Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, possui título em Pediatria pelo Hospital Infantil Dar...
iA resposta para essa pergunta e que deve ficar gravada na cabeça dos pais é: deixe o pipi do bebê quieto. Não há necessidade de massagear o prepúcio ou "puxar a pelinha" do pênis do bebê na hora do banho como antigamente era preconizado.
A imensa maioria dos bebês possui o que chamamos de fimose fisiológica. Eles nascem com a glande recoberta pelo prepúcio, como um mecanismo de proteção, já que os bebês usam fraldas e o pênis fica em contato com fezes/urina durante bastante tempo.
Não indicamos massagens pois os estudos mostraram que esse procedimento causava micro traumas com inflamação no local, dor, sangramentos e consequente processo cicatricial que evolui com estreitamento maior do prepúcio.
Foi visto, ainda, que as massagens aumentavam a chance de a criança necessitar de cirurgia no futuro (postectomia). Na realidade, os cuidados necessários com a região íntima dos pequenos são mais simples.
Os cuidados necessários
Lave o pênis do bebê com sabonete infantil sem tracionar, apenas higienizando o que está exposto.
Com o tempo, o próprio crescimento do pênis e as ereções espontâneas, vão ajudando na exposição da glande. Até os 4 anos, 90% dos meninos conseguirão expor a glande.