Andressa Bortolasso, autora de Sintonia de Mãe, publicado pela Luz da Serra Editora, é odontopediatra, especialista em a...
iBebê pequenos acordam várias vezes a noite para mamar. Isso é natural e esperado!
Por mais que isso seja bem cansativo para a mãe, até os 6 meses de vida do bebê, a Livre Demanda na amamentação é importante. Afinal, quando o seu pequeno estava no útero, ele tinha acesso fácil ao alimento sempre que desejava. Dessa forma, as mamadas noturnas, nesse momento, são tão importantes quanto as mamadas que o bebê faz durante o dia.
Além disso, o padrão de sono do bebê é muito diferente do nosso. Os ciclos de sono são mais curtos.
Ao entardecer, com o céu mais escuro, é liberado em nós um hormônio que induz ao sono. Porém, no bebê, especialmente até o terceiro mês, esse sistema ainda é muito imaturo.
A natureza mais uma vez mostrando sua sabedoria. Bebê não pode dormir por muito tempo, precisa se alimentar. E também é mais seguro para sua sobrevivência ter alguém tempo todo por perto... A natureza não dá mesmo ponto sem nó!
Entendendo isso, fica mais fácil da mãe se dedicar durante a noite também. Por mais que isso seja cansativo, nesse momento é fundamental para seu bebê crescer saudável e ter seu desenvolvimento adequado.
Mamadas noturnas: qual é a hora certa de parar?
Os bebês são muito diferentes uns dos outros. Por isso, alguns estarão prontos para o desmame noturno primeiro.
O desmame noturno pode acontecer naturalmente após os 4 meses de vida do bebê. Alguns bebês vão espaçando as mamadas e elas vão se tornando cada vez mais curtas, até chegar a hora que eles não acordam mais para mamar! Isso seria brilhante se acontecesse para todos os bebês! Mas, infelizmente, para alguns não é bem assim!
Alguns bebês precisam de nossa ajuda para o desmame noturno, porque afinal, chega um momento que o sono é mais importante do que a alimentação no período da noite. Crianças que não dormem bem têm seu desenvolvimento prejudicado. Precisamos cuidar disso!
Não existe uma idade fixa que seja segura para o desmame noturno, depende muito mais dos sinais de prontidão que a criança nos dá, do que propriamente da idade. Uma situação bem segura é quando o bebê já se alimenta bem durante o dia, após a introdução alimentar. Se ele já está aceitando bem os alimentos e jantando ao final da tarde, consideramos que está pronto para essa nova fase! Na dúvida é sempre bom consultar o pediatra.
A retirada das mamadas da madrugada
O bebê acordou a noite, pede o peito, o que fazer? É possível que o bebê acorde a noite porque ele está acostumado. Não é tão simples mudar os hábitos dos pequenos.
É bom ressaltar que substituir o peito por mamadeira não é uma boa ideia. A criança continuará acordando para receber a mamadeira e além de entrarmos em um sério risco de cárie dental pelo uso da mamadeira noturna, ainda teremos que enfrentar um outro desmame lá na frente.
Para o desmame noturno, eu acredito muito em métodos leves que podemos aplicar sem causar estresse na criança e nem na mãe.
Por isso, o desmame noturno não acontecerá de uma noite para outra. É um processo gradativo e gentil.
Dicas para o desmame noturno
- Comece o desmame noturno de forma gradual
- Crie um horário para a Hora da Cama, procurando sempre seguir o mesmo ritual. Rotinas previsíveis deixam as crianças mais seguras
- Certifique-se que a criança esteja bem alimentada e se comeu bem durante o dia. Se for preciso, ofereça um lanchinho antes da hora da cama
- Nunca inicie o processo se a criança estiver doentinha ou em fases de transição como volta ao trabalho da mãe, mudança de casa ou de cidade. Deixe que a criança se adapte primeiro a nova mudança
- Quando a criança acordar a noite, você poderá amamentá-la, mas a ideia é ir diminuindo o tempo das mamadas. Coloque-a no peito, porém retire-a antes que ela entre em sono profundo, ela poderá estar sonolenta, mas não dormindo. Dessa forma, vamos diminuindo a cada dia o tempo de mamada e fazendo com que a criança se acostume a pegar no sono sem fazer a sucção.
Como eu disse, não é uma mágica que vai acontecer do dia para noite. Mas gosto muito desse método porque respeitamos o tempo de cada criança, sem causar traumas ou levar a choros descontrolados.
O desmame noturno é quase sempre uma decisão materna. Por isso, você, mamãe é um ponto chave nesse processo. Paciência e perseverança deverá ser seu lema nesses dias.
Como acabar com a exaustão da rotina de mamadas
Enquanto não chega a hora de desmamar à noite, algumas mães sentem mais os efeitos da privação de sono do que outras. Aqui vão algumas dicas, que também podem ser encontradas em meu livro Sintonia de Mãe, publicado pela Luz da Serra Editora, para você que está com bebezinho novo e já se sente exausta com a rotina das mamadas.
Aproveite para dormir enquanto amamenta no peito
Peça ajuda
Crie uma Rede de Apoio que realmente funcione. Divida algumas funções, isso fará com que você não se sinta sobrecarregada. No meu livro, Sintonia de Mãe ? Como criar uma conexão única com seu filho através da amamentação, ensino como você pode criar uma Rede de Apoio que trabalhe a seu favor. Tenha paciência e principalmente compaixão! Afinal, seu bebê precisa de muito colo, muito aconchego e muito peito nessa hora!