Redatora especialista na cobertura das editorias de saúde, alimentação, fitness e bem-estar.
Seja na esteira, no parque ou na rua, saiba que os cadarços de seu tênis de corrida servem muito mais do que simplesmente amarrar e deixar seus calçados atados. Afinal, algumas estratégias usando cadarços podem deixar seus tênis mais confortáveis e evitar pés machucados.
Desta forma, até mesmo mudar a forma de amarrar os sapatos é capaz de proporcionar alívios e evitar unhas pretas. Para isso, Victor Ornelas, especialista em calçados esportivos e Ciência do Esporte, e Eric Sach, engenheiro e expert em confecção de tênis, dão algumas dicas - extraídas da entrevista ao site SELF.
ANTES: Verifique se seu tênis se encaixa perfeitamente
Calçar um tênis que não é o ideal para seu tipo de pé pode render futuras (e graves) lesões. Para checar isso, verifique se a parte mais larga do pé (onde os dedos flexionam) têm a mesma largura do sapato onde este também se dobra.
Se você escorrega seu calcanhar para frente, isso não necessariamente quer dizer que seu tênis está largo. Pelo contrário: quando seu pé tenta, ao correr, se flexionar em uma parte onde o sapato não está projetado para ser dobrado, a tendência é que seu calcanhar suba para que o pé consiga ser flexionado. Isso faz com que seu pé se projete para frente e fique "prensado", causando atritos que levam a bolhas.
Ir a uma loja de calçados esportivos tende a ser mais adequado, pois lá você encontrará especialistas que identificarão problemas e te ajudarão a escolher o tênis ideal ao formato e tamanho de seu pé.
Está na dúvida sobre o tamanho? Sach recomenda escolher um número maior. Geralmente as pessoas optam por um número menor ao comprar tênis de corrida, mas se esquecem que, ao praticar corrida, os pés podem ficar inchados.
Saiba mais: [Teste] Como escolher o melhor tênis
Agora, vamos às dicas! Elas te ajudarão a distribuir a pressão do laço e evitar pontos doloridos nos pés. É importante saber que ilhós são os buracos por onde os cadarços passam; a parte superior (primeiros ilhós) são a área mais próxima do calcanhar; e a parte inferior (últimos ilhós) são a área próxima aos dedos.
Dica 1: Para evitar bolhas (método 1)
Este método é conhecido como "bloqueio do calcanhar", evitando que o calcanhar escorregue e ocasione bolhas no pé.
Porém, não o use para correr longas distâncias, pois o método pode causar pressão sobre os tendões e impedir a mobilidade do tornozelo.
- Localize ilhós extras no tênis (próximos ao calcanhar/tornozelo). Normalmente eles não vêm com o cadarço já dentro do buraco. Por isso, passe o cadarço direito neste ilhó extra no lado direito, em direção ao interior do calçado. Pare quando obtiver um laço do lado de fora do tênis. Repita o procedimento no lado esquerdo.
- Cruze as pontas dos cadarços. Você deve passar a ponta direita dentro do laço esquerdo. E a ponta esquerda dentro do laço direito.
- Puxe as pontas dos cadarços para esticar os laços e amarre os cadarços normalmente.
Dica 2: Para evitar bolhas (método 2)
Este método também serve para evitar o deslizamento do calcanhar e, então, bolhas - e é o preferido de Sach neste quesito.
- Mantenha seus sapatos atados normalmente, depois solte os dois ilhós superiores (isso inclui o ilhó extra no topo).
- O ilhó que fica em segundo em relação à proximidade do calcanhar deve ser pulado (não passar o cadarço nele). Passe o cadarço no ilhó extra, em direção ao lado de fora do tênis.
- Amarre os cadarços de forma habitual.
Dica 3: Para evitar pressão no peito do pé
Ter um peito do pé alto significa que a parte superior do pé está um pouco mais alta no meio. Isso pode levar a pressões e irritações no peito do pé enquanto estiver de tênis.
A ideia deste método é, então, ter um laço que possa fazer com que o tênis acomode esse peito do pé alto, reduzindo a pressão.
- Tire o cadarço de três ou até quatro ilhós superiores (para que o tênis fique apenas com dois a três ilhós atados de cada lado, sendo estes ilhós os mais próximos aos dedos do pé).
- Em vez de cruzar os cadarços, passe o cadarço direito no ilhó acima, do lado direito. Faça o mesmo do lado esquerdo.
- Passe o restante do cadarço normalmente (cruzando-os) até o último ilhó e amarre normalmente.
Dica 4: Para pés com joanetes
Esta dica é muito útil para corredores que tem a frente do pé mais larga. Deixar a frente do tênis um pouco mais larga pode tanto acomodar como prevenir joanete;
- Retire o cadarço de praticamente todos os ilhós, deixando-o apenas nos ilhós inferiores (os últimos próximos aos dedos).
- Passe o cadarço do lado direito no ilhó acima, em direção ao lado de fora do sapato. Faça o mesmo do lado esquerdo.
- Passe o cadarço do lado direito no ilhó acima, mas desta vez indo em direção ao interior do tênis. Repita do lado esquerdo.
- Cruze os cadarços normalmente, cruzando-os, e ao final amarre-os.
Dica 5: Para deixar o pé mais folgado
A solução que parece mais óbvia para ter pés mais folgados é comprar um sapato mais largo, claro. Mas esta não é a única alternativa.
- Retire os cadarços do sapato até o final, de modo que o laço fique apenas no ilhó inferior do lado esquerdo e direito.
- Amarre o tênis de forma habitual, cruzando o cadarço. Porém, pule os ilhós que estão diretamente acima (de ambos os lados).
- Continue amarrando o sapato, pulando todos os outros conjuntos de ilhós logo acima. Ao finalizar, amarre os cadarços.
Dica 6: Para evitar unhas pretas
Se seu tênis de corrida está um pouco apertado, este truque pode te ajudar a evitar unhas pretas e outras feridas nos dedos do pé.
- Remova completamente os cadarços do tênis.
- Passe uma ponta do cadarço no ilhó mais próxima ao dedão do pé.
- Puxe o cadarço na diagonal. Passe-o no ilhó superior do lado oposto, em direção ao lado externo do calçado.
- Deixe um comprimento adequado na parte superior para que você possa amarrá-lo posteriormente.
- Vá para o outro cadarço. Passe-o pelo ilhó inferior do outro lado, em direção ao lado de dentro do tênis.
- Passe o cadarço diagonalmente no próximo ilhó do lado oposto. Como se fosse amarrar normalmente, porém, usando só um cadarço. Amarre e pronto!