Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A hora de amamentar é muito especial para a mãe e o bebê, pois representa um momento de total integração entre ambos. Por isso, é fundamental apostar em um local tranquilo e uma poltrona confortável.
Outro detalhe importante neste momento são as roupas, que devem ser apropriadas para esse período que deve acontecer sem pressa ou algum tipo de incômodo. Segundo a consultora de estilo Danielle Kono, não existe proibição e sim o que pode ser mais adequado para garantir aconchego para a mãe e o seu filho.
"Priorize sempre o conforto, ou seja, tecidos macios, como algodão ou malha, que não incomodam a criança. Esses tecidos não costumam causar alergia e deixam a pele 'respirar' mais", explica. Para a especialista, é importante adaptar as peças que tem no guarda-roupa, sem ter de ir comprando itens novos, pois nem tudo será reaproveitado após o período do aleitamento.
No quesito praticidade, peças básicas como blusas soltinhas, vestidos e macacões em viscolycra podem ser um aliado mesmo quando essa mãe precisa sair. Para a professora Fabíola Mastelini, coordenadora do Curso Superior em Tecnologia em Design de Moda da Anhanguera de São Bernardo, as mamães mais estilosas podem investir em acessórios mais coloridos para garantir um visual mais moderno e elaborado.
Peças com botões (camisas, batas, vestidos) são práticas na hora de amamentar, assim como blusas com decote em V ou transpassadas também ajudam muito nessa fase, pois dá para usar uma regata de amamentação por baixo. Aliás, a regata é ótima como uma segunda pele, pois prende ao sutiã de amamentação, sem que a mãe tenha a preocupação se o leite vai "vazar" ou não.
"Existem ainda peças especiais para a fase como o sutiã específico como o absorvente, sempre escolhendo modelos que deixam os seios firmes sem apertar", acrescenta Fabíola.
Outra dica é escolher tecidos mais lisos, sem muita textura. Optar por calças de malha com elástico, saias e shorts mais largos pode ser outra boa escolha. Além das peças citadas, nessa fase a mulher pode investir em um max cardigan ou max colete de malha, pois alongam a silhueta e garantem conforto.
Para ajudar ainda mais a montar um look bonito e prático, anote essa combinação: saia midi de malha + camiseta de algodão + blazer + tênis = pronto! Com essa combinação dá para passear no shopping, ir a uma festa de criança e até sair para aquele almoço no final de semana.
O que deve ser evitado
Nada está proibido, mas alguns detalhes podem dificultar o momento da amamentação. É preciso atentar-se que o bebê também entra em contato com o tecido, por isso é importante usar materiais adequados. "Peças com textura áspera ou que tenha muitos pelinhos, como a lã, podem incomodar o bebê, assim como fechos e zíperes que podem machucá-lo", alerta Danielle.
Nessa fase a mãe ainda está inchada e fora do seu peso habitual, por isso vale evitar calça jeans e peças muito justas que acabam sendo desconfortáveis. Uma dica importa para esse momento é: não 'encane' em repetir roupa, o importante mesmo é o conforto para a mãe e para o bebê.
Em resumo:
Roupas mais indicadas
- Peças com botões (camisas, batas, vestidos)
- Blusas com decote em V ou transpassadas
- Calças de malha com elástico
- Saias e shorts mais largos
- Tecidos lisos e macios.
Melhor evitar
- Tecido com textura áspera
- Tecidos com pelinhos
- Peças com fechos e zíperes
- Calça jeans apertada.