Professora de yoga com formação em Vinyasa Flow, Hatha Yoga e Yoga para gestantes. Criadora do canal Pri Leite Yoga no YouTube.
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe você é um dos poucos que ainda não aderiu à tendência do yoga, hoje viemos dar o empurrão definitivo para você experimentar esta disciplina. A conexão mente-corpo que essa prática promete, junto com seu poder de tonificar os músculos, é a combinação perfeita para nos convencer a colocar à prova alguns asanas.
Logo após a primeira aula, ficamos completamente conquistados pela eficácia e pelos benefícios dessa prática. É claro que, entre todas as posições possíveis, há algumas que você sempre deve manter no radar.
Tanto para iniciantes quanto para praticantes mais experientes, a postura malasana é verdadeiramente essencial. Este asana não só libera a tensão muscular do corpo, como também aumenta significativamente a flexibilidade e melhora a digestão, trabalhando os músculos da região central e estimulando os órgãos internos envolvidos no processo digestivo.
Leia mais: Yoga emagrece? Aprenda 5 posições que ajudam a perder peso
O passo a passo da malasana
Para iniciar este asana, fique de pé no tapete de yoga com as pernas afastadas na largura do quadril. Em seguida, dobre os joelhos como se fosse agachar e incline o tronco para frente. Depois, apoie os cotovelos na parte interna dos joelhos, mantenha a coluna reta e permaneça nesta posição por pelo menos 30 segundos.
Você pode realizar este asana a qualquer hora do dia: ao acordar pela manhã, como um alongamento matinal para despertar os músculos do corpo, ou após as refeições, para promover a digestão. Seja como for, o importante é fazer até 4 repetições de cerca de 15 segundos cada ou, na falta disso, adicioná-las à sua sessão de yoga junto com outras posturas preferidas, para obter mais resultados.
Além de ser essencial para aumentar a flexibilidade e promover a digestão, a malasana também ajuda a tonificar e fortalecer os músculos das pernas, além de trabalhar o abdômen e as costas, melhorando nossa postura e equilíbrio. Também não podemos esquecer que este asana, como a maioria dos movimentos de yoga, ajuda a relaxar a mente. Portanto, é uma ótima opção para desconectar do estresse do dia a dia e, ao mesmo tempo, melhorar nossa condição física. Só traz vantagens!
Os benefícios de praticar yoga pela manhã
O yoga pela manhã é um verdadeiro convite para despertar o corpo e preparar a mente para o dia. Segundo a professora de yoga Priscilla Leite, em um artigo escrito para o MinhaVida, essa prática matinal tem o poder de renovar a energia enquanto acalma os pensamentos. "Começar o dia se movimentando com atenção plena no aqui e no agora, antes que sua mente seja bombardeada pela agenda do dia, pode promover grandes mudanças", explica.
É comum acordarmos com aquela preguiça e vontade de apertar o botão soneca do celular pela quinta vez. Mas, ao praticar yoga logo cedo, o corpo ganha mais disposição. Movimentos suaves e alongamentos estimulam a circulação, ajudam a espantar o sono e preparam os músculos para o ritmo do dia. Priscilla destaca: “Além de mandar o sono embora e promover mais energia para o corpo, a prática do yoga mantém nossa mente focada e equilibrada”.
Outro ponto importante é o efeito positivo sobre a saúde mental. Começar o dia com a mente focada no momento presente é uma forma de evitar que o estresse tome conta logo cedo. Segundo a especialista, a atenção plena e a respiração consciente durante o yoga são o segredo para manter a calma, mesmo quando o dia promete ser daqueles mais agitados.
E os benefícios não param por aí! O yoga também é um carinho para o coração, já que ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora a qualidade da respiração e traz mais bem-estar geral. "A prática do yoga promove diversos benefícios para o corpo, mente e coração", reforça Priscilla Leite.
Leia também: Yoga para dormir melhor: posições e por que funciona