Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
O yoga não é apenas uma atividade física, mas sim uma filosofia de vida. Sua prática é bastante antiga, capaz de promover o autoconhecimento do praticamente e, consequemente, ser o responsável por proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida. Confira abaixo 7 bons motivos pelos quais você deveria começar a praticar yoga hoje:
1. Indicado para todas as pessoas
Diferente de algumas práticas, o yoga pode e é recomendado para todas as pessoas. Karla Duarte, professora de yoga, diz acreditar que todo mundo deveria praticar yoga. Isso porque, a modalidade não se restringe apenas à reprodução das posturas físicas e pode facilmente ser adaptada para qualquer pessoa praticante.
2. Pode ser praticado em qualquer lugar
Seja na praia, no campo, em casa ou no parque. O yoga pode ser praticado em qualquer lugar. Basta conhecer os asanas e os pranayamas, que são as posturas e as respirações, respectivamente, esticar o seu mat yoga ou sua toalha e aproveitar os benefícios da yoga.
3. Diminui a ansiedade
Um dos principais sintomas da ansiedade, é a sensação de falta de controle sobre si. Praticando o yoga, você irá aprender a controlar sua mente e o seu corpo. Através de técnicas respiratórias, corporais e meditativas, o exercício promove uma maior conexão com quem se é, trazendo o autocontrole, ferramenta essencial no controle da ansiedade.
4. Melhora a postura e alivia dor nas costas
Especialista em ortopedia e patologias da coluna vertebral, Michel Kanas explica que de fato o yoga melhora a postura, pois evita sobrecarga tanto da coluna cervical como lombar, e das articulações. Os alongamentos e a correta execução dos movimentos são os principais fatores que contribuem para melhora na coluna, reduzindo dor nas costas e lordose.
5. Deixa os músculos fortes
Algumas posturas mais isométricas exigem maior contração muscular e, consequentemente, aumentam a força, flexibilidade e definem os músculos. Sendo assim, com as aulas o praticante passe a ganhar maior consciência corporal.
6. Diminui sintomas de fibromialgia
Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Oregon Health & Science University (EUA) comprovou que o yoga reduz sintomas físicos e psicológicos da fibromialgia. A condição afeta predominantemente mulheres e se caracteriza por dores crônicas e fadiga. Desta forma, seus sintomas mais frequentes são: rigidez muscular, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e desconfortos gastrointestinais.
7. Emagrece
Praticar yoga é indicado não somente para fortalecer e tonificar os músculos, mas também ajuda na redução de peso. As aulas podem resultar em uma queima de mais de 200 calorias. Já no Power Yoga, é possível perder ainda mais calorias, pois a prática trabalha com movimentos e respirações mais fortes.
Mais sobre Yoga
Conheça quais são os tipos de yoga
9 famosos que praticam yoga
Acro Yoga é indicado para fortalecimento dos músculos