Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo com pós-graduação em Nutrição Clínica e Nutrição Enteral e Parenteral...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A nova moda do TikTok é misturar café com proteína, criando uma bebida com o melhor dos dois nutrientes. Apelidado de “Proffee”, o shake proteico e energético já recebeu mais de 10 milhões de visualizações (através da hashtag #proffee) e parece ser a nova tendência para obter foco, energia e saciedade para o dia.
Entre os posts virais, há quem ensine a misturar uma bebida proteica com uma dose de café espresso ou coado. Também é possível fazer o Proffee misturando leite, whey protein e café solúvel, batendo todos os ingredientes em um mixer. A bebida pode ser servida quente ou fria.
Seja qual for o método de preparo utilizado, o Proffee viralizou sob os argumentos de que, além de saboroso, é uma alternativa saudável para obter foco, energia, melhor desempenho no treino e, além disso, ajudar no emagrecimento. Mas será que isso é verdade?
Proffee: há benefícios em misturar café e proteína?
Segundo Angélica Grecco, nutricionista do Instituto EndoVitta, é possível, sim, obter maior energia, foco e concentração com o Proffee. Além disso, ao adicionar proteína na bebida, há benefícios para a manutenção da massa muscular e para o processo de emagrecimento.
Leia mais: 20 dicas para emagrecer rápido e com saúde
“A cafeína estimula o sistema nervoso central e a proteína ajuda na promoção da saciedade. Dessa forma, a combinação desses dois nutrientes ajuda a promover a saciedade precoce e a acelerar o metabolismo devido ao efeito termogênico da cafeína”, explica Angélica. “Com isso, se associado à alimentação equilibrada e à atividade física, o Proffee pode ajudar na perda de peso”, acrescenta.
Cuidados são necessários
É claro que, assim como qualquer outro alimento, exageros são prejudiciais à saúde e alguns cuidados devem ser tomados. Pessoas com problemas cardíacos ou gástricos, como gastrite, refluxo e úlcera, além de crianças e gestantes, devem evitar o consumo de proteína misturada com café.
“A combinação estimula a secreção de suco gástrico. Além disso, a proteína possui digestibilidade mais difícil, exigindo maior secreção de suco gástrico para sua metabolização”, alerta a nutricionista Angélica Grecco.
Saiba mais: 9 substitutos do café e por que você deve prová-los
Por isso, para obter os benefícios da cafeína e da proteína, uma sugestão é consumir esses nutrientes através dos alimentos. “O ideal é consumir essas proteínas através do leite e dos seus derivados no café da manhã e no lanche da tarde, além do consumo de ovos, frango, peixe, carne e proteínas de origem vegetal no almoço e no jantar”, afirma a especialista.
Além disso, Angélica reforça que o café deve ser consumido com moderação na manhã ou à tarde e, se possível, associado ao leite.