Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iSe você sente, ou já sentiu, dificuldade para dormir ao pensar naqueles boletos não pagos e nas dívidas atrasadas, saiba que você não está só. Segundo a pesquisa “Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência”, da MFM Tecnologia junto ao Instituto Locomotiva, esses pensamentos espantam o sono de 84% dos brasileiros em situação de inadimplência.
Perda de emprego, falta de planejamento financeiro e empréstimos de nome para terceiros têm feito parte da realidade da maioria dos entrevistados em situação de inadimplência. O levantamento ouviu 1.020 brasileiros, entre eles homens e mulheres com idade acima de 18 anos, e constatou que 30% dos lares enfrentam dívidas atrasadas no Brasil.
Esse pesadelo não só toma conta da mente dessas pessoas antes de dormir, mas também pesa a consciência durante o dia. A pesquisa também constatou que 82% dos entrevistados endividados confessaram que esses pensamentos têm interferido fortemente nas suas emoções diárias, afetando a felicidade.
Além de mexer com a cabeça, as preocupações com a vida financeira também podem se manifestar no corpo. O estresse da vida cotidiana e a mente ativa durante a noite podem desencadear sérios episódios de insônia ou ansiedade.
A partir do momento em que o nível de estresse se eleva e começa a atrapalhar sua rotina, é imprescindível a consulta de um profissional. Mas também existem algumas alternativas naturais para aliviar o estresse e dormir melhor:
Para aliviar o estresse
- Inserir alimentos com com triptofano no cardápio, como peixes, ovos, nozes e castanhas, ajuda a reduzir marcadores bioquímicos do estresse, especialmente o hormônio cortisol;
- Fazer massagem terapêutica ajuda a amenizar alguns desequilíbrios causados pelo estresse, como dor, fadiga e má postura;
- É normal sentir vontade de reagir às situações de forma impulsiva quando o estresse toma conta; para evitar que isso aconteça, é recomendado andar ou praticar uma caminhada quando estiver estressado;
- Para facilitar o descanso de um longo dia estressante, antes de dormir, evite bebidas com cafeína e remova as distrações do seu quarto, como as televisões e aparelhos eletrônicos.
Para dormir melhor
- Estabeleça sua quantidade ideal de horas de sono;
- Pratique exercícios físicos regularmente sob a supervisão de um profissional;
- Dormir durante a tarde pode atrapalhar ou desregular seu sono;
- Realize leituras leves, ore ou ouça músicas suaves;
- Invista em pouca luminosidade, colchão e travesseiro adequados, poucos barulhos ao redor e uma temperatura agradável.