu post. Para Carol, sua antiga persona de filha foi embora após o nascimento da bebê.
Agora, ela tem a persona de mãe. A atriz também compara o parto a uma experiência que lhe parte ao meio, ou em pedaços, porque somos divididos em muitos fragmentos do que já fomos um dia ao nos deixarmos levar pela experiência de dar à luz. Uma vez que não somos mais quem éramos para dar vida ao novo, renascemos juntos.
Carol afirma que as contrações pareciam intermináveis. E quando o processo do parto se inicia, e o encontro com a tão temida dor acontece, um pouco de nós vai embora. "Abre-se espaço para uma nova realidade que irá nascer junto com aquele bebê, que dança dentro de você para chegar ao mundo. Sim. É claro que dói deixar de ser? Pra renascer é preciso partir, repartir? Deixar doer", conta.
Contudo, após a superação da dor, adquire-se uma enorme força. Para a atriz, trazer uma vida para esse imenso universo é uma experiência arrebatadora. "Naquelas horas de 'partir' que nos encontramos dentro da 'caverna'. Naquele lugar primitivo só seu...Onde tantas mulheres antes de nós, já estiveram um dia. Onde a natureza foi divinamente feita para tal ato milagroso: o de dar à luz", diz.
Carol garante que é recompensante encontrar-se com "a boa hora" que tantas mulheres escutam. Após meses de preparo e construção daquele ser que cresceu junto com você, o momento do parto é apenas seu. "A dor é sua, é do seu tamanho. Você aguenta. Você foi feita pra isso. Foi o que minha maravilhosa doula disse", conclui a mãe.
Saiba mais: Qual a diferença entre o parto normal e o humanizado?
3. Monica Benini
A modelo e dona de uma linha de roupas e jóias tem 33 anos, e é casada com o cantor Junior Lima. Ela conta em seu site pessoal que já tinha conhecimento sobre a forma em que seu filho viria ao mundo, e que em seus nove meses de gestação, se orgulhava da escolha de ter um parto humanizado.
Monica afirma que não tinha medo da experiência, e sim desejo de viver e sentir por inteiro cada uma das dores e transformações que o processo traria. "Me entreguei por inteiro, permiti que meu corpo se fizesse morada, me conectei dia após dia com a força que é gerar uma vida dentro de si", escreveu em seu site.
Os primeiros sinais do parto iniciaram-se na manhã do dia 30 de setembro de 2017, às 6:30. Ela conta que acordou com uma dor que veio a se repetir durante todo o dia. Monica estava extremamente feliz pelo dia do nascimento de seu filho Otto ter finalmente chegado.
A partir desse momento, ela meditou e repetiu um mantra que aprendeu com o marido, para se conectar ainda mais com o bebê e com as contrações que começaram a tomar conta dela. Iniciou-se um processo de preparo da casa para o parto, com direito a flores, balões, velas, música, entre outras coisas. A ideia era que o momento fosse uma festa.
Então, as nove horas da noite, a doula de Monica chegou. Neste momento, as dores já eram intensas. A modelo descansou por alguns instantes, e ao acordar, sua equipe inteira já estava na casa para garantir que tudo ocorresse com segurança. O trabalho de parto havia se iniciado oficialmente.
Ela conta que passou grande parte do tempo mergulhada em uma piscina que montou em meio à sala de sua casa. "A dor nesse momento já possuía meu corpo de uma forma inexplicável, mas na mesma intensidade que ela vinha, minha concentração aumentava. Mas eu estava certa do que queria. Eu havia me preparado durante os nove meses para aquele momento", conta.
Monica sentia que naquele instante, precisava conectar-se com todas as forças existentes nela, para que pudesse encarar a fase expulsiva que estava apenas começando. O processo inteiro apesar de doloroso, foi gratificante. O sonho da modelo de dar luz ao filho na própria casa estava se realizando de forma linda e intensa, e isto excedeu todas suas expectativas.
Eu pensava que meu bebê estava cada vez mais próximo a cada contração. "As três horas mais intensas de dor do meu trabalho de parto foram lavadas pela água morna que caía do chuveiro. Sentada em uma bola de pilates, eu deixava a água acariciar minha lombar enquanto, em silêncio, exercitava a respiração mais concentrada que já fiz em minha vida", escreve.
Monica teve as últimas contrações enquanto estava sentada em um banquinho, feito exclusivamente para partos naturais. E sentada, com o marido abraçando suas costas, o momento mais inexplicável de sua vida aconteceu. Uma última contração aconteceu, e seu filho estava finalmente com ela.
O conselho que ela dá para as mamães que queiram este tipo de experiência, é que preparem principalmente suas mentes. Sobre a dor, ela afirma: "É uma das dores mais intensas deste mundo. Mas é diferente de qualquer dor que você possa vir a sentir. Diferente porque é o caminho para ter em seus braços o maior amor da sua vida. É dor com a melhor de todas as recompensas".
4. Mariana Ferrão
A apresentadora e repórter do programa "Bem Estar" deu luz ao seu segundo filho João de forma natural. Seu primogênito Miguel nasceu por cesárea, e Mariana fez um relato em que revelou as maiores diferenças entre os dois modelos de parto.
Ela conta que ficou extremamente aflita antes do nascimento de seu filho, pois as 42 semanas de gestação aproximavam-se, e ela não queria realizar cesárea novamente. Entretanto, com 40 semanas e cinco dias de gravidez, Mariana sentiu as dores da contração o dia inteiro. Pensou que era um alarme falso, porém, ao ler uma história para Miguel à noite, teve que interromper a atividade por não estar conseguindo mais se concentrar.
Ela ligou para a médica Diana, que ao chegar em sua casa, deparou-se com Mariana tendo intensas contrações. No momento em que a mãe chegou no hospital, a dor era grande o suficiente para fazê-la gritar. O trabalho de parto iniciou-se dentro do banho, com a apresentadora sentada em cima de uma bola.
Durante o processo, ela pensou em desistir, e pediu anestesia. Seu marido André foi o responsável por incentivá-la a continuar com o processo. Além disso, em seu plano de parto, ela instruiu todos a negarem anestesia à ela, mesmo que fosse solicitado.
A sua dilatação aumentava a cada hora que se passava, e o sonho de realizar um parto natural aproximava-se cada vez mais. A médica perguntou para Mariana se ela havia criado uma playlist para o parto, e caso tivesse, seria útil, pois as canções iriam remetê-la a momentos felizes, trazendo um alívio psicológico.
Então, à meia noite e nove minutos, seu segundo filho nasceu. "Lágrimas nos olhos. Agora. De novo. E sempre. Eu renasci no meu parto, no parto do João", afirma Mariana. Ela conta que não se lembra de quantas vezes disse "Obrigada, filho!", enquanto o segurava pela primeira vez.
5. Andressa Suita
A modelo é esposa de Gusttavo Lima, e se tornou mãe de Gabriel no dia 28 de junho de 2017. Por meio de um parto normal, o bebê nasceu com 3.510 kg. Através das redes sociais, ela agradeceu ao marido, que passou 24 horas ao lado dela no trabalho de parto.
Ela também sentiu-se grata pela presença da mãe e de sua doula, que também a deu suporte da gestação até o momento do parto. "Naturalmente veio nosso filho ao mundo. Não há dor ou nada que supere essa emoção que vivemos juntos", disse Andressa em nota à imprensa.
"Nós estamos radiantes com a chegada do nosso filho, que veio de um parto normal e saudável. Muito obrigada por todas as mensagens de carinho que estamos recebendo. Eu só tenho a agradecer a Deus em primeiro lugar por ter me dado força e coragem pra ter o parto da forma que sempre sonhei", diz através de post no Instagram.
E na última terça-feira (24), ela teve seu segundo filho, chamado Samuel, também através do parto humanizado. No post de seu Instagram, em que mostrou fotos do trabalho de parto e do momento do nascimento, Andressa declarou: "Agora entendo quando dizem que o amor se multiplica com a chegada do segundo bebê". Seu primeiro filho, Gabriel, também aparece nas fotos acompanhando os momentos
As fotos mostram Andressa passando pelo trabalho de parto em uma banheira de hidromassagem e depois dando à luz a Samuel deitada.
6. Thais Fersoza
A atriz é esposa de Michel Teló, e teve seu segundo bebê Teodoro no ano passado. Seu filho nasceu antes da data prevista, o que acabou surpreendendo Thais, fazendo com que ela precisasse ir às pressas ao hospital, pois ela não estava esperando o trabalho de parto tão cedo.
Poucas horas depois de sentir contrações intensas, fez uma cesárea. "Achei que por ser um neném grande, ele estava sem espaço e por isso se mexendo tanto a ponto de endurecer a barriga, me dando um pouco de cólica e dores na lombar... era pura inexperiência", explica a atriz.
Ela conta que, sem esperar, viveu uma das experiências mais lindas de sua vida. Ela entrou em trabalho de parto no dia e momento em que seu filho escolheu vir ao mundo. "Agradeço muito por poder viver e sentir isso. Às 22:30h chegamos no hospital, num corre danado, sem nada preparado e às 00:47h ele veio ao mundo!", comemora em post no Instagram.
Saiba mais: Desvende nove mitos sobre o parto