Redatora das editorias de beleza, família e alimentação.
O momento da amamentação é muito sagrado para as mamães, pois, além dos diversos benefícios, é uma oportunidade de conexão intensa com seus filhos. Porém, uma ocasião que deveria ser especial acaba se tornando muito desconfortável, porque muitas mulheres podem ter dificuldades na amamentação, como fissuras e dores nos mamilos.
Uma alternativa que foi criada para essas mães é a concha de amamentação. Trata-se de um acessório de silicone em formato de concha, com um orifício central interno para encaixe dos mamilos. Há diversos modelos de conchas, com diferentes consistência de base, rígidas ou flexíveis, e diferentes diâmetros dos orifícios para os mamilos.
Como funciona a concha de amamentação?
O acessório faz pressão para exteriorizar os mamilos invertidos, facilitando a pega do bebê. Por evitar o contato direto com a roupa, a concha de amamentação também pode ser usada para mamilos com fissuras, o que pode auxiliar no processo de cicatrização.
Além disso, outras mães optam pelo acessório para coletar o leite que acaba vazando entre as mamadas e armazená-lo sem sujar a roupa.
Saiba mais: Refluxo em bebês: tipos, causas e sintomas
Como usar?
A concha de amamentação deve ser usada embaixo do sutiã, sem apertar as mamas. A ginecologista especialista pela Sociedade Brasileira de Mastologia Fernanda Torras afirma que não é aconselhado dormir com o acessório e recomenda o uso por um período máximo de 3 horas diárias.
Além disso, a consultora de amamentação da Parto Sem Medo Aline Vanderlinde afirma que a concha deve ser higienizada com água fervente toda vez que for utilizada. Porém a especialista não recomenda o uso do acessório. Entenda o porquê:
Riscos da concha de amamentação
"A concha pressiona o seio, isso faz com que aumente a produção de leite, podendo ocasionar uma mastite na mulher. A doença é muito dolorida, e necessita de tratamento com medicamentos e anti-inflamatório", afirma Aline.
Além disso, segundo a consultora, mesmo que a concha seja higienizada, o leite pode ficar parado ali, o que pode também causar uma candidíase mamária.
Alternativas para uma amamentação segura
Para as mulheres que usam a concha para formar bico no peito, Aline recomenda uma consultora de amamentação para auxiliar a mãe e o bebê.
Já para as mães que não querem que o mamilo encoste nas roupas, Aline dá uma dica: "É só usar uma fraldinha de boca do bebê, enrolar em formato de rosquinha e colocar em volta da aréola da mãe. Assim, o bico do peito não vai encostar na roupa e o leite cai na fralda".