
A médica ginecologista, obstetra e gineco-endocrinologista Loreta Canivilo é especialista em reposição ho...
i
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

Se você já se sentiu fraca durante os treinos, e aquele exercício que você já está acostumada, repentinamente se torna mais difícil, saiba que a causa pode estar no seu ciclo menstrual.
Isso porque as oscilações hormonais afetam diretamente a resistência, a força e os níveis de energia. Descubra em que fase do ciclo seu desempenho pode ser impactado e quando você pode se sentir mais disposta para intensificar os treinos.
Saiba mais: Como saber se a menstruação vai descer: veja 7 sinais
Como o ciclo menstrual afeta o desempenho nos treinos?
Segundo a ginecologista Loreta Canivilo, dois momentos do ciclo menstrual podem impactar negativamente o desempenho nos exercícios físicos. O primeiro ocorre na fase folicular inicial, que tem início no primeiro dia da menstruação.
Nesse período, o organismo possui baixas concentrações dos hormônios estrogênio e progesterona. “Essa queda hormonal pode reduzir a força muscular e a capacidade de resistência, além de contribuir para sensação de fadiga e menor motivação”, informa.
A falta de motivação para a prática de exercícios também pode ocorrer ainda devido à insegurança causada pelo sangramento e ao desconforto das cólicas menstruais.
Entre o 6° e 13° dia de ciclo os níveis de estrogênio começam a subir e atingem o pico na ovulação. Nessa etapa é possível sentir mais motivação, foco, energia e resistência a incômodos, o que resulta em um desempenho físico acima da média.
Já na fase lútea (período pré-menstrual) há o aumento da progesterona, hormônio que leva a introspecção e a queda da força muscular. “O aumento da temperatura basal causado pela progesterona pode reduzir o desempenho em atividades de resistência e gerar maior fadiga”, explica a especialista.
O uso de anticoncepcionais pode reduzir a variação de energia ao longo do ciclo?
De acordo com a ginecologista, o uso de anticoncepcionais pode ajudar a minimizar as oscilações de energia ao manter os hormônios mais estáveis. No entanto, Canivilo ressalta que os efeitos podem variar de acordo com o tipo de anticoncepcional utilizado.
“O uso de anticoncepcionais pode reduzir a variabilidade no desempenho, especialmente em relação à fadiga e à força muscular, mas o efeito específico dependerá do tipo de anticoncepcional e da sensibilidade individual”, esclarece.
Saiba mais: Sua menstruação está saudável? Veja 4 sinais de alerta