Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje (18/01) que a campanha de vacinação deverá ter início nos estados do país ainda nesta segunda-feira. Segundo Pazuello, está previsto que a Força Aérea Brasileira (FAB) faça a distribuição das doses até o início da tarde, permitindo que as vacinas sejam aplicadas até as 17h.
Isso porque na tarde de ontem (17/01), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade o uso emergencial da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e a da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, com a Fiocruz.
Minutos após a aprovação, o governo do estado de São Paulo realizou a aplicação da CoronaVac na enfermeira Mônica Calazans, que trabalha na linha de frente no combate ao coronavírus. Ela se tornou a primeira pessoa no Brasil a tomar a vacina chinesa após a fase de testes.
Início da vacinação
Ainda nesta manhã, 4,6 milhões de doses da CoronaVac foram entregues ao Centro de Logística do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para que sejam transportadas por via área para a capital de dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
De acordo com Pazuello, será enviado ao Instituto Butantan um pedido de prioridade para solicitar a autorização pela Anvisa para a produção de mais 2 milhões de doses da CoronaVac. Em seu comunicado, o ministro reforçou que o início da aplicação das doses será feita, inicialmente, em pessoas do grupo de risco, como profissionais da saúde, idosos e indígenas.
Segundo o Plano Nacional de Vacinação, divulgado no último 16 de dezembro, o primeiro grupo prioritário, a ser vacinado na fase 1, é formado por:
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas de 80 anos ou mais
- Pessoas de 75 a 79 anos
- Indígenas com idade acima de 18 anos
Com isso, o governo de SP lançou o site www.vacinaja.sp.gov.br, para que pessoas dos grupos prioritários possam realizar um pré-cadastro, agilizando o processo de vacinação no estado. No estado, podem se inscrever profissionais de saúde e indígenas.
Apesar de não funcionar como um agendamento, as informações cadastradas no site irão permitir um atendimento mais rápido ao cidadãos na hora de tomar a vacina, evitando aglomerações nos locais de aplicação.
Prevenção da COVID-19
Mesmo com o início da vacinação, o Ministério da Saúde reforçou que as medidas preventivas não devem ser descartadas. As orientações recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o aumento da disseminação da doença são:
- Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos
- Desinfetar as mãos com álcool em gel 70%
- Evitar tocar a região facial
- Evitar contato com pessoas doentes
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar
- Manter o distanciamento social
- Usar máscara sempre que sair de casa
- Não compartilhar itens de uso pessoal
- Evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas
Cuidados contra a COVID-19
- Reinfecção por COVID-19: o que se sabe até o momento
- Como tratar sintomas leves de COVID-19 em casa
- Suspeita de coronavírus? Entenda o que fazer