Formado na Faculdade de Medicina de Jundiaí, fez residência médica na Santa Casa de São Paulo onde foi chefe do centro o...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Hipotireoidismo na gravidez?
O hipotireodismo na gravidez é uma doença em que a glândula tireoide não produz a quantidade necessária de hormônios para o organismo da gestante funcionar normalmente. A condição pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo do feto e apresentar sintomas como fadiga, sonolência e ganho de peso.
Causas
O que causa o hipotireoidismo na gravidez?
De acordo com o ginecologista e obstetra Leonardo Valladão, o hipotireoidismo na gravidez é causado por um fator autoimune, ou seja, em que o corpo da gestante produz anticorpos que atacam a própria tireoide, resultado na redução do funcionamento da glândula.
Saiba mais: Candidíase na gravidez: sintomas, tratamento e se é perigosa
Sintomas
Os sintomas do hipotireoidismo na gravidez podem variar, sendo os mais comuns:
- Fadiga
- Sonolência
- Constipação
- Ganho de peso não intencional
- Sensibilidade ao frio
- Depressão
- Problemas de memória
Diagnóstico
O diagnóstico do hipotireoidismo na gravidez é feito com a análise dos sintomas e a partir dos resultados do exame de dosagem hormonal de TSH, que pode ser realizado durante o pré-natal. Em parte dos casos, a paciente já possui histórico de hipotireoidismo antes da gestação e tem seus níveis hormonais monitorados ao longo da gravidez.
Tratamento
Segundo Valladão, o tratamento para o hipotireoidismo na gravidez é feito por meio de reposição hormonal, com o uso de levotiroxina, versão sintética do hormônio tetraiodotironina. O medicamento, que deve ser usado com orientação médica, ajuda a restaurar os níveis hormonais adequados e reduz os sintomas da condição.
Durante toda a gestação, é indispensável o acompanhamento médico para monitorar os níveis de TSH. É possível que o profissional solicite novos exames a cada seis a oito semanas.
Saiba mais: 7 exames para identificar problemas de tireoide
Complicações possíveis
Hipotireoidismo na gravidez afeta o bebê?
Sim, o hipotireoidismo na gravidez pode afetar o desenvolvimento do feto, já que a tireoide é responsável por hormônios necessários para que o cérebro se desenvolva. Entre as complicações estão:
- Atraso no desenvolvimento cognitivo
- Alterações cardíacas
- Baixo peso ao nascer
- Sofrimento fetal
Para as gestantes, o hipotireodismo na gravidez pode resultar em complicações como:
- Anemia
- Aborto espontaneo
- Parto prematuro
- Placenta prévia
- Hemorragia pós-parto
- Pré-eclâmpsia
Hipotireoidismo dificulta gravidez?
Sim, o hipotireoidismo dificulta a gravidez, ou seja, pode dificultar o processo de engravidar, já que a doença influencia hormônios femininos responsáveis pela ovulação. Por isso, é possível que mulheres com problemas de tireoide tenham ciclos menstruais irregulares.