Redatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
Se você tem o costume de realizar atividades físicas que trabalham mais os membros inferiores, como caminhada, corrida ou ciclismo, é comum que os braços fiquem um pouco de lado na sua rotina — o que pode torná-los enfraquecidos e, em muitos casos, flácidos.
Em entrevista prévia ao MinhaVida, o professor de educação física Alécio Sales ressalta a importância de exercitar os braços. "Além da questão estética, é importante ressaltar a relevância desses músculos nas tarefas do dia a dia, como carregar sacolas e outros objetos".
Para mudar esse cenário, existem diversos exercícios com foco nos membros superiores que, além de super práticos e fáceis de fazer, podem ser realizados no conforto da sua casa. E o melhor: sem usar nenhum tipo de aparelho ou acessório. Confira as 5 alternativas mais eficazes para deixar seus braços fortes e livres de flacidez:
Saiba mais: Treino de 3 minutos para afinar os braços
1. Flexões de braço (todas as variações)
As flexões não podem ficar de fora da sua rotina, principalmente se você quiser trabalhar os tríceps. Tanto a flexão tradicional no chão, quanto as inclinadas ou declinadas são eficazes para fortalecer os braços. As flexões com palmas também são ótimas para aumentar a potência do exercício.
2. Mergulho de tríceps com cadeira ou banco
Para trabalhar o tríceps usando o nosso próprio peso corporal, o mergulho usando uma cadeira ou banco como ponto de apoio é uma ótima opção! Para isso, você pode colocar os pés no chão e as palmas das mãos na cadeira, ou até mesmo utilizar 2 bancos para obter mais intensidade.
3. Isometria de bíceps com toalha ou corda
Embora os tríceps sejam os músculos mais importantes para evitar a flacidez nos braços, o trabalho dos bíceps também pode ajudar nisso. A rosca isométrica de bíceps é uma ótima opção e pode ser realizada utilizando uma toalha ou corda que possam ser seguradas nos pés ou embaixo de uma mesa, por exemplo, para que possamos puxar até que o material fique sob tensão e o bíceps se contraia.
4. Isometria de tríceps com toalha ou lençol
Acima da cabeça, podemos realizar extensões de tríceps com o auxílio de um lençol ou toalha comprida para segurar com os pés e passar por trás do corpo. Em flexão, ambos os braços irão segurar o pano e puxar, tentando ficar estendidos.
5. Vibração dos braços lateral ou frontal
Para trabalhar os braços com movimentos repetitivos que exigem tensão muscular, bater os braços em diferentes direções, lateral ou frontalmente, pode te ajudar! Mexa os braços, levemente esticados e levantados perpendicularmente ao tronco, para frente e para trás, em pequenos círculos.