Graducação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Título de Especialista de Neurologia e Neurocirurgia. Doutorado em...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA dor de cabeça é uma das queixas médicas mais comuns e pode estar associada a diferentes fatores, como à enxaqueca, que possui grande influência genética. Há uma série de gatilhos que podem gerar os sintomas incômodos e um deles é a alimentação, segundo o neurologista Custódio Ribeiro.
Uma crise de enxaqueca pode surgir, por exemplo, porque alimentos ricos em gorduras saturadas fazem com que o organismo libere óxido nítrico na corrente sanguínea, o que faz com que as artérias pulsem. Mas há outros alimentos que podem ser gatilhos.
“Esse processo, considerado inflamatório, predispõe a ativação de centros cerebrais que provocam a dor de cabeça. Por isso, é importante que pacientes com enxaqueca sigam uma dieta livre de alimentos que servem de gatilho, monitorando os principais ingredientes responsáveis pela dor”, explica o especialista.
Saiba mais: 5 nutrientes que combatem a enxaqueca
Para ajudar nessa listagem, confira sete alimentos que podem provocar a enxaqueca:
1. Cafeína
Seja o clássico café pela manhã ou outras bebidas que contenham cafeína, como o chá, o consumo do ingrediente em excesso pode causar a dor de cabeça, já que confere um efeito ao organismo responsável por aumentar o tamanho dos vasos sanguíneos, a vasodilatação. Alimentos feitos com cafeína, como alguns tipos de chocolate, também podem ser gatilhos para a enxaqueca.
2. Leite e derivados
Segundo Custódio, o leite e seus derivados, como o doce de leite e o queijo com alto teor de gordura, podem engatilhar o processo de enxaqueca. A lactose, para pessoas que possuem alergia, também pode incentivar o processo inflamatório provocado pelo alimento.
Saiba mais: 6 hábitos alimentares que podem piorar as crises de enxaqueca
3. Frutas cítricas
Frutas cítricas em excesso, como o abacaxi e o maracujá, também entram para a lista de alimentos que podem causar a inflamação do organismo, já que contêm substâncias como a tiramina, que podem afetar a vasodilatação.
4. Bebidas alcoólicas
Os diferentes tipos de bebidas alcoólicas disponíveis podem conter particularidades que geram a dor de cabeça. De acordo com Custódio, no caso dos vinhos tintos, o alto teor de tanino é o que provoca a enxaqueca. Já no consumo de cerveja, há a possibilidade de alergia ou resposta inflamatória à cevada e ao lúpulo.
5. Doces
Grande parte dos doces comercializados, como balas, chicletes e pirulitos, são produzidos com açúcar refinado. Esse ingrediente pode incentivar a inflamação do corpo e causar impacto na corrente sanguínea, se tornando forte gatilho para a enxaqueca.
Saiba mais: 5 dicas que irão te ajudar durante uma crise de enxaqueca
6. Alimentos ultraprocessados
Para quem tem predisposição à enxaqueca, é importante evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, biscoitos recheados e macarrão instantâneo. Isso porque, segundo Custódio, o alto teor de sódio e de um ingrediente chamado glutamato nesses tipos de alimentos pode piorar quadros neurológicos, o que gera a dor de cabeça.
7. Alimentos fermentados
Queijos envelhecidos, kombucha ou, até mesmo, alimentos em conserva, como o picles, são considerados gatilhos para a enxaqueca. O motivo é a alta presença de tiramina que, assim como as frutas cítricas, pode influenciar a complicação.
Saiba mais: 5 hábitos que ajudam a evitar enxaqueca