Professora de yoga com formação em Vinyasa Flow, Hatha Yoga e Yoga para gestantes. Criadora do canal Pri Leite Yoga no YouTube.
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Uma das principais vantagens de ser adepto(a) do yoga é poder realizá-lo em praticamente qualquer espaço. Um pequeno canto tranquilo e limpo, seja na sala, na varanda ou no quarto, e um tapete antiderrapante já são suficientes para se aventurar na atividade sem sair do conforto de casa.
Para isso, é importante separar uma hora do dia para se desligar completamente da rotina e deixar de lado as preocupações da vida cotidiana. Sem pressa, horário e distrações, é possível iniciar e assimilar técnicas de relaxamento praticando sozinho(a).
Saiba mais: Tipos de yoga: conheça os métodos mais praticados
“Além de mandar o sono embora e promover mais energia para o corpo enquanto mantém a mente calma e centrada, a prática do yoga promove outros benefícios para o corpo, mente e coração”, explica a professora de yoga Pri Leite, em artigo publicado no MinhaVida.
Para te ajudar a integrar o yoga na sua rotina, o MinhaVida reuniu as três melhores posturas para começar a praticar em casa. Confira!
1. Postura da cadeira
Essa é uma das posturas do yoga que podemos realizar em pé e que nos ajuda a trabalhar as pernas e nádegas e a zona central do nosso corpo. Com uma boa mobilidade do quadril e tornozelo, o exercício é feito sem muita dificuldade — e se torna bem mais fácil se aprendermos a ativar o abdômen corretamente.
A postura da cadeira, cujo nome é utkatasana, consiste em realizar um meio agachamento enquanto alonga as costas e estende os braços em linha reta. Ao alongar a coluna do cóccix até o pescoço e tentar chegar o mais longe possível com as pontas dos dedos, nosso abdômen é ativado quase que imediatamente.
Para os iniciantes, a postura pode ser mantida por cerca de cinco segundos e, com o passar do tempo, ir aumentando gradativamente.
2. Pose da criança
Uma das posturas mais agradáveis de ser praticada é a postura da criança em balasana. Ela é frequentemente usada como um meio para relaxar as costas e a coluna depois de ter realizado outras posturas em que há hiperextensão lombar, a fim de compensar a tensão acumulada na área.
Existem diferentes variações da postura da criança, mas a mais comum é sentar nos calcanhares, com os joelhos levemente abertos para que os dedões dos pés fiquem unidos.
A partir daí, incline-se para a frente para alongar as costas. Os braços podem ser colocados para trás de forma relaxada, para frente ou diagonalmente para os lados se você quiser alongar a lateral do tronco.
Para realizar essa pose, é preciso ter uma boa mobilidade do quadril, pois permite manter a postura correta e evita qualquer problema nessa área do corpo.
3. Pose da árvore
As posturas de equilíbrio, tanto nos pés como nas mãos, são muito eficientes e ajudam a trabalhar a zona central do corpo, responsável pela manutenção da boa postura. Uma das mais populares e acessíveis é a pose da árvore.
Ao se equilibrar em uma perna, essa postura nos ajuda a trabalhar a parte inferior do corpo. Para manter o equilíbrio mais facilmente, teremos que ativar nosso abdômen realizando um alongamento axial, pressionando o chão com os pés e esticando em direção ao teto, direcionando a cabeça para cima.
Para iniciantes ou para pessoas que não gostam de muita mobilidade no quadril, você pode colocar o pé que não está no chão apoiado na panturrilha oposta (para os avançados, a posição indicada é descansar o pé na lateral da coxa). O mais importante é nunca apoiar o pé no joelho oposto para evitar o risco de lesão.
Prática do yoga deve começar aos poucos
Se você começou a fazer yoga recentemente e tem receio de não conseguir fazer as posturas mais difíceis, lembre-se que existem outras mais simples com as quais você pode começar e é sempre possível fazer regressões para avançar pouco a pouco.
Com o tempo, a atividade vai gerando curiosidade e despertando a vontade de aprender mais. Mesmo que não haja muito tempo disponível para praticar, dedique alguns minutos para escapar da correria do cotidiano e relaxe com algumas técnicas de relaxamento. A longo prazo, o yoga pode ter um impacto muito positivo no bem-estar e na qualidade de vida.
Saiba mais: Yoga para iniciantes: 6 dicas para quem deseja praticar