Sou Nutricionista com especialização em nutrição clínica.Atendo em consultórios as seguintes especialidades: Perda de pe...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iA maçã é considerada uma aliada importante da saúde. Rica em nutrientes benéficos para o corpo, como potássio e vitaminas do complexo B, a fruta também contém fibras e é considerada um alimento de baixo índice glicêmico.
“As fibras presentes na maçã ajudam a reduzir os altos níveis de colesterol, reduzindo os riscos de endurecimento das artérias, ataques cardíacos e infarto”, explica a nutricionista Flávia Borges Silva ao MinhaVida.
Além do impacto no sistema cardiovascular, incluir a maçã na dieta ajuda a diminuir complicações neurológicas, pode reduzir os sintomas da asma e até prevenir o câncer. Todos esses fatores fazem muita gente acreditar que basta comer uma maçã por dia para diminuir significamente a quantidade de problemas de saúde. Mas será que isso realmente é verdade? Veja o que diz a ciência:
Saiba mais: Maçã ou banana: qual dessas duas frutas é mais benéfica para a saúde? Este nutricionista decide
Comer uma maçã por dia ajuda a melhorar a saúde?
A ideia de que “uma maçã por dia mantém o médico afastado” é repercutida em alguns países desde 1886. Para confirmar essa crença popular, um estudo realizado pelo National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) em 2015 analisou os efeitos da maçã no corpo.
A pesquisa contou com 8.399 participantes que responderam um questionário alimentar. Entre os voluntários, 753 disseram que comiam pelo menos uma maçã por dia, enquanto o restante não tinha esse hábito.
Os pesquisadores analisaram o número de consultas médicas realizadas pelos dois grupos no ano anterior ao estudo, classificando os indivíduos em: os que fizeram de 0 a 1 visita ao consultório e os que fizeram mais de uma visita.
Os resultados revelaram que aqueles que comiam uma maçã por dia faziam tantas consultas médicas quanto os que não comiam a fruta. Entretanto, os estudiosos notaram uma diferença importante entre os dois grupos: as pessoas que incluíram a maçã na dieta todos os dias tomavam menos medicamentos do que aqueles que não as consumiam regularmente.
Dessa forma, apesar da crença não ser totalmente precisa, foi concluído que a fruta possui um papel significativo para a saúde, ajudando a manter o corpo saudável. Desde então, outros estudos confirmaram outros benefícios da maçã, como aqueles mencionados no início da matéria. E aí, já começou a sua hoje?
Leia também: 38 alimentos com baixo índice glicêmico para incluir na dieta