Redatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
*Conteúdo Patrocinado
Bastante comum no Brasil, o diabetes se caracteriza pela produção insuficiente de insulina ou má absorção dessa substância, que é o hormônio responsável por quebrar as moléculas de glicose, transformando-as em energia para o corpo1.
Assim, quando não tratada da forma correta, a doença pode levar ao aumento das taxas de glicose no sangue e, consequentemente, a problemas no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos1. Em casos mais graves, é possível até que ela resulte em morte1.
Prevenção
Para evitar os problemas relacionados ao diabetes, a dica é praticar hábitos saudáveis diariamente1, como:
- Ter uma dieta balanceada, com frutas, verduras e legumes, reduzindo o consumo de sal, açúcar, gorduras1 e alimentos processados2
- Praticar exercícios físicos pelo menos 30 minutos todos os dias1
- Manter o peso controlado1
- Não fumar1
- Ir ao médico regularmente para, se necessário, adotar outras medidas no intuito de prevenir o diabetes2.
Tratamento
O tratamento do diabetes varia de acordo com cada caso, levando-se em consideração sobretudo o tipo da doença que a pessoa tem, sendo que os principais são o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 21. De forma geral, seguir um estilo de vida saudável é muito bem-vindo quando a doença já se instalou no organismo, complementando outras formas de controle desta condição1.
Os que apresentam diabetes tipo 1 costumam precisar tomar injeções diárias de insulina para manter as taxas de glicose normais no sangue - e que podem ser monitoradas a partir de um aparelho chamado glicosímetro1. Dependendo das circunstâncias, o médico ainda pode recomendar o uso de certos medicamentos1.
Por outro lado, quem tem diabetes tipo 2 faz o controle da doença principalmente com a ajuda de remédios1, que sempre devem ser usados sob orientação médica para garantir a segurança e a eficácia do tratamento. Entre eles, estão:
- Inibidores da alfaglicosidade, que dificultam a absorção de glicose no organismo, reduzindo, então, a quantidade dela no sangue
- Sulfonilureias, medicamentos capazes de estimular a produção de insulina no pâncreas
- Glinidas, também usadas para promover a liberação de mais insulina pelas células pancreáticas1.
Outra opção para tratar esse tipo de diabetes é a cirurgia metabólica3. Ao diminuir o tamanho do estômago e alterar a trajetória do alimento no sistema digestório, a operação muda de maneira benéfica a produção de hormônios relacionados à doença e melhora o estado geral da saúde das pessoas, possibilitando, inclusive, a interrupção do uso de remédios antidiabéticos3.
O procedimento é o mesmo da cirurgia bariátrica, no entanto, ao invés de ter como objetivo a redução do peso, a metabólica visa essencialmente tratar o diabetes e outras doenças associadas à obesidade, como a hipertensão3.
Ela é indicada para quem não está conseguindo controlar a glicemia por meio do uso de medicamentos e se encaixa nos seguintes critérios: apresenta Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 44,9; tem entre 30 e 70 anos de idade; e vive com o diabetes há, no mínimo, 2 anos e, no máximo, 10 anos, por ser muito rara a remissão da doença após esse período3.
Ou seja, apesar de não ter cura, o diabetes pode e deve ser tratado1. Caso sejam notados sintomas como fome frequente, náusea, feridas que demoram para cicatrizar, visão embaçada e formigamento nas extremidades, o recomendado é procurar um médico para investigar a causa e, se preciso, iniciar o tratamento o mais rápido possível, a fim de evitar outras complicações1.
Referências
1 - BRASIL. Ministério da Saúde. Diabetes (diabetes mellitus). Portal do governo, 2020. Disponível em:https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/diabetes-diabetes-mellitus#:~:text=O%20tratamento%20exige%20o%20uso,%2C%20tabaco%20e%20outras%20drogas. Acesso em 10 de janeiro de 2022.
2 - NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. U.S. National Library of Medicine. How to Prevent Diabetes. Medline Plus, 2021. Disponível em: https://medlineplus.gov/howtopreventdiabetes.html. Acesso em 10 de janeiro de 2022.
3 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA. O que é Cirurgia Metabólica? Vida Nova Metabólica, 2019. Disponível em: https://www.vidanovametabolica.org.br/cirurgia-metabolica-o-que-e/. Acesso em 10 de janeiro de 2022.