Professora de yoga com formação em Vinyasa Flow, Hatha Yoga e Yoga para gestantes. Criadora do canal Pri Leite Yoga no YouTube.
iSe você tem tendência a sofrer com enxaquecas sabe que não se trata de uma dor de cabeça comum. A dor latejante em um lado da cabeça costuma ser acompanhada por náuseas, sensibilidade à luz e tonturas - e pode resultar em sentimentos de ansiedade.
Embora a medicação possa ajudar nos sintomas da enxaqueca, práticas que promovem a atenção plena, como a yoga, também trazem benefícios. A arte milenar fornece muito mais do que preparo físico: ela ajuda a promover calma e paz para a mente, para o corpo, ajuda a lidar com doenças, como ansiedade, depressão, aliviar dores, estresse e tensão - os dois últimos contribuintes para as dolorosas enxaquecas.
Pesquisas mostram consistentemente que a yoga pode ajudar com as dores de cabeça e enxaquecas, tornando-se uma excelente alternativa de tratamento sem efeitos colaterais. Isso porque a yoga é capaz de estimular o sistema nervoso e parassimpático, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial, atuando de maneira restaurativa para o corpo.
Praticar yoga faz com que nos aconcheguemos no aqui e no agora e, por meio das posturas e técnicas de respiração, é possível sentir calma e alívio não apenas das dores de cabeça como em todo o corpo.
Cada pessoa é diferente e você sempre deve consultar um médico caso a sua enxaqueca esteja afetando a sua qualidade de vida, mas estender o tapete de yoga pode ser um bom ponto de partida. Vamos praticar?
1. Postura da criança
- Ajoelhe-se no tapete com os joelhos afastados na largura do quadril e os pés juntos atrás de você. Respire fundo e, ao expirar, leve a parte superior do corpo em direção ao chão
- Leve os braços para a frente, alongando o pescoço e a coluna
- Descanse a testa no chão e relaxe, inspirando e expirando, prestando atenção à respiração
- Fique nessa postura de um a três minutos.
Benefícios
A postura da criança é uma ótima maneira de liberar a tensão da parte superior do corpo e abrir os ombros, as costas e a coluna, o que pode aumentar o fluxo sanguíneo para a cabeça. Além disso, apoiando a testa no chão, você está ativando pontos de pressão na testa que podem aliviar enxaquecas e dores de cabeça.
2. Postura do gato e da vaca
- Comece em uma postura de quatro apoios, com os seus ombros sobre os pulsos e os quadris sobre os joelhos
- Inspire lentamente e, ao expirar, arredonde a coluna e abaixe a cabeça em direção ao chão (essa é a postura do "gato")
- Inspire novamente, levando a cabeça, o peito e o cóccix em direção ao teto enquanto arqueia as costas para a postura da "vaca"
- Faça o alongamento de um a três minutos.
Benefícios
Mover-se entre a pose de gato e da vaca não só alivia a tensão na parte superior do corpo, mas também aumenta o fluxo sanguíneo e a circulação. Isso traz mais oxigênio para o cérebro, o que pode ajudar a aliviar um pouco a dor de cabeça.
3. Postura da pinça
- Sente-se sobre o seu tapete com as costas retas e as pernas alongadas para a frente
- Exale e dobre o corpo para frente, tocando as pontas dos pés com as mãos
- Depois, agarre os dedos dos pés e descanse a frente na parte superior das panturrilhas ou sobre os joelhos
- Mantenha a posição durante 10 segundos e descanse.Procure completar oito ou 10 repetições.
Benefícios
Essa postura alonga a coluna e abre os ombros, o que alivia um pouco da tensão frequentemente associada às dores de cabeça. Além disso, as dobras para a frente ajudam a parte superior do corpo e o pescoço a relaxarem totalmente para que a cabeça descanse nas pernas sem nenhum esforço.
4. Postura da borboleta deitada
- Deite de costas
- Dobre os joelhos, mantendo as solas dos pés no chão
- Abra os joelhos para os lados, aproximando as solas dos pés
- Seus braços podem estar em qualquer posição confortável: acima da cabeça, relaxados ao lado do corpo ou apoiados nas coxas são algumas opções
- Fique nessa posição alguns minutos enquanto a gravidade trabalha para aprofundar seu alongamento. Respire naturalmente durante toda postura
- Se você estiver praticando-a em casa, defina um cronômetro para cinco ou 10 minutos para que você possa relaxar completamente.
Benefícios
A postura da borboleta deitada é uma postura relaxante e restauradora. Para praticá-la você deve ter um bom apoio no tapete e estar confortável. Você pode usar essa postura no final de uma sessão de yoga, pela manhã ou à noite, para começar ou terminar o dia.
5. Postura do bebê feliz
- Deite-se de costas
- Com a cabeça apoiada no tapete, dobre os joelhos em direção ao peito em um ângulo de 90 graus. Vire as solas dos pés em direção ao teto
- Estendendo o braço, segure a parte interna ou externa dos pés. Afaste os joelhos, movendo-os em direção às axilas
- Flexione os calcanhares na mão e balance suavemente de um lado para o outro (como um bebê feliz)
- Permaneça nesta posição por várias respirações, inspirando e expirando profundamente.
Benefícios
A postura do bebê feliz, além de ajudar a alongar a parte interna das coxas, quadris e virilha, também ajuda a reduzir a dor lombar, aliviar o estresse e a ansiedade e ainda a melhorar o cansaço e a fadiga.
6. Savasana
- Deite-se em um tapete de yoga, edredom ou até mesmo no chão e comece se espreguiçando como se estivesse acabado de acordar
- Feche os olhos se preferir e inale e exale profundamente. Solte cada tensão do seu corpo e deixe-o içar pesado em direção à terra, se permitindo relaxar e aproveitar esses minutos sem expectativas e julgamentos
- Leve as mãos sobre o coração se preferir e preste atenção na sua respiração.
Benefícios
Quando você está em savasana, todo o seu corpo está completamente relaxado e apoiado no solo. Essa liberação pode ajudar a reduzir a enxaqueca, junto com a respiração profunda que acompanha a postura, aumentando o oxigênio para o cérebro.
Treino rápido de respiração
As posturas não são o único aspecto da yoga que pode ajudar com as enxaquecas. A respiração também pode desempenhar um papel importante na redução da dor. A seguir, ensino uma respiração que vai te ajudar a abrir e acalmar a mente, além de aliviar as dores de cabeça; olha só:
- Use a mão direita para tapar a narina direita, inspire pela esquerda e depois tampe a narina esquerda e expire pela direita
- Inspire novamente pela narina direita e tampe a direita, expirando pela narina esquerda
- Repita as respirações de oito a 10 vezes para obter mais benefícios.