Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Considerado um som relaxante por muita gente, um estudo publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, revelou que o som dos pássaros possui efeito positivo na saúde mental. Entre os benefícios encontrados, estão a redução da ansiedade e da paranoia.
Segundo a análise feita pelo Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e da Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf (UKE), na Alemanha, ouvir passarinhos cantando ajuda a tirar o foco de fatores estressantes. Isso faz com que as pessoas se sintam em um ambiente livre de ameaças, o que diminui sentimentos ansiosos.
Ainda de acordo com o estudo, esse fator também ajuda na diminuição da paranoia. Entretanto, a pesquisa observou que o canto não auxilia em episódios de depressão. Para esses quadros, foi concluído ainda que o barulho de trânsito piora a doença - principalmente quando há mais de um som envolvido.
Como o estudo foi realizado?
O estudo contou com 295 voluntários durante um experimento on-line. Nele, foi analisado como o ruído do tráfego e o canto dos pássaros afetam a saúde mental, como o humor, sensações paranóicas e o funcionamento cognitivo.
Os participantes ouviram áudios de seis minutos de ambos os sons, preenchendo questionários antes e depois de escutarem cada gravação. As perguntas tinham como objetivo avaliar a saúde mental e aplicar testes cognitivos.
"O canto dos pássaros poderia ser aplicado para prevenir transtornos mentais. Ouvir um CD de áudio seria uma intervenção simples e de fácil acesso. Mas se já pudéssemos mostrar tais efeitos em um experimento on-line realizado por participantes em um computador, podemos supor que isso seja ainda mais forte ao ar livre, na natureza", disse Emil Stobbe, autor do estudo.
Outras pesquisas ajudam a reforçar os efeitos positivos encontrados durante a pesquisa. Um estudo feito por cientistas da Universidade de Surrey, na Inglaterra, descobriu que o canto de passarinhos, entre todos os sons naturais, é o mais citado por pessoas como auxílio na diminuição do estresse e no ganho de foco.